Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0687 - Processos Criativos e Pedagógicos III
Creative and Pedagogical Processes III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 46 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1.	Observar e experimentar os vínculos entre os processos cênicos e a pedagogia, em relação com os “Campos Poéticos III”. 
2.	Discutir, organizar e acompanhar a concepção dos projetos artístico-pedagógicos, segundo os Campos Poéticos III, a serem desenvolvidos na disciplina CAC0662 Ateliê III, oferecida no 6º semestre.
3.	Fomentar, problematizar e gerenciar os estágios obrigatórios na Licenciatura e no Bacharelado. Pretende-se que a observação de atividades artísticas em diferentes contextos – incluindo as questões específicas da sua gestão – conte também com a supervisão do responsável pela instituição, entidade ou grupo no qual ela se dá. As interseções entre processos artísticos e pedagógicos constituirão os eixos centrais das atividades dos estágios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3656626 - Maria Helena Franco de Araujo Bastos
2737990 - Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
 
Programa Resumido
O plano de ensino na instituição educativa. Projetos de ação cultural. Atuação em organizações não governamentais.
"Contratos"de atuação. O papel do observador. Finalidades do processo teatral. Encaminhamento das sessões de trabalho. O
papel do coordenador. Conteúdos e procedimentos. Modalidades de avaliação.
 
 
 
Programa
1- Sistema educacional, ação cultural, ação artística
2- "Contratos" de atuação 
3- O papel do artista
4- O papel do observador
5- O papel do coordenador
6- Processos de criação e hierarquias artísticas
7- Progressão dentro dos processos
8- Métodos e estratégias: diferentes acepções e modalidades da improvisação teatral
9- Métodos e estratégias: faixas etárias e processos coletivos de trabalho teatral
10- Questões éticas associadas a Poéticas de Criação em Artes Cênicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Organização dos planos de ensaios, definidos pelos Campos Poéticos III Organização do plano de estágio Entrevistas. Observação sistemática. Registro escrito.
Critério
Leituras Participação nas discussões ao longo das aulas Engajamento nas situações de estágio
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
BALTAZAR, Márcia Cristina (org.). Teatro na margem. São Paulo: Hucitec, 2015.
CONCILIO, Vicente. Baden Baden: modelo de ação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
CRUZ, Hugo (coord.) Arte e Comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gubbenkian, 2015.
DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). O artista-pesquisador-pedagogo. São Paulo: VI Congresso da Abrace, 2010. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/pedagogia/Jose%20Batista%20dal%20Farra%20Martins%20-%20O%20artista-pesquisador-pedagogo.pdf
________. Um Sistema Curricular no Departamento de Artes Cênicas: Proposta pedagógica. São Paulo: Revista da Graduação, 2016.
KERLAN, Alain. “A experiência estética, uma nova conquista democrática”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p.266-286, maio/ago. 2015. D i s p o n í v e l   e m : < h t t p : / / w w w . s e e r . u f r g s . b r / p r e s e n c a >
KOUDELA, Ingrid. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.______________ . Texto e Jogo.  São Paulo: Perspectiva, 1996.PUPO, Maria Lúcia de S.B. Para alimentar o desejo de teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. S.P.: Perspectiva, 1979.
_____________.Jogos Teatrais no livro do diretor. S.P.: Perspectiva, 1999.
_____________ . Jogos Teatrais. O fichário de Viola Spolin. S.P.: Perspectiva, 2001.
_____________. Jogos Teatrais na sala de aula. S.P.: Perspectiva, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0687

Clique para consultar o oferecimento para CAC0687

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP