A disciplina contempla a atuação com objetos num campo expandido abrigando simultaneamente as artes cênicas e o território que se convencionou chamar Teatro de Objetos. Sob essa perspectiva, descortinam-se explorações teóricas e práticas nas quais o objeto adquire múltiplos estatutos, seja no texto seja na cena: Explorar o teatro de objetos como linguagem específica e como instrumento para a reflexão sobre o fazer cênico contemporâneo. Trabalhar a atuação com objetos lastreada no conceito de dramaturgia, relacionando-a aos constituintes da cena. Propiciar a constituição de um corpo-outro para a atuação e, mais especificamente, para as diversas possibilidades vislumbradas pelo objeto na cena. Suscitar abordagens que proporcionem interfaces com campos que expandem o teatro.
Teoria e prática atuam conjuntamente e formam um entretecido em que uma ilumina a outra. São propostas discussões em que está em jogo (e no jogo) uma série de princípios (teórico-práticos) para a atuação com o objeto, como, por exemplo: a energia (manutenção do estado proposto); a respiração (comunhão profunda com o objeto); o olhar (como ação) e o ritmo (dança interior).
O programa orienta-se por uma mirada em constante atualização. A partir dos temas gerais sinalizados, o percurso é configurado, de forma mais específica, a cada vez que a disciplina for oferecida: Objeto e artes cênicas: reflexões acerca de um jogo possível. Teorias e processos de criação ancorados no objeto. Corpo e objeto: perspectivas para o/a atuante. A dramaturgia do objeto e o objeto da dramaturgia. O objeto e a cena expandida. Tecnologia e objeto: abordagens contemporâneas Laboratório prático de criação cênica.
ALVARADO, Ana. “El Actor en el Teatro de Objetos”. Móin-Móin, n. 6, Scar/Udesc, 2007. AMARAL, Ana Maria. O Teatro de Formas Animadas. S. Paulo: Edusp, 1993. AMARAL, Ana Maria. O Ator e seus Duplos. Máscara, Boneco e Objeto. São Paulo: Senac, 2002. BARBA, Eugênio. Canoa de Papel. São Paulo: Hucitec, 1984. BARBA, Eugênio. “Um amuleto feito de memória significado dos exercícios na dramaturgia”. Revista do Lume, n. 01 Campinas; LUME/Unicamp, 1998, p. 32-38. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2008. BAUDRILLARD, Jean. Senhas. Rio de Janeiro: Difel, 2001. BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Coletados por Siegfried Unseld. Trad. Fiama Pais Brandão. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978. BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. CARRIGNON, Christian e MATTÈOLI, Jean-Luc. Le théâtre d´objet: mode d´emploi. Dijon: Ed. Scèrén, CRDP de Bourgogne, Col. L`Édition Légêre, n. 2, 2006. CARRIGNON, Christian e MATTÈOLI, Jean-Luc. Le théâtre d´objet: à la recherche du thèâtre d`objet. Paris: Ed. Themaa, Encyclopèdie fragmentèe de la marionnette, vol. 2, 2009. CINTRA, Wagner. No limiar do desconhecido – Reflexões sobre o objeto no teatro de Tadeusz Kantor. São Paulo: Editora Unesp, 2012. COSTA, F. S. - “O objeto e o teatro contemporâneo”. Móin-Móin (UDESC), v. 4, p. 109-124, 2007 COSTA, F. S. – “Oito Aspectos envolvendo dramaturgia, objeto e corpo”. Sala Preta (USP), v. 8, p. 99-107, 2008. COSTA, F.S. “Sobre relógios e nuvens: mestiçagem, hibridação e dramaturgias no teatro de animação”. Móin-Móin, v. 8. Florianópolis: Udesc/Scar, 2011. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998 FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. S. Paulo: Senac, 1998. GIORDANO, Davi. “Ana Alvarado e a Teatralidade dos Objetos”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 9, mar. 2014. HEGGEN, Claire. Sujeito – Objeto: Entrevistas e negociações. Móin-Móin. UDESC-SCAR, volume N.6, 2009. KANTOR, Tadeusz. Entretiens. Paris: Arts & Esthétique,1996 LECOQ, Jacques. Le Théâtre du geste. Paris: Bordas, 1987. LECOQ, Jacques. O corpo poético – Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac, 2010. MATTÉOLI, Jean-Luc. L’objet pauvre, mémoire et quotidien sur les scènes contemporaines françaises. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2011. MOLNÀR, Giulio. Teatro d’Oggetti: appunti, citazioni, esercizi, raccolti da Giulio Molnàr. Pisa: Corazzano: Ed. Titivillus. 2009. PAVIS, Patrice. Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003. RIBEIRO, Almir. “A Morte Animada: Edward Gordon Craig e a vida dos objetos no Teatro”. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, v. 2, p. 1-16, 2011. SAKAE, M. Giroux. Zeami: Cena e Pensamento Nô. S. Paulo: Perspectiva, 199. SANTANA, Renata & PRATES, Valquíria. Linhas Vivas. São Paulo: Paulinas, 2013. SANTAELLA, Lúcia. Culturas e Artes do Pós-humano: da Cultura das Mídias à Cibercultura. São Paulo: Paulus, 2013. SCHWARTZ, Jorge. O fervor das vanguardas. São Paulo: Cia das Letras, 2013. SCHWEITZER, Marlis & ZERDY, Joanne. Performing Objects and Theatrical Things. London, Palgrave MacMillan, 2014. Ebook, SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2011.