O referido curso trata-se de uma reflexão teórico prática sobre novos conceitos de cenografia e outras visualidades possíveis que possam criar espaços de ampliação e de instauração poética, politica e estética junto a espaços urbanos e outros espaços inusitados nas artes cênicas contemporâneas; teatro, dança, intervenções urbanas, performance etc . Objetiva-se dar um panorama o desenvolvimento das visualidades cênicas e plásticas do século XX aos dias de hoje, com ênfase nos novos aspectos visuais nas áreas de cruzamento entre a encenação, performance, body art, cenografia, artivismo, instalações, instalações tecnológicas, dança urbana etc.
Um estudo que se apoia em três pilares de estudo: Espaço; 1-Novas Espacialidades, Tecnologia: 2-Imagens tecnológicas e Corpo e cidade; 3-Performatividades do corpo urbano. Visa contribuir com estudos nas áreas de arquitetura artes visuais, direção de arte cinematográfica e cenografia, performance, cidade bem como outros campos correlatos das artes cênicas e outras.
Pretende analisar aspectos de cruzamento e hibridismo de linguagens artísticas em encontro com espaços inusitados, espaços urbanos, espaços com densidade geopolítica, seus processos de criação e suas resultantes estéticas. A partir de bases conceituais, teóricas e diversos artistas e, grupos e coletivos (nacionais e estrangeiros). Explorando três formas de expressividade visual : Espaço, Imagem e Corpo. 1. Arte e hibridismo contemporâneo 2. Arte expandida e novos campos poéticos 3. Performance e performatividade na cena atual 4. Artes cênicas e novos espaços. 5. Performance urbana 6. O corpo e a cidade 7. Artivismo e a cidade 8. Tecnologia digital para novas visualidades no território cênico e performativo 9. Coletivos digitais 10. Ocupações artísticas 11. A arte relacional 12. Coralidades performativas 13. Construções de novas espacialidades do corpo e no corpo. 14. Espaços digitais- a cidade recriada através de intervenções digitais – coletivos e artistas do vídeo mapping e além. 15. A instalação.
1. Breve retrospectiva da cenografia ocidental. CYRO,Del Nero, Máquina para os Deuses, Editora SENAC, Edições SESC SP, São Paulo,2009. 2. Problemas da Cenografia Contemporânea e algumas questões estéticas. AGAMBEN, Giorgio, O que é o contemporâneo e outros ensaios, Editora Argos, Chapecó, SC, 2009. DONDIS, Donis A.- Sintaxe da linguagem Visual, Martins Fontes, São Paulo, 1997. Interartes, organizadores; Vera Casa Nova, Marcia Arbex, Marcio Venicio Brabosa, Editora EFMG, Belo Horizonte, 2001. 3. Contribuições das “Segundas Vanguardas” para a cenografia “ A Performance como Linguagem-Criação de um tempo –Espaço de experimentação”” Renato Cohen, Editora Perspectiva, SP-2002. “A Arte da performance” –Jorge Glusberg, Editora perspectiva-SP-2003. “O que é Contemporâneo? E outros artigos” –Giorgio Agamben, Editora Argos-Sc-2009. “A Arte da performance-Do futurismo ao presente”-Roselee Goldberg-Martins Fontes-SP-2006.” Arte Conceitual”- Cristina Freire-Jorge Zahar Editor-RJ-2006. 4. A Instalation Art e a Cenografia. Leitura das Apostilas : “Da instalação à cenografia” de João Mendes Ribeiro “O Espaço performático” de Ines Linke. Installation art, Gingko Press Inc . Berkely, CA, USA, 2010 “Teoria da vanguarda” –Peter Burger-Cosac & Naify-SP-2008. Dissertação de 5. A Cenografia Expandida: Diálogos com a cidade. ELIASSON, Olafur, Seu corpo da obra, Editora SESC, 2011, São Paulo. WISNICK, Guilherme, Estado critico `A deriva nas cidades, Publifolha, 2009, São Paulo. 6. A Cenografia Digital: Uso de imagens tecnológicas em cena. BAUGH, Christopher. Theatre, Performance and Technology, New York, Palgrave, 2005. BERGHAUS, Gunter. Avant-garde performance-Live events and electronic technologies, London, Palgrave, 2005. CHAPPLE Freda,Intermediality in Theatre and Performance, New York, Rodopi, 2006. COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo. Editora Perspectiva. 1989. _________. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo, Editora Perspectiva, 2004. DIXON, Steve. Digital Performance, A history of new media in theater, dance, performance art, and installation, London, The MIT Press, 2007. DOMINGUES, Diana (org) Arte e vida no século XXI, Tecnologia, ciência e criatividade, São Paulo, Editora UNESP, 2003.