Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0658 - Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas II
Aesthetics, Theory and Criticism of Performing Arts II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
A disciplina Dramaturgia II tem por objetivo promover uma introdução ao estudo das formas fundamentais de escrita cênica no teatro moderno, com especial ênfase na compreensão de modelos dramáticos e formas críticas do drama. Aspectos gerais da relação entre cena e texto serão examinados, com atenção particular aos padrões surgidos a partir da encenação moderna em sua exigência de maior autonomia estética em relação à literatura dramática. O curso pretende também vincular esse debate técnico-poético à experiência de modernização do teatro brasileiro, com base em eleição de autores modelares em consonância com o Campo Poético II definindo para o ano. A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê II, a ser instalado no segundo semestre. Analisar aspectos pedagógicos do estudo teórico-prático em estética, teoria e crítica teatrais, em atendimento às exigências do Conselho Estadual de Educação, na Deliberação 111/2012, revista pela 154/2017 sobre Práticas como Componentes Curriculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
 
Programa Resumido
Delimitada pelo Campo Poético II, abordagem das relações entre a reflexão elaborada por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas e as poéticas definidas pelos próprios artistas no processo de criação de seus trabalhos.
 
 
 
Programa
1. A crise da representação artística no modernismo. 2. Resgates contemporâneos da ideia de representação. 3. A história da representação ou do conceito de mimesis. 4. A filosofia moderna e a noção de estética. 5. Estudo de reflexões elaboradas por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas, no âmbito do Campo Poético II. 6. Estudo de poéticas de artistas no processo de criação de seus trabalhos, no âmbito do Campo Poético II. 7. Estudo das articulações entre as reflexões e as poéticas, no âmbito do Campo Poético II. 8. Aspectos pedagógicos da Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas, no âmbito do Campo Poético II.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Parte da bibliografia compõe a listagem abaixo, considerada básica para alguns dos aspectos da disciplina; a outra parte será definida a partir do Campo Poético II: ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Eudoro de Souza. In Aristóteles II- Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,1979. BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1975. BRECHT, Bertolt. A compra do latão: 1939-1955. Trad. Urs Zuber e Peggy Berndt. Lisboa: Vega, 1999. ___. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. ___. Estudos sobre teatro. Coletados por Segfried Unseld, trad. Fiama P. Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978. CLARK, Barrett H. European Theories of Drama. New York: Crown Publishers,1959. COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. ___. Sinta o drama. Petrópolis: Vozes, 1998. DORT, Bernard. O Teatro e sua realidade. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. HEGEL. Estética. Trad. Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães Editores,1964. PALLOTTINI, Renata. Introdução à Dramaturgia. São Paulo: Ed. Brasiliense,1984. PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005. ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. ___. O teatro épico. São Paulo, Perspectiva, 1985. ___. Prismas do teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993. ___. Texto/Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1969. STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Poética. Trad. de Celeste A. Galeão. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1972. SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001. WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio L. de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. ___. Tragédia moderna. Trad. Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
 

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