Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0680 - Práticas da Cena
Stage Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1. Desenvolver experimentos criativos no espaço, pautados na ideia de uma prontidão cênica a partir do que chamamos de escuta do corpo. 2. Compreender no corpo a ideia de gestualidade como dispositivo de criação cênica. 3. Pesquisar as necessidades do corpo - de um artista da cena – que envolvem os processos de criação e o fazer numa relação contemporânea. 4. Vivenciar possibilidades de outras ordens de construção a partir de experimentos em grupos, de forma colaborativa. 5. Potencializar as conexões entre encenação e espaço, ampliando-as também para práticas de site specific. 6. Expandir possibilidades da encenação e suas temporalidades. 7. Experimentar práticas de intervenção urbana e de encenação em deriva. 8.Refletir sobre a prática estabelecida em classe e promover pontes com algumas referências teóricas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
266021 - Antônio Carlos de Araújo Silva
3656626 - Maria Helena Franco de Araujo Bastos
 
Programa Resumido
A disciplina propõe processos de criação de materiais cênicos com ênfase na encenação e no diálogo com o artista do corpo, a partir das contaminações entre o espaço e a cena. O trabalho será desenvolvido numa dinâmica colaborativa entre todos os participantes.
 
 
 
Programa
1. Ação na Carne: Metáforas n(d)o Corpo. 2. Performar: Atos de Vida 3. Corpo Sem Vontade: Disparo de algo a ser conhecido. 4. Artista da Distância. 5. Fluxos poéticos de um artista da/na cena I. 6. Corpocidade 7. Práticas de deriva 8. Tensões entre corpo e site specific 9. Corpo e Política no/dos afetos da cidade 10. Fluxos poéticos de um artista da/na cena II. 11. Encenação performativa 12. Fluxos poéticos de um artista da/na cena III. 13. Encenação, espaços e deslocamentos 14. Movimento, luz e sombra. 15. Encerramento/Avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Presença e participação na disciplina Ensaios Seminários Apresentação de experiências cênicas
Critério
Presença e participação na disciplina Ensaios Seminários Apresentação de experiências cênicas
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
●AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, S.C.: Argos Editora da Unochapecó, 2009. ●ARDENNE, Paul. Un art contextuel:création artistique en milieu urbain, en situation d'intervention et de participation. Paris: Flammarion, 2002. ●AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 2010. ●BACHELARD, GASTON. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008. ●BASTOS, Helena. Corpo e cidade: moveres entre aproximações e distanciamentos. Organização Helena Bastos; autores Sônia Salzstein...[et al]. –São Paulo: Cooperativa de Dança, 2015. ●BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: A Practical Guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005. ●CARERI, Francesco. El Andar como Práctica Estética. Editorial Gustavo Gilli: Barcelona, 2009. JACQUES, Paola Berenstein (org.). Apologia da Deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. ●CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 2009. ●CHING, Francis D. K. Architecture: form, space and order. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2007. ●COLES. Alex (ed). Site-Specificity -The Ethnographic Turn. Black Dog Publishing, 2000. ●CROSSWELL, Tim. Place: a short introduction. Oxford: Blackwell Publishing, 2004. ●DAMÁSIO, António. O mistério da consciência Do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. ●DAVILA, Thierry. Marcher, Créer: déplacements, flâneries, dérives dans l’art de la fin du XXème siècle. Paris: Editions du Regard, 2002. ●DEBORD, Guy. Ouevres. Paris: Editions Gallimard, 2006. ●DIÉGUEZ, Ileana. Escenarios Liminales. Teatralidades, performatividades, políticas. Primeira edición. México, D.F.: Toma, Ediciones y Producciones Escénicas y Cinematográficas, 2014. ●GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008. ●KAYE, Nick. Site-specific Art: performance, place and documentation. London: Routledge, 2007. ●KWON, Miwon. One Place After Another: site-specific art and locational identity. Boston: The MIT Press, 2004. ●LAKOFF, George e Mark Johnson. Metáforas da Vida Cotidiana. São Paulo-Campinas: Mercado de Letras Editora, 2002. ●MEDEIROS, Maria Beatriz; MONTEIRO, Marianna F. M. Espaço e Performance. Brasília: Editora da UNB, 2007. ●MELIM, Regina. Performances nas Artes Visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. ●SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 4.ed.4.reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. ●SASSEN, Saskia. The Global City: New York, London, Tokyo. 2nd ed. Princeton: The Princeton University Press, 2001. ●SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009. ●SURDERBURG, Erika. Space, Site, Intervention: Situating Installation Art. University of Minnesota Press, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0680

Clique para consultar o oferecimento para CAC0680

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP