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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0718 - Estudos negros: teatralidades, performatividades e teoria crítica no Brasil
Black studies: theatricalities, performativities and critical theory in Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Propor uma reflexão sobre cruzamentos possíveis entre aspectos de uma certa tradição crítica brasileira e perspectivas de análise da modernidade e do capitalismo em chave negro-diaspórica, flagrando na forma artística (no teatro, mas também no cinema, na literatura, nas artes visuais, na música) elaborações de um processo no qual ainda nos inscrevemos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2532442 - Marcos Aurélio Bulhões Martins
 
Programa Resumido
O trabalho consiste em perspectivar materiais (fragmentos de teatro, mas também de cinema, artes visuais, literatura e música), fazendo ver, na forma, momentos e marcas de um sistema de visibilidade para, daí, reconhecer possíveis linhas de fuga. Disso emergem algumas noções que se desdobram em chaves analíticas. “Exercícios de leitura” cruzam aspectos daquilo que conhecemos como “tradição crítica brasileira” – consideradas principalmente as relações de correspondência sem espelhamento entre “forma artística” e “forma social” – com elaborações de uma leva de autoras e autores da diáspora negro-africana, aqui mobilizados sob a rubrica perspectiva negra.
 
 
 
Programa
PARTE I
1.	Da modernidade ou visões sobre “o fim do mundo como o conhecemos”: é possível evitar o futuro do presente?
2.	Forma artística e forma social: drama, “crise do drama”; emergência na metrópole, insurgência na colônia.
3.	Formação e desmanche: impasses do “teatro brasileiro moderno”.
4.	Um teatro pós-desmanche? Da antropofagia modernista à canibalização.

PARTE II
5.	Uma cena de rua machadiana: a teatralidade do linchamento.
6.	Imagens da mulher negra em Machado de Assis e a “mulher do fim do mundo”.
7.	Reconciliações extorquidas: duas imagens negras no cinema – Grande Otelo e Abdias Nascimento.

PARTE III
8.	Corpo-fronteira, corpo-emblema, sistema de visibilidade.
9.	“Olhar no olho da tragédia brasileira”: emergências performativas.
10.	Que corpo sonha? A imaginação como força produtiva.
11.	Voz, carne e rosto: fazer corpo.

PARTE IV
12.	Seminário Aberto 1: um/a artista ou pesquisador/a convidad/o/a   
13.	Seminário Aberto 2:  um/a artista ou pesquisador/a convidad/o/a   
14.	Um teatro sem sociedade?
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura e análise de materiais. Aulas expositivas
Critério
Frequência; participação. Escrita de exercício final.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
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