Tomar conhecimento da arte do ator japonês clássico - dos teatros Nô (drama) e Kyogen (comédia) do séc. XIV e suas influências na cena contemporânea.
Os teatros Nô e Kyogen, ambos manifestações cênicas do século XIV no Japão são examinados à luz do trabalho do ator-bailarino-cantor. As influências no pensar e fazer de dramaturgos e artistas do século XX e XXI: Brecht, Bob Wilson, A.Mnouchkine, Wooster Group.
Oriente e o sedimento de artes prerrogativas / Conceitos e Princípios da filosofia Nogaku / Cultura japonesa e o elogio da sombra / Tempo-Espaço / O intérprete da cena clássica / Treinamento / Famílias artísticas / Jo-ha-kyu / Canto-Dança-Atuação / Graus de excelência na arte / O Artista-pedagogo / Análise e exercício cênico de peças do repertório Nô-Kyogen
BARBA, Eugenio. Canoa de Papel. Hucitec, 1994. GIROUX, Sakae M. Zeami: Cena e Pensamento Nô. Perspectiva, 1991. JORTNER, David, McDONALD, Kieko. Modern Japanese Theatre and Performance. Lexington Books. Maryland, 2006. KOMPARU, Kunio. The Noh Theater - Principles and Perspectives. Weatherhill/Tankosha, New York, 1983. OIDA, Yoshi. O Ator Invisível. Beca, São Paulo, 2001. PRONKO, Leonard C. Teatro: Leste & Oeste. Perspectiva, 1986. SAVARESE, Nicola. El Teatro mas alla del mar. Col. escenología, México, 1992. ZEAMI, Motokiyo. Fushikaden. Editorial Trotta, Madrid, 1999. ZEAMI, Motokiyo. La Tradición Secreta del Nô. Col. Escenología, México, 1999. Completam o material bibliográfico, filmes, artigos e peças.