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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0672 - Corpo-oralidades e mascaramentos nas culturas populares do Brasil
Orality, body and masking in the popular cultures of Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Desenvolver estudos de movimento, ritmo e vocalidade a partir de práticas culturais populares. Promover ateliês de confecção de máscaras e indumentárias. Realizar jogos e improvisações com base em manifestações populares do Brasil. Realizar estudos teóricos sobre hibridação, mestiçagem e contextos histórico-culturais das manifestações abordadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8687791 - Andréia Vieira Abdelnur Camargo
2104013 - Felisberto Sabino da Costa
 
Programa Resumido
A disciplina reúne estudos práticos de dança, canto, ritmo, confecção de máscaras e indumentárias presentes em algumas manifestações tradicionais brasileiras. Com enfoque na construção de corpo-oralidades e mascaramentos não-etnocêntricos, propõe-se identificar vocabulários corporais e vocais recorrentes em folguedos de formação cultural mestiça.
 
 
 
Programa
- Corpo-metáforas e anatomias simbólicas em manifestações populares. - Práticas rítmicas e vocais a partir de toadas, brincadeiras e folguedos de algumas manifestações brasileiras. - Laboratórios de confecção de máscaras e indumentárias. - Jogo e máscara nas tradições populares. - Investigação teórico-prática sobre as manifestações abordadas. - Leituras e debates sobre hibridação e mestiçagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O trajeto parte de experiências práticas balizadas por discussões teóricas, a fim de abraçar poeticamente a diversidade de abordagens no campo das culturas populares. A relação individual será sempre mediada pela atuação coletiva.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
COSTA, F.S. Sob o Signo de Janus: Dramaturgia, objeto e corpo. A presença da máscara no Bumba-meu-boi, no Cavalo Marinho e outros aportes da contemporaneidade. São Paulo: Annablume, 2015. GRUZINSKI, Serge. O Pensamento Mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. Tradução de Rosa Freire D’Aguiar. KLINTOWITZ, Jacob. Máscaras Brasileiras. São Paulo: Projeto Cultural Rhodia, 1986. LIGIÉRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. LODY, R. Cazumbá: Máscara e Drama no Boi do Maranhão. Rio de Janeiro: FUNARTE/CNFCP, 1999. MAZILLO, Maria; PACHECO, Gustavo e BITTER, Daniel. Caretas de Cazumba. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caboré, 2005. MONTEIRO, Marianna F.M. Dança Popular: espetáculo e devoção. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011. MUNLY, John W. & MCARTHY, Cara. Masks. Faces of Culture. New York: Harry W. Abrams Inc. Publishers, 1999. MURPHY, John Patrick. Cavalo marinho pernambucano. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. RODRIGUES, Graziela E.F. Bailarino, pesquisador, intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997. SAURA, Soraia. Planeta de boieiros: culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do bumba-meu-boi. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008 (Tese de doutorado). TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução: Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. 430p.
 

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