Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0660 - Processos Criativos e Pedagógicos III
Creative and Pedagogical Processes III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 80 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
- Analisar a emergência do campo da ação cultural no âmbito da educação não-formal;
- Examinar e refletir sobre processos de ação cultural envolvendo as artes da cena.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2737990 - Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
2964799 - Veronica Gonçalves Veloso
 
Programa Resumido
O plano de ensino na instituição educativa. Projetos de ação cultural. Atuação em organizações não governamentais. "Contratos"de atuação. O papel do observador. Finalidades do processo teatral. Encaminhamento das sessões de trabalho. O papel do coordenador. Conteúdos e procedimentos. Modalidades de avaliação.
 
 
 
Programa
1-	Educação formal e não formal
2-	O conceito de ação cultural
3-	Trajetória histórica do conceito
4-	Ação cultural segundo Paulo Freire
5-	A continuidade dos processos
6-	A noção de participação 
7-	Ação cultural na contemporaneidade
8-	Políticas públicas no âmbito cultural
9-	Políticas culturais na prefeitura de São Paulo 
10-	Práticas artísticas: natureza e responsabilidade
11-	Avaliação dos processos 
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Leituras e discussão de textos - Aulas expositivas - Observação de ações em campo - Planejamento de ações em campo - Regência de ações em campo - Licenciatura: 80 hs de estágio - Bacharelado: 80 hs de estágio
Critério
- Participação na discussão da bibliografia; - Problematização das observações resultantes do estágio; - Monografia final.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BAUMAN, Zigmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários Liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: UFU, 2011.
CARASSO, Jean-Gabriel. “Ação Cultural, Ação Artística”. In: Revista Sala Preta, São Paulo: USP, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, vol. 12, jun 2012, número 1. P. 18-23.
COELHO, José Teixeira. O que é ação cultural? São Paulo: Brasiliense, 1985.
______________. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 2012.

DESGRANGES, Flavio; LEPIQUE, Maria. Teatro e Vida Pública: o fomento e os coletivos teatrais de São Paulo. SP: Hucitec, 2012.

FAVARETTO, Celso. “Arte Contemporânea e Educação”. In: SILVA, Igor de Almeida e CONSTÂNCIO, Rudimar (org.). Ação cultural: arte, educação e política. Recife: SESC Pernambuco, 2014. P.68-75.
FREIRE, Paulo.Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. Corpos Indisciplinados: ação cultural em tempos de biopolítica. São Paulo: Beca, 2007.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Para Alimentar o Desejo de Teatro. São Paulo: Hucitec, 2015. 
PUPO, Maria Lúcia; VELOSO, Verônica. Ação Cultural e Ação Artística: territórios movediços. Revista Brasileira de Estudos da Presença,vol. 10, nº 2, 2020.
SALA PRETA. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, ECA-USP. “Dossiê Ação Cultural”, vol. 12, nº 1, 2012. 
URFALINO, Phillipe. A Invenção da Política Cultural. São Paulo: Edições SESC, 2015.
VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.
____________________ . Poemas de água. Teatro, ação cultural e formação artística. Curitiba: Appris, 2019.

 

Clique para consultar os requisitos para CAC0660

Clique para consultar o oferecimento para CAC0660

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP