Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0721 - Estudos em Atuação: Mímica, Contação de Histórias e Comicidade na Tradição Cênica no Brasil
Acting Studies: Mime, Storytelling and Comicity in the Theatrical Tradition in Brazil.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Estudar teórica e praticamente formas teatrais da tradição da cultura popular brasileira, que reúne diversas modalidades de manifestações, com linguagens corporais e narrativas
baseadas no humor, muito presentes em apresentações cênicas de rua. Enfocaremos algumas linguagens, como a Mímica e a Palhaçaria, tendo como eixo norteador a Comicidade inerente à tradição cênica da região nordeste do nosso país. Além de uma parte dedicada à experimentação de práticas da atuação popular, teremos a participação de artistas em debates em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
63370 - Eduardo Tessari Coutinho
 
Programa Resumido
Estudos de atuação, a partir da observação de si e do coletivo, seja corporal quanto sonoro, com isso constituir cena de algumas linguagens do Brasil. Práticas corporais e vocais inspiradas em linguagens populares, muito presente na cena de rua.
 
 
 
Programa
1. Consciência corporal. 
2. Jogo teatral. 
3. Improvisação. 
4. Percepção de sotaque. 
5. Princípios técnicos de mímica. 
6. Princípios técnicos de Palhaçaria. 
7. Estudos de algumas formas teatrais populares. 
8. Conversa com artistas populares. 
9. Seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O trajeto parte das experiências práticas levando a discussões teóricas, a fim de ter uma compreensão poética da diversidade de algumas linguagens no campo da cena popular. A experiência individual será sempre vinculada ao fazer coletivo.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BALSIMELLI, Rossano & NEGRI, Livio. Guida al mimo e al clown. Milano: Rizzole, 1982.
BARROS, Rafael de. Palhaço de Rua: A experiência de um artista latino-americano – um estado de risco. São Paulo: Giostri Editora, 2022.
BERGSON, Henri. O riso. Lisboa: Guimarães Editores, 1960.
BRETON, David Le. Rir: Uma antropologia de quem ri. https://performanceecognicao.fcsh.unl.pt/2021/11/02/rir-uma-antropologia-de-quem-ri-david-le-breton/ 
CASCUDO, Luis da Camara. História dos nossos gestos. São Paulo: Edusp, 1987.
DECROUX, Étienne. Parole sur le mime. Paris: Librairie Théâtrale, s.d.
FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 1998.
HAUSBRANDT, Andrzej. Tomaszewski's mime theatre. Warsaw: Interpress Publication, 1975.
LECOQ, Jacques et alii. Le théâtre du geste. Mime et acteurs. Paris: Bordas, 1987.
MEDEIROS, Fábio H. N. & RAUEN, Taiza M. (org.). Contação de Histórias: Tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.
SALLÉE, André & FABBRI, Jacques. Arte del Clown. Roma: Gremese Editore, 1984.
STOLZENBERG, Mark. Arte del mimo. Roma: Gremese, 1981.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0721

Clique para consultar o oferecimento para CAC0721

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP