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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0653 - Processos Criativos e Pedagógicos II
Creative and Pedagogical Process II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
-	Conhecer e analisar diferentes abordagens pedagógicas para o ensino das artes cênicas;
-	Experimentar diferentes modalidades de jogo, tais como: jogos teatrais, jogos dramáticos em suas duas acepções, jogos do teatro do oprimido, jogos de improviso e de composição com o espaço e com os demais jogadores;
-	Observar e propor sequências didáticas a partir não somente da escolha e combinação de jogos existentes, mas também da perspectiva da invenção de jogos e procedimentos de criação;
-	Explorar espaços não convencionalmente destinados ao teatro – como os que encontramos nas escolas que não dispõem de um palco – como espaços potentes o suficiente para a composição cênica. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2964799 - Veronica Gonçalves Veloso
 
Programa Resumido
Pesquisa acerca de teorias e procedimentos pedagógicos relacionados com processos de criação teatral, delimitada pelo Campo Poético II.
 
 
 
Programa
1-	Revisão do sistema de jogos teatrais, proposto por Viola Spolin
2-	Aproximação da noção de jogo dramático, discernindo suas origens e acepções distintas.
3-	Jogos para atores e não atores referentes ao Teatro do Oprimido, de Augusto Boal.
4-	Jogos de improvisação e outras modalidades de composição cênica.
5-	Estudo de diferentes termos usuais no campo do ensino e da criação das artes da cena.
6-	Jogo com espaços não convencionais. 
7-	Interface com outras linguagens artísticas para compor a cena teatral contemporânea.
8-	Composição de sequências didáticas ou percursos pedagógicos a serem explorados futuramente. 
9-	Compartilhamento de experiências cênicas em espaços não teatrais.
10-	Avaliação do processo instaurado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Experimentação de jogos distintos, dos jogos teatrais à composição da cena em todo e qualquer edifício. - Leituras e discussão de textos. - Reflexão sobre a instauração do processo de aprendizagem por meio da produção de protocolos. - Proposição de trabalhos em grupo.
Critério
- Presença e participação nos jogos explorados; - Contribuições para o debate sobre a bibliografia; - Produção de protocolos sobre os encontros; - Redação de sequência didática ou percurso pedagógico a ser realizado futuramente; - Atividade dirigida de avaliação.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BULHÕES, Marcos. Encenação em jogo. São Paulo: Hucitec, 2004.
DESGRANGES, Flavio. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017.
KOUDELA, Ingrid e JUNIOR, Simões de A (org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
______. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PUPO, Maria Lúcia. Para Alimentar o Desejo de Teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado – Processo de Criação Artística. São Paulo: Ed. Intermeios, 2011.
VELOSO, Verônica G. “Jogos do Olhar - procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral”. Dissertação  (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
 

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