A disciplina Dramaturgia II tem por objetivo promover uma introdução ao estudo das formas fundamentais de escrita cênica no teatro moderno, com especial ênfase na compreensão de modelos dramáticos e formas críticas do drama. Aspectos gerais da relação entre cena e texto serão examinados, com atenção particular aos padrões surgidos a partir da encenação moderna em sua exigência de maior autonomia estética em relação à literatura dramática. O curso pretende também vincular esse debate técnico-poético à experiência de modernização do teatro brasileiro, com base em eleição de autores modelares em consonância com o Campo Poético II definindo para o ano. A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê II, a ser instalado no segundo semestre. Analisar aspectos pedagógicos do estudo teórico-prático em estética, teoria e crítica teatrais, em atendimento às exigências do Conselho Estadual de Educação, na Deliberação 111/2012, revista pela 154/2017 sobre Práticas como Componentes Curriculares.
Delimitada pelo Campo Poético II, abordagem das relações entre a reflexão elaborada por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas e as poéticas definidas pelos próprios artistas no processo de criação de seus trabalhos.
1. A crise da representação artística no modernismo. 2. Resgates contemporâneos da ideia de representação. 3. A história da representação ou do conceito de mimesis. 4. A filosofia moderna e a noção de estética. 5. Estudo de reflexões elaboradas por filósofos, críticos e historiadores das artes cênicas, no âmbito do Campo Poético II. 6. Estudo de poéticas de artistas no processo de criação de seus trabalhos, no âmbito do Campo Poético II. 7. Estudo das articulações entre as reflexões e as poéticas, no âmbito do Campo Poético II. 8. Aspectos pedagógicos da Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas, no âmbito do Campo Poético II.
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