Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0658 - Estudos em História das Artes Cênicas II
Studies in The History of Performing Arts II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1. Despertar o interesse pelo estudo histórico das artes da cena no século XX. 
2. Estudar em perspectiva crítica as teorias da modernização artística.
3. Estudar casos exemplares de formação do imaginário cênico moderno no Ocidente e sua irradiação por países periféricos. 
4. Estudar algumas das principais vertentes de pesquisa cênica no século XX.
5. Estudar casos importantes da cena experimental anterior à Segunda Guerra Mundial.
6. Estudar casos importantes da cena experimental entre os anos 1950 e 1990.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
1939065 - Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
 
Programa Resumido
Introdução à reflexão histórica das artes da cena, tendo em vista questões de método e o estudo das principais formas do espetáculo no século XX.
 
 
 
Programa
1.	Estudo da encenação naturalista e simbolista em relação com as formas do espetáculo comercial. 
2.	Transformações na produção do espetáculo: a encenação como “arte nova” e a influência da ópera. 
3.	Aspectos da cena experimental no início do século XX e a relação com as formas populares.
4.	A cena das vanguardas no início do século XX: Construtivismo, Expressionismo e outras formas. 
5.	Aspectos do teatro político.
6.	Teatro épico-dialético.
7.	Teorias poéticas do teatro.
8.	Cenas de vanguarda no pós-guerra europeu.
9.	Transformações na dramaturgia ocidental durante a Guerra-Fria: os movimentos dos teatros independentes na América Latina.
10.	A cena experimental dos anos 1960.
11.	A criação coletiva na América Latina nos anos 1970 e o Teatro do Oprimido.
12.	A cena “pós-dramática” dos anos 1970 e 1980.
13.	Estudos de casos: transformações da cena experimental nos anos 1990.
14.	Estudos de casos: transformações da cena experimental no início do século XXI.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2000.

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo, Ed. Unesp, 1995.

DORT, Bernard. O Teatro e sua realidade. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Trad. Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
___. Prismas do teatro.  São Paulo, Perspectiva, 1993.
___. Teatro moderno.  São Paulo, Perspectiva, 1977.
___. Texto/Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1969. 
___. Texto/Contexto II.  São Paulo, Perspectiva, 1993.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. 1880-1980. Trad. Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
____. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo, Cosac & Naify, 2002. 
___. El teatro de Ibsen a Brecht. Barcelona: Peninsula, 1975.

 

Clique para consultar os requisitos para CAC0658

Clique para consultar o oferecimento para CAC0658

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP