Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0668 - Estudos de atuação: corpovocalidades poéticas
Performance studies: poetic bodyvocalities

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina intenta traçar estudos de atuação cênica com base na ideia de corpovocalidade poética, ou seja, produção vocal calcada na presença e na experiência corporal. Nesse contexto, a voz é percebida como emergência das interações entre corpo-ambiente e não como produto do pensamento. Por meio de investigações somáticas, sonoras e compositivas, vislumbra-se conduzir o(a) aluno(a) a criar propulsões coreográficas e dramatúrgicas a partir de movimento, gesto, voz e palavra.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8687791 - Andréia Vieira Abdelnur Camargo
 
Programa Resumido
A disciplina será um campo de estudos para o(a) artista da cena interessado(a) em desenvolver seus potenciais corporais e vocais numa dimensão compositiva. A partir de investigações somáticas, sonoras e de criação, o(a) aluno(a) poderá criar propulsões coreográficas e dramatúrgicas mediando pulsações de movimento, gesto, voz e palavra.
 
 
 
Programa
Reconhecimento da estrutura óssea. Tônus muscular. Espaço e volume corporal. Pulso, andamento e ritmo. Ações da respiração. Ressonâncias. Afinação do corpo e da voz. Coreografia Sonora. Ampliação vocal. Enunciação da palavra poética. Relação entre corpo, voz, gesto e palavra. Composições e improvisações. Pretexto, texto e partitura corpovocal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é prática e teórica, buscando-se constantemente as conexões destes dois campos. O aspecto técnico se articula ao poético, em abordagem dirigida do coletivo para o individual, que elege o jogo e a improvisação como estratégias. Os(as) alunos(as) são estimulados(as) a preparar seminários e a realizar pesquisas de campo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
BEUTTENMÜLLER, G., LAPORT, N. Expressão Vocal e Expressão Corporal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992. CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o Movimento. vol I e II. São Paulo: Manole, 1991. CALAIS-GERMAIN, Blandine. Le Corps et la Voix. Théâtre-Public, 142/143. Paris: Théâtre de Gennevilliers, 1998. CAMARGO, Andréia (Nhur). Reflexões sobre a pesquisa corpovocal na experiência teatral do Grupo Katharsis. Anais do IX Congresso da ABRACE, Uberlândia, 2016, 3781-3803. LINKLATER, K. Freeing Shakespeare's Voice: The Actor's Guide to Talking the Text. New York: Theatre Communications Group, 1992. ______. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 1976. GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997. GREINER, Christine. O Corpo: pista para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. JONHSON, Mark. The Meaning of the Body: Aesthetics of Human Understanding. University Of Chicago Press, 2007. MARTINS, J. B. Dal Farra (org.): DOSSIÊ VOZ. In: SALA PRETA n.7. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP), 2007. WISNIK, J. M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. A “literatura” medieval. Trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0668

Clique para consultar o oferecimento para CAC0668

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP