Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0668 - Estudos em Atuação: Corporalidades e Vocalidades
Acting Studies: Corporeality and Vocality

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina intenta:
1- traçar um aprofundamento no campo da atuação cênica com base em diferentes pressupostos teórico-práticos mediados pela ideia de corpo e voz em ação; 
2- propor jogos, exercícios, investigações e leituras voltados para a prática integrada entre movimento e voz na cena; 
3- proporcionar um ambiente de exploração e criação individual e coletiva; 
4-fomentar exercícios de composição balizados pelas interações entre movimento, voz, gesto e palavra.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8687791 - Andréia Vieira Abdelnur Camargo
 
Programa Resumido
A disciplina será um campo de estudos para o(a) artista da cena interessado(a) em desenvolver seus potenciais corporais e vocais numa dimensão compositiva. A partir de investigações somáticas, sonoras e de criação, o(a) aluno(a) poderá criar propulsões coreográficas e cênicas mediando pulsações de movimento, gesto, voz e palavra.
 
 
 
Programa
1. Percepções do movimento: reconhecimento da estrutura óssea; espaço e volume corporal.
2. Percepções vocais: respiração, fonte e ressonância.
3. Ações da respiração.
4. Pulso, andamento e ritmo.
5. Explorações fonatórias.
6. Ressonâncias e articulação. 
7. Conexões entre movimento e voz.
8. Conexões entre gesto e palavra.
9. Palavra cantada.
10. Palavra falada.
11. Subtexto.
12. Subpartitura.
13. Composições e improvisações individuais e coletivas a partir das relações entre movimento e voz.
14. Composições e improvisações individuais e coletivas a partir das relações entre gesto e palavra.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é prática e teórica, buscando-se constantemente as conexões destes dois campos. O aspecto técnico se articula ao poético, em abordagem dirigida do coletivo para o individual, que elege o jogo e a improvisação como estratégias. Os(as) alunos(as) são estimulados(as) a preparar seminários e a realizar pesquisas de campo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
BARBA, Eugenio. Um amuleto feito de memória. In: Revista do Lume, n. 1, Campinas (SP), 1998.
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Le Corps et la Voix. Théâtre-Public, 142/143. Paris: Théâtre de Gennevilliers, 1998.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição: Annablume, 2006. 
GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Trad. Marina Tenório e Diego Moschovich. São Paulo: 34, 2016.
LINKLATER, Kristin. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 2006.
______. Freeing Shakespeare's Voice: The Actor's Guide to Talking the Text. New York: Theatre Communications Group, 1992. 
NHUR, Andréia. Voz em movimento: um estudo de metaperspectiva sonoromotora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia. Revista Voz e Cena - Brasília, 94-113, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0668

Clique para consultar o oferecimento para CAC0668

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP