Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0679 - O drama platônico e a tragédia aristotélica: estudo da teatralidade na Grécia antiga
Platonic Drama and Aristotelian Tragedy: The study of ancient Greek Theatricality

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Estudos recentes apontam para uma leitura dos diálogos como proto-dramas e para a tragédia na perspectiva de Aristóteles como um fenômeno fundamentalmente musical. O curso pretende oferecer aos alunos a oportunidade de uma investigação vertical em textos fundadores de uma teoria do teatro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
 
Programa Resumido
Pensar e estudar o drama e o teatro na Grécia dos séculos V e por meio de alguns diálogos de Platão ( Republica, Fedro e Gorgias) e da Poética de Aristóteles. Panorama da Cultura Grega com foco na filosofia de Platão, especialmente sua teoria da mímesis, bem como seu desdobramento em Aristóteles e nos períodos da Renascença, Neoclassicismo, Iluminismo e Modernidade.
 
 
 
Programa
1. A Cultura grega arcaica: o tempo dos heróis. 2. Ilíada e Odisseia: as sagas homéricas como base da cultura ocidental 3. A filosofia pré-socrática 4. Sócrates e os sofistas 5. Platão os diálogos socráticos 6. O Fedro de Platão: a exposição de método dialético 7. O Fedro de Platão: o elogio do amor e do saber filosófico 8. A República de Platão e a Paideia grega 9. A República de Platão e a crítica da mimesis 10. A Poética de Aristóteles e o elogio da mimesis 11. A Poética de Aristóteles no Renascimento e no Neoclassicismo 12. A Poética de Aristóteles e o Discurso da Poesia Dramática de Diderot 13. A Poética de Aristóteles e a filosofia analítica contemporânea 14. A Poética de Aristóteles e o Teatro Musical 15. A leitura de Platão como inventor do drama
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas Seminários
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
Aristóteles, Poética, trad. Eudoro de Souza., Lisboa, Ed. Casa da Moeda, 2000. _________, Poética, São Paulo, Ed. 34, 2015 Platão, Fedro, trad. MCLGReis, Snao Paulo, Companhia das Letras, 2016, ______,República, Tradução Carlos Alberto Nunes, Belem, Editota da UFPA, 2012, Disciplina (optativa eletiva): O drama platônico e a tragedia aristotelica: estudo da teatralidade na Grécia antiga.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0679

Clique para consultar o oferecimento para CAC0679

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP