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Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0655 - Dramaturgia II
Dramaturgy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina Dramaturgia II tem por objetivo promover uma introdução ao estudo da escrita cênica com ênfase na compreensão da relação entre a experimentação em dramaturgia épica atual e as formas clássicas da antiguidade. O curso pretende também discutir experiências históricas e possibilidades do teatro épico-dialético no Brasil. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1939065 - Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
 
Programa Resumido
Estudo teórico-prático das formas fundamentais da dramaturgia moderna, com ênfase na relação entre a cena épica-dialética do século XX e seus modelos clássicos oriundos de diversas tradições cênicas não-dramáticas.  
 
 
 
Programa
1.	A constituição da tradição dramática no Ocidente e a tensão com as formas cênicas da Antiguidade.
2.	Modelos da cena européia pré-burguesa: estudo de formas da cena pública.
3.	A cena elisabetana.
4.	A cena da alienação no Romantismo.
5.	Modelos dramatúrgicos não-ocidentais: formas clássicas do teatro no Japão.
6.	Os debates do teatro épico de vanguarda e a cena de agit-prop.
7.	Teatro épico e teatro dialético.
8.	Formas do teatro épico no Brasil.
9.	Modelos modernistas do teatro político na América Latina e na África. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo
Critério
1. Frequência. 2. Seminários. 3. Entrega de textos teóricos. 4. Entrega de exercícios de escrita dramatúrgica.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1975.
BRECHT, Bertolt. A compra do latão: 1939-1955. Trad. Urs Zuber e Peggy Berndt. Lisboa: Vega, 1999.
 	. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
 	. Estudos sobre teatro. Coletados por Segfried Unseld, trad. Fiama P. Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
GIROU, Sakae Murakami. Kyogen: o teatro cômico do Japão. São Paulo: Massao Ohno Editor, Aliança Cultural Brasil-Japão, 1989.
LADIPO;NOKAN;MENGA PLYA; N´DEBEKA; OYONO-MBIA. Teatro Africano. La Habana: Editorial Arte y Literatura, 1975.
PALLOTTINI, Renata. Introdução à Dramaturgia. São Paulo: Ed. Brasiliense,1984.
ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
 	. O teatro épico. São Paulo, Perspectiva, 1985.
 	. Prismas do teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993.
 	. Texto/Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1969.
      SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Tradução de Alexandra Moreira da   Silva.Porto: Campo das Letras, 2002. 
       
      SUZUKI, Eiko. Nô: teatro clássico japonês. São Paulo: Editora do Escritor, 1977.
 
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio L. de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
       . Tragédia moderna. Trad. Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
 

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