Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0693 - Dramaturgias e Corpocidade: experiências de escrita a partir da peça radiofônica (Hörspiel)
Dramaturgy and contemporary city: experiences from radiophonic plays (Hörspiel)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Trabalhar a investigação artística fundada no tripé pesquisa, ensino e extensão, tendo o ensino e a pesquisa como eixos.
Experimentar a noção de peça radiofônica como disparadora de criação dramatúrgica para outros suportes.
Explorar o conceito de dramaturgia expandida assentado no sujeito estético e ético.
Buscar na cidade não apenas o tema do experimento, mas o território que gera o conhecimento.
Exercitar o diálogo entre as ambiências acadêmica e urbana.
Contribuir para a formação de um discente que pensa a pesquisa artística não de forma isolada, mas em constante diálogo com a cidade e com o coletivo que a propõe.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2104013 - Felisberto Sabino da Costa
 
Programa Resumido
Estudos da Dramaturgia a partir da peça radiofônica visando a realização de escrituras performativas contemporâneas.
 
 
 
Programa
1-	Aproximação ao texto dramatúrgico: matéria e forma. 
2-	Procedimentos de composição dramatúrgica. 
3-	Texto e Fala: tessituras imagéticas e implicações na dramaturgia acústica.
4-	Dramaturgias e Tecnologias: as novas formas de interação eletrônica
5-	Teoria do rádio: Brecht e outras olhares.
6-	Peças radiofônicas: Bertolt Brecht
7-	Artaud e a dramaturgia sonora
8-	Guerra dos mundos: a experiência dramatúrgica de Orson Welles
9-	Peças radiofônicas: Friedrich Durenmatt
10-	Experiências contemporâneas: escritas performativas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões e exercícios teóricos e práticos que abrangem os princípios constituintes dos temas propostos em aula.
Critério
Freqüência. Participação nas aulas. Realização de exercícios práticos e teóricos. Trabalho Final
Norma de Recuperação
Trabalho teórico-prático
 
Bibliografia
     
AGANBEM. Giorgio.  O que é o contemporâneo e outros ensaios.  Tras. Vinicius Nicastro Honesco.  Chapecó, Argos, 2009.
BACHELART, Gaston. A Dialética da Duração. São Paulo: Ática, 1994.
BAITELLO, Norval Jr. A Cultura do Ouvir. Disponível em; http://www.cisc.org.br
BERENDT, Joachin-Ernest. Nada Brahma – A música e o universo da consciência. São Paulo, Editora Cultrix, 1983.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1978.
BYUNG-CHUL, Han. Sociedade da Transparência. Lisboa, Relógio d água, 2014.
COSTA, F.S. “Teatro e Cultura Popular Urbana: Folclore em S. Miguel Paulista”.  In: Revista Unicsul, n. 9. São Paulo, Universidade Cruzeiro do Sul, 2002, p. 188-202.
CRAIG, E. Gordon. Da Arte do Teatro. Tradução, Prefácio e Notas de Redondo Jr. Lisboa, Editora Arcádia, 1963.
DUVIGNAUD, Jean. Espectáculo y Sociedad. Cidade do México, Fondo de Cultura Económica, 1980.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. S. Paulo, Perspectiva, 2000.
DERRIDA, Jacques. A voz e o fenômeno. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994.
________ Diferença e repetição.  Lisboa, Relógio d água, 2000.
DIEGUEZ, Ileana. Cenários Liminares: Teatralidades, Performance e Política. Uberlândia, Edufu, 2011.
ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.
FÉRAL, Josette. “Por uma poética da performatividade: o teatro performativo”. Sala Preta, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 8, p. 197-209, 2008. http://dx.doi.org/10.11606/ issn.2238-3867.v8i0p197-210. 
______ (Org.). Pratiques performatives: BodyRemix.  Rennes, Presses Universitaires de Rennes ; Presses de l’Université du Québec, 2012.
GLUSBERG, J. A Arte da Performance. S. Paulo, Perspectiva, 1987.
GUINSBURG, Jacob. De cena em cena. Ensaios de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. In: Caminhos de Floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
LAKOFF, George; JONHSON, Mark. Metáforas de La Vida Cotidiana. 8 ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 2009. 
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo, Cosac Naify, 2007. 
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1999.
ORLANDI, Eni P.. As Formas do Silêncio. Campinas, Editora da Unicamp, 2007.
_________ Discurso em Análise: Sujeito, Sentido, Ideologia. Campinas, Editora Pontes. 2012
RUBIO, Miguel. “Por una teatralidade compleja, que nos reconozca en todos los matices de uma identidade inclusiva”. Conjunto – Revista de Teatro Latinoamericana, 154-155, La Habana, enero-junio, 2010.
RYNGAERT, P. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
SANCHEZ, José António. Prácticas de lo Real en la Escena Contemporánea. Madrid: Visor Libros, 2007.
_________. A Pesquisa artística e a arte dos dispositivos. Trad. Luciana S. Romagnoli. In:  http://www.questaodecritica.com.br/2015/08/a-pesquisa-artistica-e-a-arte-dos-dispositivos/. Acesso 20 jan. 2016.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. S. Paulo/Rio de Janeiro, Record, 2001.
SPERBER, George. Introdução à peça radiofônica. São Paulo, Editora EPU, 1980.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama (1880-1980), S. Paulo: Cosac & Naify, 2001.
TRIGO DE SOUZA, Lígia Maria. Rádio internet.br: a rádio que caiu na rede. Revista USP – 80 anos de Rádio, 2002. 
VILLAR, Fernado P. & DA COSTA, José. “Operando nas Fronteiras: Três Apontamentos sobre Perspectivas metodológicas”. IN: CARREIRA, André (Org.) Metodologias da Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. (Memória ABRACE, IX)

 

Clique para consultar os requisitos para CAC0693

Clique para consultar o oferecimento para CAC0693

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP