1. Estimular o aluno, partindo de gestos do cotidiano, e de suas memórias a uma estruturação poética de construção de gestuais e partituras coreográficas. 2. Levar o aluno a estabelecer novas possibilidades criativo-corpóreas, a partir de paradigmas da Dança Teatral/ Tanztheater. 3. Levar o aluno a construir diálogos entre pesquisa corporal, memórias inscritas no corpo, e outras expressões artísticas como fontes de linguagem poética. 4. Proporcionar experiências que auxiliem os estudantes a sistematizar o material utilizado nas aulas.
A partir do conjunto de aulas expositivas, práticas corporais, discussões de textos, seminários, apresentação, e comentários sobre material audiovisual, a disciplina oferecerá argumentos que auxiliarão os alunos na estruturação e construção de gestuais/ partituras coreográficas, partindo de gestos do cotidiano, e de suas memórias. Para tanto, será levado em conta as "gestualidades" de cada pesquisador-artista participante do curso. Em um segundo momento, a partir de ações práticas e teóricas, a disciplina auxiliará os estudantes a esboçar uma sistematização do material apresentado.
1. Encontro Inaugural / Apresentação dos alunos e da docente / Introdução: Localização histórica do Tanztheater 2. Partituras Coreográficas I 3. Vídeo Clássico* I / Análise resumida das cenas assistidas no vídeo 4. Partituras Coreográficas II / Protocolo de Memórias I 5. Vídeo Contemporâneo** I / Análise resumida do gestual encontrado nas cenas assistidas no vídeo 6. Partituras Coreográficas III / Protocolo de Memórias II 7. Pequeno Seminário Teórico- Pratico, a partir de leituras de textos, das Partituras Coreográficas e dos Protocolos de Memórias. 8. Vídeo Clássico* II/ Análise resumida das cenas assistidas no vídeo 9. Partituras Coreográficas IV/ Protocolo de Memórias III 10. Vídeo Contemporâneo** II/ Analise resumida do gestual encontrado nas cenas assistidas no vídeo. 11. Discussão de Texto da Bibliografia,/ Atividade Dirigida pelos estudantes . 12. Partituras Coreográficas V / Protocolo de Memórias I . 13. Vídeo Clássico* III /Análise resumida das cenas assistidas no vídeo. 14. Vídeo Contemporâneo** III/ Analise resumida do gestual encontrado nas cenas assistidas no vídeo. 15. Final do Processo. Legenda * Vídeo Clássico - serão apresentados vídeos de obras/autores protagonistas do Tanztheater. ** Vídeo Contemporâneo - serão apresentados vídeos de obras/autores que trabalham com elementos do Tanztheater na contemporaneidade.
[além de bibliografia que será atualizada a cada semestre ] .BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002. .BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008. .BENTIVOGLIO, Leonetta e CARBONE, Francesco. Pina Bausch oder Die Kunst über Nelken zu tanzen. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2007. .BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (Orgs.) et alii. O Meio como Ponto Zero – Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS, 2002. .CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005. .DIAS, Maria H. M. A estética Expressionista. Cotia, SP: Íbis, 1999. .DOSSIER Danse et Dramaturgie, Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse: 31, 1997. .DUARTE JR., João Francisco. O Sentido dos sentidos – a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições Ltda, 2001. .HILLMAN, James. Psicologia Arquetípica – Um Breve Relato. São Paulo: Cultrix, 1987. .HOGE, Raimund. Pina Bausch – Tanztheatergeschichten. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1986 .LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978. .MARKARD, Anna e Hermann. Jooss. Köln: Ballett - Bühneverlag Rolf Garske, 1985. .MONTEIRO, M. Noverre – Cartas sobre a Dança. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1998. .MÜLLER, Hedwig. Mary Wigman – Leben und werk der Grosse Tänzerin. Berlin: Quadriga, 1989. ._______________.Dore Hoyer Tänzerin. Berlin: Edition Hentrich - Deutsches Tanzarchiv Köln, 1999. .NAVAS, Cássia e LOBO, Lenora. Teatro do Movimento um método para o intérprete criador. Brasília: LGE Editora Ltda, 2003. .OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987. .PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2010. .PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO: Espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. São Paulo: Annablume, 2010. .-.____________________ .[Tese de Doutorado /UNICAMP-2007] .SANCHEZ, Licia Morais. A Dramaturgia da Memória no Teatro-Dança. São Paulo: Perspectiva-2010 .SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança, arte, educação: Salvador, Editora da UFBA, 2002. ._______________________. Da Tradição Africana Brasileira A Uma Proposta Pluricultural de Dança, Arte, Educação. São Paulo: FEUSP, 1996. Tese de Doutorado. .SCHMIDT , Jochen. Tanztheater in Deutschland. Frankfurt am Main: Berlin-Propyläen 1992. ._______________ . apud REGITZ , H. Crônica e Balanço anual do Ballet. Berlin: 1988. .SERVOS, Norbert. Pina Bausch – Wuppertal Tanztheater – Oder Die Kunst, Einen Goldfisch Zu dressieren. Seelze-Velber: Kallmeyer’s Verlag, 1996. .______________. Schritte Verfolgen – Die Tänzerin und choreographin Susanne Linke. München K-Kieser Verlag, 2005 .STANISLAVSKY, C. A preparação do Ator. Rio de Janeiro: Civilização, 1984. .ZAMBONI, Sílvio. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. OUTROS: .BANOV, Luiza R. F. Dança Teatral: Reflexões sobre a poética do movimento e seus entrelaços. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2011. .GUIMARÃES, Maria C. A. Vestígios da dança expressionista no Brasil – Yanka Rudzka e Aurel von Millos. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1998. .LOMAKINE, Luciana. (Re) descobrindo a dança em tempos pós-modernos. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1999. .MILITO, Marina. A utilização do gestual cotidiano em Kontakthof de Pina Bausch – dançado por três gerações. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2012.