Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0688 - Metodologia do Ensino das Artes Cênicas II
Theater Arts Teaching Methodology II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Desenvolver o senso de responsabilidade, a capacidade de iniciativa e de reflexão crítica através do gradativo exercício didático na coordenação de grupos e avaliação de processos pedagógicos . A partir do projeto político-pedagógico da escola, das metas da instituição vinculada à educação não formal ou das direções tomadas pela ação cultural/artística na qual o estudante estiver envolvido, formular e coordenar intervenções pedagógicas visando à aprendizagem da linguagem teatral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2737990 - Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
 
Programa Resumido
O jogo simbólico e o jogo de regras. A noção de regra e sua conquista progressiva. O jogo de regras e a aprendizagem teatral. Jogos teatrais e consciência de processos de aprendizagem. A documentação de processos de aprendizagem. Projetos de intervenção teatral.
 
 
 
Programa
1.O jogo simbólico e o jogo de regras
2. A noção de regra e sua conquista progressiva
3.O jogo de regras e a aprendizagem teatral
4. A documentação de processos de aprendizagem
5. O projeto político-pedagógico da escola
6. Educação não formal e ação cultural/artística
6. Gestão pedagógica na instituição escolar: modalidades, dispositivos, procedimentos
7. Avaliação qualitativa: procedimentos
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Organização do plano de estágio. 2.Leituras e discussões a partir de observações do estágio 3.Elaboração de instrumentos de avaliação a serem utilizados.
Critério
-Frequência no estágio e nas aulas. -Entrega de fichamentos, relatórios, protocolos, monografias.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito referente ao programa desenvolvido durante o semestre letivo, até o primeiro dia de aula do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
___________ . O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PUPO, Maria Lúcia. “O lúdico e a construção do sentido”. Sala Preta, junho de 2001, pp. 181-187.
___________ . “Para desembaraçar os fios”. Educação e Realidade, UFRGS, v.30, no 2, jul./dez. 2005, pp. 217-228.
___________ . Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BRASIL. MEC/SEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Disponível em: http://inep.gov.br/ideb
BRASIL.  Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) . Disponível: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb
SÃO PAULO. SEE. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/saresp
SÃO PAULO. SEE. Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/o_que_e.asp

 

Clique para consultar os requisitos para CAC0688

Clique para consultar o oferecimento para CAC0688

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP