Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0656 - Poéticas de Atuação II
Acting Poetics II

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina Poéticas de Atuação II objetiva estimular no aluno o reconhecimento e a conscientização de seus potenciais criativos no âmbito do corpo, voz e atuação. O autoconhecimento, como fundamento da prática do ator, será o catalisador dos processos criativos em articulação com parâmetros composicionais como tempo, espaço e ação, em seus sentidos mais amplos. Paralelamente a esse enfoque, a disciplina visa desenvolver estudos históricos, teóricos e práticos de atuação, em diálogo conceitual, diacrônico e contextual com o Campo Poético II – escolhido em conjunto com as outras disciplinas do primeiro semestre do Ciclo Básico. Nesse sentido, o Campo Poético II fará a ponte tradutória entre as questões da atuação e a tríade formada pelo Moderno, o Contemporâneo e os Estudos Brasileiros, componentes que estarão sempre presentes nas discussões e processos engendrados durante o semestre. A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê II, a ser instalado no segundo semestre.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8687791 - Andréia Vieira Abdelnur Camargo
536982 - Elisabeth Silva Lopes
 
Programa Resumido
Abordagem teórico-prática voltada para o reconhecimento e a conscientização das potencialidades técnicas e criativas do aluno no âmbito da atuação cênica. Estudos históricos, teóricos e práticos em atuação, circundados pelo constante diálogo com o Campo Poético II.
 
 
 
Programa
1. Reconhecimento e conscientização das relações entre corpo, voz e ação na atuação. 2. Autoconhecimento, cumplicidade e jogo: treinamentos, improvisações e práticas criativas individuais e coletivas. 3. Abordagens práticas, teóricas e historiográficas sobre tempo, espaço e ação na composição cênica do ator. 4. Estudos em História da Atuação, em diálogo com o Campo Poético II. 5. Estudos em Teoria da Atuação, em diálogo com o Campo Poético II. 6. Estudos em Prática da Atuação, em diálogo com o Campo Poético II. 7. Aspectos pedagógicos da Atuação, em diálogo com o Campo Poético II.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Parte da bibliografia compõe a listagem abaixo, considerada básica para alguns dos aspectos da disciplina; a outra parte será definida a partir do Campo Poético II: AZEVEDO, Sônia Machado de. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2002. BARBA, E. & SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Campinas: Hucitec, 1995. BEUTTENMÜLLER, G., LAPORT, N. Expressão Vocal e Expressão Corporal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992. BONFITTO, M. O ator compositor. François Delsarte: da representação à expressão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002, pp. 1-9. BROOK, Peter. O teatro e o seu espaço. Petrópolis: Vozes,1970. DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Percursos Poéticos da Voz. In: Sala Preta nº 7. São Paulo: PPGAC, 2007, p. 9-16. FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Annablume, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa 33.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997. GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. RJ: Civilização Brasileira,l97l. LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978. ICLE, Gilberto. Da Pedagogia do Ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movimento. O Percevejo online, v.1, p 1-9, 2009. LINKLATER, K. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 1976. MARTIN, Jacqueline. Voice in Modern Theater. London: Routledge, 1991. OIDA, Yoshi. O Ator Errante. São Paulo: Beca, 1999. _________. O Ator Invisível. São Paulo: Beca, 2001. RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. São Paulo: Editora Globo, 1989. SETTI, Isabel. O corpo da palavra não é fixo: deixa-se tocar pelo tempo e seus espaços. In: Sala Preta nº 7. São Paulo: PPGAC, 2007, p. 25-31. STANISLAVSKI, C. A preparação do ator. RJ: Civilização Brasileira, l964.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0656

Clique para consultar o oferecimento para CAC0656

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP