Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0666 - Metodologia do Ensino das Artes Cênicas
Theater Arts Teaching Methodology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Realizar um acompanhamento crítico e avaliação de processos pedagógicos em Teatro desenvolvidos em diferentes instituições. Acompanhar processos de aprendizagem em teatro nos diferentes níveis de ensino à luz das diretrizes curriculares vigentes assim como na esfera da ação cultural, mediante combinação entre observação sistemática e situações pontuais de regência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2737990 - Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
 
Programa Resumido
O plano de ensino e o plano de aula. Objetivos Gerais. Objetivos específicos. Métodos e estratégias. O processo de avaliação. Sistemática para o registro do processo educacional.
 
 
 
Programa
1. O plano de ensino e o plano de aula
2. Objetivos Gerais
3. Objetivos específicos
4. Métodos e estratégias
5. O processo de avaliação
6. Sistemática para o registro do processo educacional
7. Diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais
8. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
9. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental
10. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Organização do plano de estágio 2.Elaboração de instrumentos de avaliação a serem utilizados
Critério
Reflexão sobre as situações observadas, à luz de bibliografia
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito,referente ao programa desenvolvido.
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Raquel L. L. (org.). Formação de Educadores. Artes e Técnicas. Ciências e
Políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Arte / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo:
SEE, 2008.
Parâmetros Curriculares Nacionais de 1º a 4º série. Brasilia: MEC, 1997
Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto ciclo do Ensino Fundamental.
Brasilia: MEC/ SEF.1998.
Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.
Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília MEC/SEF. 1998.


 

Clique para consultar os requisitos para CAC0666

Clique para consultar o oferecimento para CAC0666

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP