Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0683 - Vocalidades Contemporâneas
Contemporary Vocalities

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Estudar, em perspectiva teórico-prática, vocalidades cênicas contemporâneas, com ênfase na performance narrativa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8687791 - Andréia Vieira Abdelnur Camargo
 
Programa Resumido
Estudo de vocalidades poéticas contemporâneas, com ênfase na performance narrativa
 
 
 
Programa
1. Afinação do corpo e da voz em atuação.
2. Movimento, ação e gesto da palavra.
3. Dimensão ritual do gesto e da palavra: gesto sagrado e palavra sagrada.
4. Corpo, voz e presença: cantores e narradores.
5. Intimidade, privacidade e publicidade do gesto e da palavra.
6. A respiração como operadora da vocalidade poética.
7. Estudos compositivos I.
6. A ressonância como operadora da vocalidade poética.
8. Estudos compositivos II.
9. O ritmo como operador da vocalidade poética.
10. Estudos compositivos III. 
11. Dizer, cantar e dançar: vocalidades poéticas em improviso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é prática e teórica, buscando-se constantemente as conexões destes dois campos. O aspecto técnico se articula ao poético, em abordagem dirigida do coletivo para o individual, que elege o improviso como estratégia. Estimulam-se a preparação de seminários e a realização de pesquisas de observação.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. São Paulo: Perspectiva,2004.     	
BANU, Georges. De la Parole aux Chants. Paris: Actes Sud, Papiers, 1995.
BENJAMIN, Walter. Tentativas sobre Brecht. Madrid: Taurus ediciones, 1975.
BRECHT, Bertolt. Breviário de Estética Teatral. Buenos Aires: Ediciones La Rosa Blindada, 1963.
BERRY, Cicely. Voice and the Actor. London: Harrap London, 1973.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002, p. 20-28.
______. La moral del lenguaje. In: HOFMANNSTHAL, Hugo von. Una carta. Bogotá: Asolectura, 2009. 
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Le Corps et la Voix. Théâtre-Public, 142/143. Paris: Théâtre de Gennevilliers, 1998.
DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Percursos Poéticos da Voz. São Paulo: Revista Sala Preta nº 7, 2007, p. 9-16.
______. Palavras Invisíveis. São Paulo: Revista Sala Preta nº 9, 2009, p. 183.
______. Palavra Muda. In: MEDEIROS, Fábio e MORAES, Taíza. Contação de Histórias: Tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: SESC, 2015.
______. Gestos Mudos. João Pessoa: Moringa, 2017.
______. Vozes em Estado de Sítio. Campinas: Revista Pitágoras, 2017.
GROTOWSKI, J.: Orden Externo, Intimidad Interna. In MÁSCARA. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenología. Páginas 189 a 201. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991.
______. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987. 
KNÉBEL, Maria. Análise-ação. São Paulo: Editora 34, 2016.
LINKLATER, K. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 1976.
______. Freeing Shakespeare's Voice. New York: Theatre Communications Group, 1992.
PARDO, José Luis. La intimidad. Valência: Pré-Textos, 1996.
TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: Edusp, 2002.
ZUMTHOR, Paul. Performance. Recepção. Leitura. São Paulo: Editora da PUC, 2000
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0683

Clique para consultar o oferecimento para CAC0683

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP