Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0686 - Dramaturgias em Jogo: aprendizagem e criação da cena expandida
Dramaturgy in Games: learning and creation of expanded scene

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Estudo teórico e prático sobre abordagens pedagógicas das artes cênicas contemporâneas. O foco são as abordagens metodológicas para o professor de Artes Cênicas que integrem o estudo da historia das artes cênicas brasileiras com a prática da mediação e da criação cênica dentro e fora da sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2532442 - Marcos Aurélio Bulhões Martins
 
Programa Resumido
A experimentação coletiva de procedimentos de aprendizagem e criação da cena expandida, se orienta a partir da análise de espetáculos, acontecimentos e performances cênicas “modelares”, ou seja, que são referências, do ponto de vista histórico e estético, para o entendimento da cena brasileira que vai além dos modelos da tradição dramática e épica.
 
 
 
Programa
1. Ensino-aprendizagem das artes cênicas: fundamentos teóricos e políticos. Pedagogia da autonomia. Descolonização cultural. Diversidade cênica brasileira. 2. O papel do professor: mediação estética, ampliação do repertório, coordenação de jogos e avaliações da cenas. 3. O professor na coordenação de discursos cênicos descentralizados. O professor-performer. 4. A encenação contemporânea como modelo de ação: da análise das ações cênicas ao jogo cênico em sala de aula. 5. A performance como modelo-de-ação: da análise de vídeos ao jogo cênico em sala de aula. 6. Dramaturgias na sala de aula: abordagens de leitura, adaptação e recriação das escrituras cênicas, textos, roteiros. 7. A ampliação das funções criativas: o jogo da direção. o jogo da sonoplastia, o jogo da dramaturgia, o jogo da atuação 8. Espaços em jogo 9. Espaço urbano em jogo 10. Música em jogo 11. Objetos e Figurino em jogo 12. Textos literários em jogo 13. Textos teatrais em jogo 14. Teorias em Jogo 15. Retomada de jogo e debate dramatúrgico: criação individual e coletiva de roteiros cênicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas; - Seminários; - Leituras; - Debates; - Exercícios práticos de criação e aprendizagem cênica
Critério
Avaliação a partir das tarefas teóricas e práticas propostas e da participação em aula.
Norma de Recuperação
critérios de aprovação e épocas de realização das provas
 
Bibliografia
     
FREIRE, Paulo. Pedagogia da antonomia. Perspectiva, SP, 2001. KOUDELA, Ingrid Jogos Teatrais. São Paulo : Perspectiva. 1984. KOUDELA, Ingrid. Brecht um jogo de aprendizagem. Perspectiva, Sao Paulo, 2018. MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em Jogo. Hucitec, 2009 MARTINS, Marcos Bulhões. Dramaturgia em Jogo. Tese de doutorado, Eca, USP, 2010 RYNGAERT, Jean-Pierre. Jouer, Representer. Paris : Cedic, 1985. RYNGAERT, Jean Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Paris: Cedic, 1999. PUPO, Maria Lúcia Pupo.Entre o Atlantico e o Pacífico. USP, 2006
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0686

Clique para consultar o oferecimento para CAC0686

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP