Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0668 - Estudos de atuação: corpovocalidades poéticas
Performance studies: poetic bodyvocalities

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
A disciplina intenta traçar estudos de atuação cênica com base na ideia de corpovocalidade poética, ou seja, produção vocal calcada na presença e na experiência corporal. Nesse contexto, a voz é percebida como emergência das interações entre corpo-ambiente e não como produto do pensamento. Por meio de investigações somáticas, sonoras e compositivas, vislumbra-se conduzir o(a) aluno(a) a criar propulsões coreográficas e dramatúrgicas a partir de movimento, gesto, voz e palavra.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8687791 - Andréia Vieira Abdelnur Camargo
 
Programa Resumido
A disciplina será um campo de estudos para o(a) artista da cena interessado(a) em desenvolver seus potenciais corporais e vocais numa dimensão compositiva. A partir de investigações somáticas, sonoras e de criação, o(a) aluno(a) poderá criar propulsões coreográficas e dramatúrgicas mediando pulsações de movimento, gesto, voz e palavra.
 
 
 
Programa
Reconhecimento da estrutura óssea. 
Tônus muscular. 
Espaço e volume corporal. 
Pulso, andamento e ritmo. 
Ações da respiração. 
Ressonâncias. 
Afinação do corpo e da voz.
Coreografia Sonora.
Ampliação vocal.
Enunciação da palavra poética.
Relação entre corpo, voz, gesto e palavra.
Composições e improvisações.
Pretexto, texto e partitura corpovocal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é prática e teórica, buscando-se constantemente as conexões destes dois campos. O aspecto técnico se articula ao poético, em abordagem dirigida do coletivo para o individual, que elege o jogo e a improvisação como estratégias. Os(as) alunos(as) são estimulados(as) a preparar seminários e a realizar pesquisas de campo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
BARBA, Eugenio. Um amuleto feito de memória. In: Revista do Lume, n. 1, Campinas (SP), 1998.
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Le Corps et la Voix. Théâtre-Public, 142/143. Paris: Théâtre de Gennevilliers, 1998.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição: Annablume, 2006. 
GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Trad. Marina Tenório e Diego Moschovich. São Paulo: 34, 2016.
LINKLATER, Kristin. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 2006.
______. Freeing Shakespeare's Voice: The Actor's Guide to Talking the Text. New York: Theatre Communications Group, 1992. 
NHUR, Andréia. Voz em movimento: um estudo de metaperspectiva sonoromotora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia. Revista Voz e Cena - Brasília, 94-113, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0668

Clique para consultar o oferecimento para CAC0668

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP