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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0670 - Performance, Gênero & Artivismo: Política e sexualidade na cena contemporânea
Performance, Gender & Artivism: Politics and sexuality in contemporary arts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina propõe um estudo transdisciplinar da performance como dispositivo de questionamento das identidades de gênero e construções relacionados à sexualidade e como instrumento de mobilização política (artivismo). Vincula a produção acadêmica com a artística, possibilitando o desenvolvimento da reflexão crítica sobre arte, política e sexualidade e a criação artística dos alunos participantes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
2157301 - Marcelo Denny de Toledo Leite
2532442 - Marcos Aurélio Bulhões Martins
 
Programa Resumido
O programa divide-se em três unidades distantes. A primeira unidade trata da revisão dos trabalhos mais atualizados sobre performance, gênero e artivismo, fornecendo subsídios teóricos e artísticos para que os/as participantes reflitam criticamente sobre esses temas. A segunda unidade trata da cena contemporânea e consiste na análise de produções artísticas relacionadas aos objetivos da disciplina. A terceira unidade é dedicada à produção artística dos participantes.
 
 
 
Programa
Unidade I – Perspectivas transdisciplinares sobre performance, gênero e artivismo • As perspectivas do corpo e dos gêneros na contemporaneidade: Teoria Queer, Teoria King Kong, Manifesto Ciborgue e Manifesto Contrassexual • O arquivo e o repertório: a performance como leitura da contemporaneidade • Performance e sexualidade: a performance queer e feminista na cena contemporânea • Performance e manifestação política: artivismo e dispositivos disparadores do pensamento crítico e das formas de mobilização Unidade II – Gênero e artivismo na cena contemporânea • Corpo e esfera pública: as coralidades performativas • Utopias contemporâneas • Performance, tecnologia e espaço • Urbanidade, cosmopolitismo e performance Unidade III – Expressão em performance e artivismo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Ensaio crítico e produção artística. Aulas expositivas Seminários temáticos Análise de produções artísticas e processos criativos Orientação para a produção artística discente
Critério
Frequência Presença Desempenho Cooperação Realização de tarefas
Norma de Recuperação
Definida de acordo com desempenho discente ao longo do semestre.
 
Bibliografia
     
AUSLANDER, Philip. From acting to performance. Londres, Routledge,1997. BENEDETTI, Marcos. “Aventuras antropológicas pelo universo trans”. Toda feita. O corpo e o gênero das travestis. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. BUTLER, Judith. “Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo”. In: LOURO, Guarcia Lopes (org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001, pp. 151-172. BUTLER, Judith. “Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do pós-modernismo”. Cadernos Pagu, n. 11, pp. 11-42, 1998. BUTLER, Judith. Problemas de Gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo. Crítica da violência ética. Rio de Janeiro: Autêntica, 2015. COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo, Perspectiva, 1995. COLLING, Leandro; SANTOS, Matheus Araújo. "O corpo intersex e a politização do abjeto em XXY". Intertexto. Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 25, 2011, pp. 234-250. DELEUZE, Gilles. Sacher-Masoch. O frio e o cruel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. DELEUZE, Gilles; GUATTARRI, Félix. “Como criar para si um corpo sem órgãos”. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol 3. São Paulo: Editora 34, 1996. HARAWAY, Donna. “Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX”. In: SILVA, Tomaz T. (org). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Ed. Autêntica, Belo Horizonte, 2000. MONTAIGNE, Michel Eyquem de. Ensaios. Tradução de Sergio Milliet, 2a .ed. Brasília: UnB; Hucitec, 1987. MORENO, Newton. A Máscara Alegre Contribuições da Cena Gay para o Teatro Paulista. Sala Preta (USP), v. 2, p. 36-50, 2002. SCHECHNER, Richard. Performance studies. An Introduction. Londres e Nova York, Routledge, 2003. SCHECHNER, Richard. Performance Theory. Nova York e Londres, Routledge,1988. SCOTT, Joan. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação e Realidade. pp. 71-99, jul./dez., 1995. TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2016.
 

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