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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0676 - Traje de Cena e Cenografia II
Costume and set design II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Traçar amplo panorama da inserção do traje de cena e cenografia nas artes cênicas contemporâneas.  Estudar métodos construtivos do traje de cena. 

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1152930 - Fausto Roberto Poço Viana
 
Programa Resumido
O traje de cena e cenografias dos séculos 19, 20 e 21, a partir de Antoine e do Duque de Saxe-Meiningen, passando por teatro, dança, balé, ópera, desenhos  animados e performance, no Brasil e no mundo. 

 
 
 
Programa
1-	 Breve revisão dos temas abordados em Traje de cena e cenografia I.
2-	O Duque de Saxe-Meiningen e Antoine: cenografias e figurinos. 
3-	Konstantin Stanislavki e o Teatro de Arte de Moscou. 
4-	 Adolphe Appia e Gordon Craig.
5-	 Antonin Artaud e Bertolt Brecht. 
6-	Max Reinhardt.
7-	O Théâtre du Soleil e Ariane Mnouchkine. 
8-	A ópera, o balé e o circo.
9-	Exemplos de traje e o espaço da performance no Brasil.
10-	Exemplos de traje e o espaço da performance no mundo.
11-	A cena queer.
12-	É da Disney, sim, e daí? Cenografia, trajes digitais e teatro infantil.
13-	Trajes para serem habitados. Exercícios práticos de criação e trajes com temática a ser definida pelo aluno para ser explorado por pessoas que não necessariamente sejam artistas ou performers, possibilitando ao ser humano “comum” a experiência de performar
14-	 Proposta para criação de trajes para um espetáculo proposto pelo aluno ou pelo grupo de alunos.  Como se concebe o projeto? Como entregar e apresentar o projeto de trajes?A avaliação do processo de criação.  
15-	 Avaliação final.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Nota de prova e /ou trabalho(s) prático (s): prova, ou artigo escrito, ou trabalho escrito ou especial, ou combinação desses itens, de acordo com o combinado com a turma no primeiro dia de aula. Nota de classe avalia a participação, frequência, interesse e pontualidade na disciplina.
Critério
Nota de prova somada à nota de classe, dividida por dois resulta na média final.
Norma de Recuperação
Trabalho programado, de acordo com um dos temas da disciplina.
 
Bibliografia
     
ANDERSON, Barbara & Cletus. Costume Design. Orlando: Harcourt Brace College Publishers, 1999.

BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo: HUCITEC, 1995.

BARBIERI, Donatella. Costume in performance: materiality, culture and the body. Londres: Bloomsbury, 2017. 

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. 

BOUCHER, François. 20.000 Years of Fashion. New York: Abrams, 1987.

ESCOREL, Silvia. Vestir poder e poder vestir: o tecido social e a trama cultural nas imagens do traje negro (Rio De Janeiro, Século XVIII). 2000. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Social, Instituto e Filosofia e Ciências Sociais (CFCH), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/2954?mode=full. Acesso em: 20 out. 2022.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

POLLINI, Denise Braga. Eurípides : a cenografia e os mecanismos cênicos do século V a.C. ECA-USP- Dissertação de mestrado, 2004.

RANGACHARYA, Adya. The Natyasastra. New Delhi: Mubshiram Manoharlal Publishers Pvt., Ltd, 1996. 

RATTO, Gianni. Antitratado de Cenografia. São Paulo:Ed. SENAC, 1999.

SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e umbanda: caminhos da devoção brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2005. 

VIANA, F. R. P.(Org.); BASSI, Carolina (Org.); Traje de cena, traje de folguedo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. 

VIANA, F. R. P. ; CAMPELLO NETO, A.H.C. . Introdução histórica sobre cenografia. 1. ed. São Paulo: Fausto Viana, 2010.

VIANA, F. R. P.(Org.); MUNIZ, Rosane (Org.) Diário de pesquisadores: traje de cena. São Paulo; Estação das Letras e Cores, 2012.

Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais : volumes de 1 a 8, disponíveis para download no Portal de Livros Abertos da USP. Link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br

Revista Urdimento: v. 2 n. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102382020
 

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