Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0655 - Dramaturgia II
Dramaturgy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
A disciplina Dramaturgia II tem por objetivo promover uma introdução ao estudo das formas fundamentais de escrita cênica no teatro moderno, com especial ênfase na compreensão de modelos dramáticos e formas críticas do drama. Aspectos gerais da relação entre cena e texto serão examinados, com atenção particular aos padrões surgidos a partir da encenação moderna em sua exigência de maior autonomia estética em relação à literatura dramática. O curso pretende também vincular esse debate técnico-poético à experiência de modernização do teatro brasileiro, com base em eleição de autores modelares em consonância com o Campo Poético II definindo para o ano. A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê II, a ser instalado no segundo semestre.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1939065 - Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
 
Programa Resumido
Estudo teórico-prático das formas fundamentais da dramaturgia moderna, com base em modelos surgidos a partir da confluência entre a crise do drama e o surgimento da encenação moderna. O estudo se combina a uma experimentação prática feita a partir de exercícios de escrita teatral em diálogo com o Campo Poético II.
 
 
 
Programa
1. Teoria e prática do drama moderno.
2. Crise dos gêneros e encenação moderna. 
3. Aspectos da dialética dramática. 
4. Influência da tradição clássica no drama moderno.
5. Formas críticas do drama moderno: exercícios com modelos. 
6. Formas do drama moderno no Brasil. 
7. Práticas de dramaturgia em diálogo com o Campo Poético II.
8. Aspectos pedagógicos da Dramaturgia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo
Critério
1. Frequência. 2. Seminários. 3. Entrega de textos teóricos. 4. Entrega de exercícios de escrita dramatúrgica.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1975.
BRECHT, Bertolt. A compra do latão: 1939-1955. Trad. Urs Zuber e Peggy Berndt. Lisboa: Vega, 1999.
 	. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
 	. Estudos sobre teatro. Coletados por Segfried Unseld, trad. Fiama P. Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
GIROU, Sakae Murakami. Kyogen: o teatro cômico do Japão. São Paulo: Massao Ohno Editor, Aliança Cultural Brasil-Japão, 1989.
LADIPO;NOKAN;MENGA PLYA; N´DEBEKA; OYONO-MBIA. Teatro Africano. La Habana: Editorial Arte y Literatura, 1975.
PALLOTTINI, Renata. Introdução à Dramaturgia. São Paulo: Ed. Brasiliense,1984.
ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
 	. O teatro épico. São Paulo, Perspectiva, 1985.
 	. Prismas do teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993.
 	. Texto/Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1969.
      SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Tradução de Alexandra Moreira da   Silva.Porto: Campo das Letras, 2002. 
       
      SUZUKI, Eiko. Nô: teatro clássico japonês. São Paulo: Editora do Escritor, 1977.
 
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio L. de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
       . Tragédia moderna. Trad. Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0655

Clique para consultar o oferecimento para CAC0655

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP