Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0658 - Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas II
Aesthetics, Theory and Criticism of Performing Arts II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
A disciplina Dramaturgia II tem por objetivo promover uma introdução ao estudo das formas fundamentais de escrita cênica no
teatro moderno, com especial ênfase na compreensão de modelos dramáticos e formas críticas do drama. Aspectos gerais da
relação entre cena e texto serão examinados, com atenção particular aos padrões surgidos a partir da encenação moderna em
sua exigência de maior autonomia estética em relação à literatura dramática. O curso pretende também vincular esse debate
técnico-poético à experiência de modernização do teatro brasileiro, com base em eleição de autores modelares em consonância
com o Campo Poético II definindo para o ano. A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê II, a ser instalado no
segundo semestre.

Analisar aspectos pedagógicos do estudo teórico-prático em estética, teoria e crítica teatrais, em atendimento às exigências do Conselho Estadual de Educação, na Deliberação 111/2012, revista pela 154/2017 sobre Práticas como Componentes Curriculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
1939065 - Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
 
Programa Resumido
Delimitada pelo Campo Poético II, abordagem das relações entre a reflexão elaborada por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas e as poéticas definidas pelos próprios artistas no processo de criação de seus trabalhos.
 
 
 
Programa
1. A crise da representação artística no modernismo.
2. Resgates contemporâneos da ideia de representação.
3. A história da representação ou do conceito de mimesis.
4. A filosofia moderna e a noção de estética.
5. Estudo de reflexões elaboradas por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas, no âmbito do
Campo Poético II.
6. Estudo de poéticas de artistas no processo de criação de seus trabalhos, no âmbito do Campo Poético
II.
7. Estudo das articulações entre as reflexões e as poéticas, no âmbito do Campo Poético II.
8. Aspectos pedagógicos da Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas, no âmbito do Campo Poético II.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2000.

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo, Ed. Unesp, 1995.

DORT, Bernard. O Teatro e sua realidade. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Trad. Hesíodo Facó. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
___. Prismas do teatro.  São Paulo, Perspectiva, 1993.
___. Teatro moderno.  São Paulo, Perspectiva, 1977.
___. Texto/Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1969. 
___. Texto/Contexto II.  São Paulo, Perspectiva, 1993.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. 1880-1980. Trad. Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
____. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo, Cosac & Naify, 2002. 
___. El teatro de Ibsen a Brecht. Barcelona: Peninsula, 1975.

 

Clique para consultar os requisitos para CAC0658

Clique para consultar o oferecimento para CAC0658

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP