Refletir coletivamente sobre abordagens qualitativas e críticas de pesquisa em artes cênicas, com ênfase nos modos de aproximação, interlocução, acompanhamento, registro e modalidades de escrita. Observar processos de criação no campo das artes cênicas no Brasil contemporâneo: teatro, dança, teatro-dança, performance, linguagens híbridas, artes cênicas em campo expandido, performances culturais. Organizar e debater o processo dos estágios individuais de observação, visando a ampliação do repertório de referências estéticas, teóricas e metodológicas. Produzir e compartilhar textos/hipertextos que enfatizam um ou mais aspectos das abordagens metodológicas investigadas, à luz de conceitos e referenciais teóricos estudados e da experiência de observação.
O Programa abarcará estudos metodológicos sobre processos de criação artística, articulando procedimentos práticos e teóricos nos seus contextos de formulações e execuções.
1- Pesquisa em Artes Cênicas: panorama conceitual e metodológico 2- Pesquisa em Artes Cênicas: abordagens qualitativas 3- Pesquisa qualitativa crítica em Artes Cênicas 4- A formulação de projetos de pesquisa qualitativa: atitudes, objetivos, procedimentos, recortes 5- Processos de criação da cena no Brasil: modos de produção descentralizados, anticapitalistas, decoloniais, antipatriarcais, dissidentes da cis-heteronormatividades, dentre outras disrupções. 6- Processos de elaboração da proposta ou discursocênico: centralização, colaboração, redes de criação, criação em grupo, processos descentralizados, criação coletiva, processos colaborativos 7- Processos de criação na cena brasileira atual: espacialidades 8- Processos de criação na cena brasileira atual: dramaturgias 9- Processos de criação na cena brasileira atual: corporalidades, presenças, atuações, performances 10- Processos de criação na cena brasileira atual: sonoridades 11- Processos de criação na cena brasileira atual: visualidades 12- Processos de criação na cena brasileira atual: transmidialidades 13- Processos de criação na cena brasileira atual: o espectador - interações, participação, estéticas relacionais 14- Seminário de apresentação dos hipertextos 1 15- Seminário de apresentação dos hipertextos 2 e avaliação da disciplina
Observação: a bibliografia do curso será complementada, de acordo com as linhas de interesse das pesquisas discentes. SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006. ______. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed. São Paulo: Educ, 2008. ______. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. São Paulo: Intermeios, 2011. ______. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017. MORIN, E. O método 4 as ideias – habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulinas, 1998. • VELARDI, Marília. Questionamentos e propostas sobre corpos de emergência: reflexões sobre investigação artística radicalmente qualitativa.Revista Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, 2018, V.9, p43-54.(https://www.researchgate.net/publication/332584903_QUESTIONAMENTOS_E_PROPOSTAS_SOBRE_CORPOS_DE_EMERGENCIA_reflexoes_sobre_investigacao_artistica_radicalmente_qualitativa) VELARDI, Marília. Pensando sobre pesquisa em artes da cena. Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP (3.1 : 2015 : São Paulo) http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/spa/Pensando%20sobre%20pesquisa%20em%20artes%20da%20cena%20%28Mari%CC%81lia%20Velardi%29.pdf BORGDORFF, H. O conflito das faculdades: sobre teoria, prática e pesquisa em academias profissionais de artes (tradução de Daniel Lemos Cerqueira). Opus, v. 23, n. 1, p. 314-323, abr. 2017. INGOLD, T. Trazendo as coisas de volta à vida. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, pp. 25-44, jan/jun. 2012. LARA, A.E.M. RIVERA Cusicanqui, Silvia. Ch’ixinakaxutxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2013, v. 56 nº 2. pp. 597-604. (Disponível em http://www.revistas.usp.br/ra/article/viewFile/8254 4/85519 > Acessado em 07/04/2018) CarspeckenPhil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos. Revista Educação e Realidade. UFRGS, v. 36, n. 2 (2011) Fortin, Sylvie. Gosselin,Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ArtsResearchJournal.ARJ | Brasil | Vol. 1/1 | p. 1-17| Jan./Jun. 2014 (file:///Users/marcos/Downloads/5256-Texto%20do%20artigo-13081-2-10-20140509%20(2).pdf) Blog sobre pesquisa qualitativa em Artes: https://pesquisaqualiemcena.blogspot.com/