Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0676 - (Des) Construção de traje de cena e cenografia 102
(De) Construction of costumes and set design 102

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Traçar amplo panorama da inserção do traje de cena e cenografia nas artes cênicas contemporâneas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1152930 - Fausto Roberto Poço Viana
 
Programa Resumido
A cena queer É da Disney, sim, e daí? Cenografia e trajes digitais e teatro infantil Trajes para serem habitados Trajes de performance e a cena contemporânea Espaços cênicos alternativos Breve histórico do traje de cena e cenografia brasileiros
 
 
 
Programa
1- Breve histórico do traje de cena e cenografia brasileiros A cada aula, breves apontamentos históricos ligados ao tema do dia. 2- A cena queer. A importância e o alcance da participação queer nas artes cênicas, com exemplos do teatro, cinema, perfoemance, etc. 3- É da Disney, sim, e daí? Cenografia e trajes digitais e teatro infantil. Análise da trajetória dos trajes criados pela maior empresa de animação do mundo, a Disney, analisando a movimentação dos trajes em filmes específicos escolhidos para esta disciplina, com foco principal nos trajes e sua movimentação digital. 4- Apresentação de companhias e espaços cênicos alternativos brasileiros e de outros países. 5- Trajes para serem habitados. Exercícios práticos de criação e rajes com temática a ser definida pelo aluno para ser explorado por pessoas que não necessariamente sejam artistas ou performers, possibilitando ao ser humano “comum” a experiência de performar. 6- Aprsentação dos trajes de performance e a cena contemporânea :Abel Azcona , Marina Abramovic e outros.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Nota de prova e /ou trabalho(s) prático (s): prova, ou artigo escrito, ou trabalho escrito ou especial, ou combinação desses itens, de acordo com o combinado com a turma no primeiro dia de aula. Nota de classe avalia a participação, frequência, interesse e pontualidade na disciplina.
Critério
Nota de prova somada à nota de classe, dividida por dois resulta na média final.
Norma de Recuperação
Trabalho programado, de acordo com um dos temas da disciplina.
 
Bibliografia
     
BARBIERI, Donatella. Costume in performance- materiality, culture and the body; Londres: Bloomsbury, 2017. VIANA, Fausto. O Figurino Gerado Através do Trabalho do Ator. Dissertação de Mestrado, ECA-USP: 2000. ____________. O figurino teatral e as renovações do século XX. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2010. VIANA, F. R. P.(Org.); MOURA, Carolina Bassi de (Org.). Traje de cena, traje de folguedo. São Paulo; Estação das Letras e Cores, 2014. VIANA, F. R. P.(Org.); MUNIZ, Rosane (Org.) Diário de pesquisadores: traje de cena. São Paulo; Estação das Letras e Cores, 2012. WILLIAMS, David. Collaborative Theatre-The Théâtre du Soleil Sourcebook. Londres: Routledge,1999.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0676

Clique para consultar o oferecimento para CAC0676

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP