Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0692 - Metodologia dos Processos Criativos II
Methodology of Creative Processes II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Refletir coletivamente sobre abordagens qualitativas e críticas de pesquisa em artes cênicas, com ênfase nos modos de aproximação, interlocução, acompanhamento, registro e modalidades de escrita.

Observar processos de criação no campo das artes cênicas no Brasil contemporâneo: teatro, dança, teatro-dança, performance, linguagens híbridas, artes cênicas em campo expandido, performances culturais.

Organizar e debater o processo dos estágios individuais de observação, visando a ampliação do repertório de referências estéticas, teóricas e metodológicas.

Produzir e compartilhar textos/hipertextos que enfatizam um ou mais aspectos das abordagens metodológicas investigadas, à luz de conceitos e referenciais teóricos estudados e da experiência de observação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3656626 - Maria Helena Franco de Araujo Bastos
 
Programa Resumido
O Programa abarcará estudos metodológicos sobre processos de criação artística, articulando procedimentos práticos e teóricos nos seus contextos de formulações e execuções.
 
 
 
Programa
1-	Pesquisa em Artes Cênicas: panorama conceitual e metodológico
2-	Pesquisa em Artes Cênicas: abordagens qualitativas
3-	Pesquisa qualitativa crítica em Artes Cênicas
4-	A formulação de projetos de pesquisa qualitativa: atitudes, objetivos, procedimentos, recortes
5-	Processos de criação da cena no Brasil: modos de produção descentralizados, anticapitalistas, decoloniais, antipatriarcais, dissidentes da cis-heteronormatividades, dentre outras disrupções. 

6-	Processos de elaboração da proposta ou discursocênico: centralização, colaboração, redes de criação, criação em grupo, processos descentralizados, criação coletiva, processos colaborativos 

7-	Processos de criação na cena brasileira atual: espacialidades

8-	Processos de criação na cena brasileira atual: dramaturgias

9-	Processos de criação na cena brasileira atual: corporalidades, presenças, atuações, performances  

10-	Processos de criação na cena brasileira atual: sonoridades

11-	Processos de criação na cena brasileira atual: visualidades

12-	Processos de criação na cena brasileira atual: transmidialidades

13-	Processos de criação na cena brasileira atual: o espectador - interações, participação, estéticas relacionais

14-	 Seminário de apresentação dos hipertextos 1

15-	Seminário de apresentação dos hipertextos 2 e avaliação da disciplina
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas, seminários e reflexões coletivas a partir da leitura de textos teóricos aprofundam o compartilhamento das experiências de observação. O estágio é individual, com carga horária mínima de 60 horas e se compõe das seguintes atividades: 1- acompanhamento de processos cênicos: observação de reuniões, ações, ensaios, jogos, pesquisa de campo, rituais, roteirizações, dentre outros procedimentos de criação. 2-planejamento e realização de entrevista(s) com artista(s) e/ou coletivo(s). 3- pesquisa bibliográfica sobre histórico e modos de criação do artista, coletivo, grupo ou outra forma de organização; 4- sistematização e publicação de hipertexto sobre um aspecto da abordagem metodológica de criação pesquisada (texto ilustrado com referencias de vídeo, foto, espetáculos, entrevistas, performances, etc.)
Critério
Frequência e participação nas atividades de sala de aula, produção do hipertexto.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Observação: a bibliografia do curso será complementada, de acordo com as linhas de interesse das pesquisas discentes.
SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.
______. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed. São Paulo: Educ, 2008.
______. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. São Paulo: Intermeios, 2011.
______. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
MORIN, E. O método 4 as ideias – habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulinas, 1998.
•	VELARDI, Marília. Questionamentos e propostas sobre corpos de emergência: reflexões sobre investigação artística radicalmente qualitativa.Revista Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, 2018, V.9, p43-54.(https://www.researchgate.net/publication/332584903_QUESTIONAMENTOS_E_PROPOSTAS_SOBRE_CORPOS_DE_EMERGENCIA_reflexoes_sobre_investigacao_artistica_radicalmente_qualitativa)

VELARDI, Marília. Pensando sobre pesquisa em artes da cena. Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP (3.1 : 2015 : São Paulo)

http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/spa/Pensando%20sobre%20pesquisa%20em%20artes%20da%20cena%20%28Mari%CC%81lia%20Velardi%29.pdf

BORGDORFF, H. O conflito das faculdades: sobre teoria, prática e pesquisa em academias profissionais de artes (tradução de Daniel Lemos Cerqueira). Opus, v. 23, n. 1, p. 314-323, abr. 2017.

INGOLD, T. Trazendo as coisas de volta à vida. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, pp. 25-44, jan/jun. 2012.

LARA, A.E.M. RIVERA Cusicanqui, Silvia. Ch’ixinakaxutxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2013, v. 56 nº 2. pp. 597-604. (Disponível em http://www.revistas.usp.br/ra/article/viewFile/8254 4/85519 > Acessado em 07/04/2018)

CarspeckenPhil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos.  Revista Educação e Realidade. UFRGS, v. 36, n. 2 (2011) 

Fortin, Sylvie. Gosselin,Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ArtsResearchJournal.ARJ | Brasil | Vol. 1/1 | p. 1-17| Jan./Jun. 2014 (file:///Users/marcos/Downloads/5256-Texto%20do%20artigo-13081-2-10-20140509%20(2).pdf)

Blog sobre pesquisa qualitativa em Artes: 

https://pesquisaqualiemcena.blogspot.com/

 

Clique para consultar os requisitos para CAC0692

Clique para consultar o oferecimento para CAC0692

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP