Estudar, em perspectiva teórico-prática, vocalidades cênicas contemporâneas, com ênfase na performance narrativa.
Estudo de vocalidades poéticas contemporâneas, com ênfase na performance narrativa
1. Afinação do corpo e da voz em atuação. 2. Movimento, ação e gesto da palavra. 3. Dimensão ritual do gesto e da palavra: gesto sagrado e palavra sagrada. 4. Corpo, voz e presença: cantores e narradores. 5. Intimidade, privacidade e publicidade do gesto e da palavra. 6. A respiração como operadora da vocalidade poética. 7. Estudos compositivos I. 6. A ressonância como operadora da vocalidade poética. 8. Estudos compositivos II. 9. O ritmo como operador da vocalidade poética. 10. Estudos compositivos III. 11. Dizer, cantar e dançar: vocalidades poéticas em improviso.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. São Paulo: Perspectiva,2004. BANU, Georges. De la Parole aux Chants. Paris: Actes Sud, Papiers, 1995. BENJAMIN, Walter. Tentativas sobre Brecht. Madrid: Taurus ediciones, 1975. BRECHT, Bertolt. Breviário de Estética Teatral. Buenos Aires: Ediciones La Rosa Blindada, 1963. BERRY, Cicely. Voice and the Actor. London: Harrap London, 1973. BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002, p. 20-28. ______. La moral del lenguaje. In: HOFMANNSTHAL, Hugo von. Una carta. Bogotá: Asolectura, 2009. CALAIS-GERMAIN, Blandine. Le Corps et la Voix. Théâtre-Public, 142/143. Paris: Théâtre de Gennevilliers, 1998. DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Percursos Poéticos da Voz. São Paulo: Revista Sala Preta nº 7, 2007, p. 9-16. ______. Palavras Invisíveis. São Paulo: Revista Sala Preta nº 9, 2009, p. 183. ______. Palavra Muda. In: MEDEIROS, Fábio e MORAES, Taíza. Contação de Histórias: Tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: SESC, 2015. ______. Gestos Mudos. João Pessoa: Moringa, 2017. ______. Vozes em Estado de Sítio. Campinas: Revista Pitágoras, 2017. GROTOWSKI, J.: Orden Externo, Intimidad Interna. In MÁSCARA. Cuadernos Latinoamericanos de Reflexión sobre Escenología. Páginas 189 a 201. Ano 2. Nº 4/5. México, abril de 1991. ______. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987. KNÉBEL, Maria. Análise-ação. São Paulo: Editora 34, 2016. LINKLATER, K. Freeing the Natural Voice. New York: Drama Book Specialists, 1976. ______. Freeing Shakespeare's Voice. New York: Theatre Communications Group, 1992. PARDO, José Luis. La intimidad. Valência: Pré-Textos, 1996. TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: Edusp, 2002. ZUMTHOR, Paul. Performance. Recepção. Leitura. São Paulo: Editora da PUC, 2000