1. Observar e experimentar os vínculos entre os processos cênicos e a pedagogia, em relação com os “Campos Poéticos III”. 2. Discutir, organizar e acompanhar a concepção dos projetos artístico-pedagógicos, segundo os Campos Poéticos III, a serem desenvolvidos na disciplina CAC0662 Ateliê III, oferecida no 6º semestre. 3. Fomentar, problematizar e gerenciar os estágios obrigatórios na Licenciatura e no Bacharelado. Pretende-se que a observação de atividades artísticas em diferentes contextos – incluindo as questões específicas da sua gestão – conte também com a supervisão do responsável pela instituição, entidade ou grupo no qual ela se dá. As interseções entre processos artísticos e pedagógicos constituirão os eixos centrais das atividades dos estágios.
O plano de ensino na instituição educativa. Projetos de ação cultural. Atuação em organizações não governamentais. "Contratos"de atuação. O papel do observador. Finalidades do processo teatral. Encaminhamento das sessões de trabalho. O papel do coordenador. Conteúdos e procedimentos. Modalidades de avaliação.
1- Sistema educacional, ação cultural, ação artística 2- "Contratos" de atuação 3- O papel do artista 4- O papel do observador 5- O papel do coordenador 6- Processos de criação e hierarquias artísticas 7- Progressão dentro dos processos 8- Métodos e estratégias: diferentes acepções e modalidades da improvisação teatral 9- Métodos e estratégias: faixas etárias e processos coletivos de trabalho teatral 10- Questões éticas associadas a Poéticas de Criação em Artes Cênicas.
BALTAZAR, Márcia Cristina (org.). Teatro na margem. São Paulo: Hucitec, 2015. CONCILIO, Vicente. Baden Baden: modelo de ação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. CRUZ, Hugo (coord.) Arte e Comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gubbenkian, 2015. DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). O artista-pesquisador-pedagogo. São Paulo: VI Congresso da Abrace, 2010. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/pedagogia/Jose%20Batista%20dal%20Farra%20Martins%20-%20O%20artista-pesquisador-pedagogo.pdf ________. Um Sistema Curricular no Departamento de Artes Cênicas: Proposta pedagógica. São Paulo: Revista da Graduação, 2016. KERLAN, Alain. “A experiência estética, uma nova conquista democrática”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p.266-286, maio/ago. 2015. D i s p o n í v e l e m : < h t t p : / / w w w . s e e r . u f r g s . b r / p r e s e n c a > KOUDELA, Ingrid. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.______________ . Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.PUPO, Maria Lúcia de S.B. Para alimentar o desejo de teatro. São Paulo: Hucitec, 2015. SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. S.P.: Perspectiva, 1979. _____________.Jogos Teatrais no livro do diretor. S.P.: Perspectiva, 1999. _____________ . Jogos Teatrais. O fichário de Viola Spolin. S.P.: Perspectiva, 2001. _____________. Jogos Teatrais na sala de aula. S.P.: Perspectiva, 2007.