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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0704 - Voz e movimento: práticas integradas a partir de danças e cantos do Brasil
Voice and movement: integrated practices based on Brazilian dances and songs

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
O campo da cultura popular brasileira reúne várias manifestações em que dança e música se entrelaçam. Mais do que uma característica estética, tais manifestações anunciam uma perspectiva ecológica em que domínios distintos constroem repertórios integrados de passos, movimentos, ritmos e canções. Dentro desse contexto, a disciplina intenta desenvolver práticas de voz e movimento, com base na multimodalidade presente em danças e folguedos do Brasil.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8687791 - Andréia Vieira Abdelnur Camargo
 
Programa Resumido
Estudos de movimento, percepção e dinâmica a partir de algumas danças do Brasil. Práticas vocais inspiradas em cantos tradicionais (cantos de trabalho, cantos responsoriais, toadas, pontos). Multimodalidade e coordenação rítmico-vocal. Práticas de roda e dinâmicas coletivas. 

 
 
 
Programa
1. Corpo-metáfora e anatomia simbólica em manifestações populares. 
2. Passos e dinâmicas: miudinho, umbigada, trupés, ginga, mandinga.
3. Práticas rítmicas: contrametricidade e síncope como regra.
4. Cantar dançando.
5. Canto como chamado.
6. Conversa com mestre(s).
7. Leitura, roda de conversa.
8. Seminários.

 
 
 
Avaliação
     
Método
O trajeto parte de experiências práticas balizadas por discussões teóricas, a fim de abraçar poeticamente a diversidade de abordagens no campo das culturas populares. A relação individual será sempre mediada pela atuação coletiva.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. 2. ed. Organização Oneyda Alvarenga. Belo Horizonte, Brasília: Itatiaia/Instituto Nacional do Livro/Fundação Nacional Pró-Memória, 1982 (3 tomos).
AYALA, Maria Ignez Novais; AYALA, Marcos (Orgs.). Cocos: alegria e devoção. Natal: EDUFRN, 2000.
MACHADO, Lara., DOMENICI, Eloisa., RODRIGUES, Éder., (org.). Corpo, Poética e Ancestralidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 01-245, 11 mar. 2019. Semestral. Disponível em: http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2019/09/cad_gipe_cit-42.pdf
FRYER, P. (2000). Rhythms of Resistance: African Musical Heritage in Brazil. Pluto, London.
GARCEZ, Laís Salgueiro. Dança do Maracatu – aprendendo suas formas com Mestre Maurício. Revista Antropolítica, n. 40, Niterói, p.128-155, 1. sem. 2016 
GRAEFF, Nina. Os ritmos da roda: tradição e transformação no samba de roda. Salvador: EDUFBA, 2015.
MONTEIRO, Marianna F.M. Dança Popular: espetáculo e devoção. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011. 
MURPHY, John Patrick. Cavalo marinho pernambucano. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
RODRIGUES, Graziela E.F. Bailarino, pesquisador, intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
SANDRONI, C.; SANT'ANNA, M. (Org.) Samba de roda do Recôncavo baiano. Brasília: Iphan, 2007.
SAURA, Soraia. Planeta de boieiros: culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do bumba-meu-boi. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008 (Tese de doutorado).
SODRÉ, M. Samba, O Dono do Corpo. Codecri, Rio de Janeiro, 1979.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução: Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. 430p.

 

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