Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0658 - Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas II
Aesthetics, Theory and Criticism of Performing Arts II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
1. Despertar no aluno o interesse pelo estudo teórico tendo como pano de fundo tanto a história do Teatro e a história do pensamento sobre o Teatro, como a filosofia e a literatura. 

2. Desenvolver no aluno a habilidade para algumas práticas teóricas fundamentais como técnicas e prontidões que serão necessárias da vida profissional desse artista, pesquisador e pedagogo.

3. Aprender a ler um texto e não organizar a sua resenha simplesmente percorrendo os seus parágrafos, mas isolando seus argumentos hierarquicamente, e conseguindo da análise criteriosa extrair uma síntese e desta, quando possível, uma interpretação crítica.

4. Estimular a capacidade de exercer de forma sistemática a crítica, seja de textos teóricos, dramatúrgicos ou espetaculares.

5. Incentivar a pesquisa, pela curiosidade e o fascínio pelo ato de pesquisar e pelas possibilidades de invenção que ele enseja, isto é, menos pela transmissão de informações históricas ou teóricas, mas pelo seu envolvimento com temas, problemas e projetos.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
1939065 - Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
 
Programa Resumido
Delimitada pelo Campo Poético II, abordagem das relações entre a reflexão elaborada por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas e as poéticas definidas pelos próprios artistas no processo de criação de seus trabalhos.

 
 
 
Programa
1. A crise da representação artística no modernismo.
2. Resgates contemporâneos da ideia de representação.
3. A história da representação ou do conceito de mimesis.
4. A filosofia moderna e a noção de estética.
5. Estudo de reflexões elaboradas por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas, no âmbito do
Campo Poético II.
6. Estudo de poéticas de artistas no processo de criação de seus trabalhos, no âmbito do Campo Poético
II.
7. Estudo das articulações entre as reflexões e as poéticas, no âmbito do Campo Poético II.
8. Aspectos pedagógicos da Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas, no âmbito do Campo Poético II.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2000.

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo, Ed. Unesp, 1995.

DORT, Bernard. O Teatro e sua realidade. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Trad. Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
___. Prismas do teatro.  São Paulo, Perspectiva, 1993.
___. Teatro moderno.  São Paulo, Perspectiva, 1977.
___. Texto/Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1969. 
___. Texto/Contexto II.  São Paulo, Perspectiva, 1993.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. 1880-1980. Trad. Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
____. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo, Cosac & Naify, 2002. 
___. El teatro de Ibsen a Brecht. Barcelona: Peninsula, 1975.

 

Clique para consultar os requisitos para CAC0658

Clique para consultar o oferecimento para CAC0658

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP