Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0681 - Estudos em Atuação: Dança Teatral e Processos de Criação
Acting studies: Theatrical Dance and Processes in Creation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1. Estimular o aluno, partindo de gestos do cotidiano, e de suas memórias a uma estruturação poética de construção de gestuais e partituras coreográficas. 
2. Levar o aluno a estabelecer novas possibilidades criativo-corpóreas, a partir de paradigmas da Dança Teatral/ Tanztheater.
3. Levar o aluno a construir diálogos entre pesquisa corporal, memórias inscritas no corpo, e outras expressões artísticas como fontes de linguagem poética.
4. Proporcionar experiências que auxiliem os estudantes a sistematizar o material utilizado nas aulas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7098681 - Sayonara Sousa Pereira
 
Programa Resumido
A partir do conjunto de aulas expositivas, práticas corporais, discussões de textos, seminários,   apresentação, e comentários sobre material audiovisual, a disciplina oferecerá argumentos que auxiliarão os alunos na estruturação e construção de gestuais/ partituras coreográficas, partindo de gestos do cotidiano, e de suas memórias.  Para tanto, será levado em conta as "gestualidades" de cada pesquisador-artista participante do curso. Em um segundo momento, a partir de ações práticas e teóricas, a disciplina auxiliará os estudantes a esboçar uma sistematização do material apresentado.
 
 
 
Programa
1. Encontro Inaugural / Apresentação dos alunos e da docente / Introdução: Localização  histórica do Tanztheater                                                                                                                                                                                                                                              
2. Partituras Coreográficas I
3. Vídeo Clássico* I / Análise resumida das cenas assistidas no vídeo                                                                                                                                                           4. Partituras Coreográficas II / Protocolo de Memórias I                                                                                                                              
5. Vídeo Contemporâneo** I / Análise resumida do gestual encontrado nas cenas assistidas no vídeo                                                                                                                                                        6. Partituras Coreográficas III / Protocolo de Memórias II
7. Pequeno Seminário Teórico- Pratico, a partir de leituras de textos, das Partituras Coreográficas e dos Protocolos de Memórias.                                                                                     
8. Vídeo Clássico* II/ Análise resumida das cenas assistidas no vídeo                                                                                                                                                            
9. Partituras Coreográficas IV/ Protocolo de Memórias III                                                                                                                               10. Vídeo Contemporâneo** II/ Analise resumida do gestual encontrado nas cenas assistidas no vídeo.                                                                                                                                                 
11. Discussão de Texto da Bibliografia,/ Atividade Dirigida pelos estudantes . 
12. Partituras Coreográficas V / Protocolo de Memórias I . 
13. Vídeo Clássico* III /Análise resumida das cenas assistidas no vídeo.                                                                                                                                                            14. Vídeo Contemporâneo** III/ Analise resumida do gestual encontrado nas cenas assistidas no vídeo.                                                                                                                                                                      15. Final do Processo.

Legenda
* Vídeo Clássico - serão apresentados vídeos de obras/autores protagonistas do Tanztheater.
** Vídeo Contemporâneo - serão apresentados vídeos de obras/autores que trabalham com elementos do Tanztheater na contemporaneidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas/ Exercícios práticos /Seminários / Apresentação e entrega dos trabalhos finais. A disciplina desenvolvera um conjunto de aulas expositivas, com práticas corporais, experimentais, e também o uso de meios audiovisuais. O estudante-artista-pesquisador terá a chance de transitar tanto por atividades dirigidas ao coletivo, como em atividades onde a individualidade, e a liderança sejam requeridas. Além disso, os estudantes serão estimulados a preparar seminários e a realizar pesquisas de campo.
Critério
1. Frequência. 2. Participação. 3. Liderança. 4. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
[além de bibliografia que será atualizada a cada semestre ]
.BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
.BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
.BENTIVOGLIO, Leonetta e CARBONE, Francesco. Pina Bausch oder Die Kunst über Nelken zu    tanzen. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2007. 
.BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (Orgs.) et alii. O Meio como Ponto Zero – Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS, 2002. 
.CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
.DIAS, Maria H. M. A estética Expressionista. Cotia, SP: Íbis, 1999.
.DOSSIER Danse et Dramaturgie, Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse: 31, 1997.
.DUARTE JR., João Francisco. O Sentido dos sentidos – a educação (do) sensível. Curitiba: Criar  Edições Ltda, 2001.
.HILLMAN, James. Psicologia Arquetípica – Um Breve Relato. São Paulo: Cultrix, 1987.
.HOGE, Raimund. Pina Bausch – Tanztheatergeschichten. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1986
.LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.
.MARKARD, Anna e Hermann. Jooss. Köln: Ballett - Bühneverlag Rolf Garske, 1985. 
.MONTEIRO, M. Noverre – Cartas sobre a Dança. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1998.
.MÜLLER, Hedwig. Mary Wigman – Leben und werk der Grosse Tänzerin. Berlin: Quadriga,
1989. 
._______________.Dore Hoyer Tänzerin. Berlin:  Edition Hentrich - Deutsches Tanzarchiv Köln, 1999.
.NAVAS, Cássia e LOBO, Lenora. Teatro do Movimento um método para o intérprete criador. Brasília: LGE Editora Ltda, 2003.
.OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
.PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
.PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO: Espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. São Paulo: Annablume, 2010.                .-.____________________ .[Tese de Doutorado /UNICAMP-2007]
.SANCHEZ, Licia Morais.  A Dramaturgia da Memória no Teatro-Dança. São Paulo: Perspectiva-2010 
.SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança, arte, educação: Salvador, Editora da UFBA, 2002.                                                                    ._______________________. Da Tradição Africana Brasileira A Uma Proposta Pluricultural de Dança, Arte, Educação. São Paulo: FEUSP, 1996. Tese de Doutorado.
.SCHMIDT , Jochen. Tanztheater in Deutschland. Frankfurt am Main: Berlin-Propyläen 1992.        
._______________ . apud REGITZ , H. Crônica e Balanço anual do Ballet. Berlin: 1988. 
.SERVOS, Norbert. Pina Bausch – Wuppertal Tanztheater – Oder Die Kunst, Einen Goldfisch Zu dressieren. Seelze-Velber: Kallmeyer’s Verlag, 1996. 
.______________. Schritte Verfolgen – Die Tänzerin und choreographin Susanne  Linke. München  K-Kieser Verlag, 2005
.STANISLAVSKY, C. A preparação do Ator. Rio de Janeiro: Civilização, 1984. 
.ZAMBONI, Sílvio. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

OUTROS:                                                                                                                                  
.BANOV, Luiza R. F. Dança Teatral: Reflexões sobre a poética do movimento e seus entrelaços. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2011.
.GUIMARÃES, Maria C. A. Vestígios da dança expressionista no Brasil – Yanka Rudzka e Aurel von Millos. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1998.                                                                        
.LOMAKINE, Luciana. (Re) descobrindo a dança em tempos pós-modernos. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1999.
.MILITO, Marina. A utilização do gestual cotidiano em Kontakthof de Pina Bausch – dançado por três gerações. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0681

Clique para consultar o oferecimento para CAC0681

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP