Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0708 - O Teatro de Objetos e o Objeto no Teatro
The art of the theatre of objects and object as a form of expression

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina contempla a atuação com objetos num campo expandido abrigando simultaneamente as artes cênicas e o território que se convencionou chamar Teatro de Objetos.  Sob essa perspectiva, descortinam-se explorações teóricas e práticas nas quais o objeto adquire múltiplos estatutos, seja no texto seja na cena: 
Explorar o teatro de objetos como linguagem específica e como instrumento para a reflexão sobre o fazer cênico contemporâneo.
Trabalhar a atuação com objetos lastreada no conceito de dramaturgia, relacionando-a aos constituintes da cena. 
Propiciar a constituição de um corpo-outro para a atuação e, mais especificamente, para as diversas possibilidades vislumbradas pelo objeto na cena.  
Suscitar abordagens que proporcionem interfaces com campos que expandem o teatro.  
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2104013 - Felisberto Sabino da Costa
 
Programa Resumido
Teoria e prática atuam conjuntamente e formam um entretecido em que uma ilumina a outra. São propostas discussões em que está em jogo (e no jogo) uma série de princípios (teórico-práticos) para a atuação com o objeto, como, por exemplo: a energia (manutenção do estado proposto); a respiração (comunhão profunda com o objeto); o olhar (como ação) e o ritmo (dança interior).
 
 
 
Programa
O programa orienta-se por uma mirada em constante atualização. A partir dos temas gerais sinalizados, o percurso é configurado, de forma mais específica, a cada vez que a disciplina for oferecida:

Objeto e artes cênicas: reflexões acerca de um jogo possível. 
Teorias e processos de criação ancorados no objeto.
Corpo e objeto: perspectivas para o/a atuante.
A dramaturgia do objeto e o objeto da dramaturgia. 
O objeto e a cena expandida.
Tecnologia e objeto: abordagens contemporâneas
Laboratório prático de criação cênica.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Trabalho teórico e/ou prático.
 
Bibliografia
     
ALVARADO, Ana. “El Actor en el Teatro de Objetos”. Móin-Móin, n. 6, Scar/Udesc, 2007.
AMARAL, Ana Maria. O Teatro de Formas Animadas. S. Paulo: Edusp, 1993.
AMARAL, Ana Maria. O Ator e seus Duplos. Máscara, Boneco e Objeto. São Paulo: Senac, 2002.
BARBA, Eugênio. Canoa de Papel. São Paulo: Hucitec, 1984.
BARBA, Eugênio.  “Um amuleto feito de memória significado dos exercícios na dramaturgia”. Revista do Lume, n. 01 Campinas; LUME/Unicamp, 1998, p. 32-38.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BAUDRILLARD, Jean. Senhas. Rio de Janeiro: Difel, 2001.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Coletados por Siegfried Unseld. Trad. Fiama Pais Brandão. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
CARRIGNON, Christian e MATTÈOLI, Jean-Luc. Le théâtre d´objet: mode d´emploi. Dijon: Ed. Scèrén, CRDP de Bourgogne, Col. L`Édition Légêre, n. 2, 2006. 
CARRIGNON, Christian e MATTÈOLI, Jean-Luc. Le théâtre d´objet: à la recherche du thèâtre d`objet. Paris: Ed. Themaa, Encyclopèdie fragmentèe de la marionnette, vol. 2, 2009.
CINTRA, Wagner. No limiar do desconhecido – Reflexões sobre o objeto no teatro de Tadeusz Kantor.  São Paulo: Editora Unesp, 2012.
COSTA, F. S. -  “O objeto e o teatro contemporâneo”. Móin-Móin (UDESC), v. 4, p. 109-124, 2007
COSTA, F. S.  – “Oito Aspectos envolvendo dramaturgia, objeto e corpo”. Sala Preta (USP), v. 8, p. 99-107, 2008.
COSTA, F.S. “Sobre relógios e nuvens: mestiçagem, hibridação e dramaturgias no teatro de animação”. Móin-Móin, v. 8. Florianópolis: Udesc/Scar, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998
FO, Dario. Manual Mínimo do Ator.  S. Paulo: Senac, 1998.
GIORDANO, Davi. “Ana Alvarado e a Teatralidade dos Objetos”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 9, mar. 2014.
HEGGEN, Claire. Sujeito – Objeto: Entrevistas e negociações. Móin-Móin. UDESC-SCAR, volume N.6, 2009.
KANTOR, Tadeusz. Entretiens. Paris: Arts & Esthétique,1996
LECOQ, Jacques. Le Théâtre du geste. Paris: Bordas, 1987.
LECOQ, Jacques. O corpo poético – Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo:  Senac, 2010.
MATTÉOLI, Jean-Luc. L’objet pauvre, mémoire et quotidien sur les scènes contemporaines françaises. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2011.
MOLNÀR, Giulio. Teatro d’Oggetti: appunti, citazioni, esercizi, raccolti da Giulio Molnàr. Pisa: Corazzano: Ed. Titivillus. 2009.
PAVIS, Patrice. Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RIBEIRO, Almir. “A Morte Animada: Edward Gordon Craig e a vida dos objetos no Teatro”. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, v. 2, p. 1-16, 2011.
SAKAE, M. Giroux. Zeami: Cena e Pensamento Nô. S. Paulo: Perspectiva, 199.
SANTANA, Renata & PRATES, Valquíria. Linhas Vivas. São Paulo: Paulinas, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e Artes do Pós-humano: da Cultura das Mídias à Cibercultura. São Paulo: Paulus, 2013.
SCHWARTZ, Jorge. O fervor das vanguardas. São Paulo: Cia das Letras, 2013.
SCHWEITZER, Marlis & ZERDY, Joanne. Performing Objects and Theatrical Things. London, Palgrave MacMillan, 2014. Ebook,
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0708

Clique para consultar o oferecimento para CAC0708

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP