Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0675 - (Des) Construção de traje de cena e cenografia 101
(De) Construction of costumes and set design 101

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Discutir o traje de cena contemporâneo a partir dos rituais populares, entre eles as danças dramáticas e os folguedos populares. Estudar métodos construtivos do traje de cena, exercitando na teoria e na prática construções simples de alta utilização para o aluno no seu dia-a-dia teatral. Trabalhar exercícios práticos de alteração de superfícies vestíveis, têxteis ou não, e alteração de trajes já prontos, ressignificando-os.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1152930 - Fausto Roberto Poço Viana
 
Programa Resumido
O traje de cena popular – origens e trajetórias A árvore do traje – o traje de folguedo rumo ao traje de cena Modos de produção “mortos” - O Teatro Brasileiro de Comédia Alterações poéticas de superfícies e roupas para traje de cena Breve histórico do traje de cena e cenografia mundial
 
 
 
Programa
1-O traje de cena popular – origens e trajetórias. Onde e em que circunstâncias surge o traje das manifestações populares e o traje teatral? Qual o aspecto e a trajetória de alguns destes trajes teatrais que ainda hoje permanecem fortemente codificados? 2- A árvore do traje – o traje de folguedo rumo ao traje de cena- discussão sobre esta teoria, desenvolvida pelo docente da disciplina, de que o traje nasce do popular, é estudado, se desenvolve e renova as manifestações populares. 3- Aprendizado e costura das peças básicas do guarda-roupa popular: camisa, calça e saia. 4- Alterações poéticas de superfícies e roupas para traje de cena. A partir das peças construídas pelos alunos, alterar estas peças e suas superfícies através de exercícios específicos mecânicos de envelhecimento, desgaste; exercícios poéticos de intervenção, como o bordado, a pintura, a colagem e o transfer. A impressão digital. 5- Alteração de trajes prontos, revelando estruturas, propondo alterações, revelando interiores e misturando peças. 6- Modos de produção “mortos” - O Teatro Brasileiro de Comédia. Exercício de construção e trajes históricos em algodão e sua posterior reprodução em tecidos nobres- ou ressignificados, no caso desta disciplina. 7-Breve histórico do traje de cena e cenografia mundial. A cada aula, breves apontamentos históricos ligados ao tema do dia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Nota de prova e /ou trabalho: prova, ou artigo escrito, ou trabalho escrito ou especial, ou combinação desses itens, de acordo com o combinado com a turma no primeiro dia de aula. Nota de classe avalia a participação, frequência, interesse e pontualidade na disciplina.
Critério
Nota de prova somada à nota de classe, dividida por dois resulta na média final.
Norma de Recuperação
Trabalho programado, de acordo com um dos temas da disciplina.
 
Bibliografia
     
VIANA, Fausto. O Figurino Gerado Através do Trabalho do Ator. Dissertação de Mestrado, ECA-USP: 2000. ____________. O figurino teatral e as renovações do século XX. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2010. VIANA, F. R. P.(Org.); MOURA, Carolina Bassi de (Org.). Traje de cena, traje de folguedo. São Paulo; Estação das Letras e Cores, 2014. VIANA, F. R. P.(Org.); MUNIZ, Rosane (Org.) Diário de pesquisadores: traje de cena. São Paulo; Estação das Letras e Cores, 2012. WILLIAMS, David. Collaborative Theatre-The Théâtre du Soleil Sourcebook. Londres: Routledge,1999.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0675

Clique para consultar o oferecimento para CAC0675

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP