Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0680 - Práticas da Cena
Stage Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1. Desenvolver experimentos criativos no espaço, pautados na ideia de uma prontidão cênica a partir do que chamamos de escuta do corpo. 
2. Compreender no corpo a ideia de gestualidade como dispositivo de criação cênica.
3. Pesquisar as necessidades do corpo - de um artista da cena – que envolvem os processos de criação e o fazer numa relação contemporânea.
4. Vivenciar possibilidades de outras ordens de construção a partir de experimentos em grupos, de forma colaborativa.
5. Potencializar as conexões entre encenação e espaço, ampliando-as também para práticas de site specific.
6. Expandir possibilidades da encenação e suas temporalidades.   
7. Experimentar práticas de intervenção urbana e de encenação em deriva.
8.Refletir sobre a prática estabelecida em classe e promover pontes com algumas referências teóricas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
266021 - Antônio Carlos de Araújo Silva
3656626 - Maria Helena Franco de Araujo Bastos
 
Programa Resumido
A disciplina propõe processos de criação de materiais cênicos com ênfase na encenação e no diálogo com o artista do corpo, a partir das contaminações entre o espaço e a cena.  O trabalho será desenvolvido numa dinâmica colaborativa entre todos os participantes. 
 
 
 
Programa
1.	Ação na Carne: Metáforas n(d)o Corpo.
2.	Performar: Atos de Vida
3.	Corpo Sem Vontade: Disparo de algo a ser conhecido.
4.	Artista da Distância.
5.	Fluxos poéticos de um artista da/na cena I.
6.	Corpocidade
7.	Práticas de deriva
8.	Tensões entre corpo e site specific
9.	Corpo e Política no/dos afetos da cidade
10.	Fluxos poéticos de um artista da/na cena II.
11.	Encenação performativa
12.	Fluxos poéticos de um artista da/na cena III.
13.	Encenação, espaços e deslocamentos
14.	Movimento,  luz e sombra.
15.	Encerramento/Avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Presença e participação na disciplina Ensaios Seminários Apresentação de experiências cênicas
Critério
Presença e participação na disciplina Ensaios Seminários Apresentação de experiências cênicas
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
●AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, S.C.: Argos Editora da Unochapecó, 2009. 
●ARDENNE, Paul. Un art contextuel:création artistique en milieu urbain, en situation d'intervention et de participation. Paris: Flammarion, 2002. 
●AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 2010. 
●BACHELARD, GASTON. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 
●BASTOS, Helena. Corpo e cidade: moveres entre aproximações e distanciamentos. Organização Helena Bastos; autores Sônia Salzstein...[et al]. –São Paulo: Cooperativa de Dança, 2015.
●BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: A Practical Guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.
●CARERI, Francesco. El Andar como Práctica Estética. Editorial Gustavo Gilli: Barcelona, 2009. JACQUES, Paola Berenstein (org.). Apologia da Deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. 
●CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 2009. 
●CHING, Francis D. K. Architecture: form, space and order. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2007. 
●COLES. Alex (ed). Site-Specificity -The Ethnographic Turn. Black Dog Publishing, 2000. 
●CROSSWELL, Tim. Place: a short introduction. Oxford: Blackwell Publishing, 2004.
 ●DAMÁSIO, António. O mistério da consciência Do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.        
●DAVILA, Thierry. Marcher, Créer: déplacements, flâneries, dérives dans l’art de la fin du XXème siècle. Paris: Editions du Regard, 2002. 
●DEBORD, Guy. Ouevres. Paris: Editions Gallimard, 2006. 
●DIÉGUEZ, Ileana. Escenarios Liminales. Teatralidades, performatividades, políticas. Primeira edición. México, D.F.: Toma, Ediciones y Producciones Escénicas y Cinematográficas, 2014.
●GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008.
●KAYE, Nick. Site-specific Art: performance, place and documentation. London: Routledge, 2007. 
●KWON, Miwon. One Place After Another: site-specific art and locational identity. Boston: The MIT Press, 2004. ●LAKOFF, George e Mark Johnson. Metáforas da Vida Cotidiana. São Paulo-Campinas: Mercado de Letras Editora, 2002.
●MEDEIROS, Maria Beatriz; MONTEIRO, Marianna F. M. Espaço e Performance. Brasília: Editora da UNB, 2007. 
●MELIM, Regina. Performances nas Artes Visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 
●SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 4.ed.4.reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
●SASSEN, Saskia. The Global City: New York, London, Tokyo. 2nd ed. Princeton: The Princeton University Press, 2001. 
●SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009. 
●SURDERBURG, Erika. Space, Site, Intervention: Situating Installation Art. University of Minnesota Press, 2000. 
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0680

Clique para consultar o oferecimento para CAC0680

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP