A presente disciplina pretende abordar de maneira concisa os princípios da iluminação cênica, de modo que os alunos e alunas aprendam as ferramentas básicas para compreender, criar e executar, sob orientação, um projeto de luz.
Curso instrumental de iluminação cênica: os princípios básicos que norteiam a prática da iluminação cênica são abordados em aula expositiva e, na seqüência, são experimentados pelos alunos através de pequenos exercícios práticos de luz. A Disciplina propõe também que alunos e alunas durante o semestre, sob orientação, realizem a concepção, afinação e operação da iluminação de um projeto realizado dentro do Departamento, no mesmo semestre letivo.
- A luz. - A Visão. - Lâmpadas. - Equipamentos - características e funções. - Conhecer o teatro e sua estrutura elétrica. - Eletricidade básica para o teatro e regras de segurança. - Ângulos de incidência e posicionamento dos refletores. - Teoria das cores. - Utilização das cores na iluminação cênica: gelatinas, filtros e reflexão. - Processos de criação e suas várias etapas. - Introdução ao desenho de mapas de luz: planta baixa. - Introdução à prática de montagem. - Introdução à prática de operação de luz.
ALBERS, Joseph. A Interação da Cor. São Paulo, Editora Martins Fontes, 2016. ARNHEIM, Rudolf. Arte & Percepção Visual. São Paulo: EDUSP, 1980. BARROS, Lilian R.M.A Cor no Processo Criativo. São Paulo: Ed. SENAC, 2006. CAMARGO, Roberto Gill. A Função Estética da Luz. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012. _______, ________. Conceito de Iluminação Cênica. Rio de Janeiro:Ed. Música e Tecnologia, 2012. GAGE, John. A Cor na Arte. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012. GIANNOTTI, Marco (org.). São Paulo:Reflexões Sobre a Cor, Editora Martins Fontes, 2021. GOETHE, J.W. Doutrina das Cores. São Paulo: Ed. Nova Alexandria, 2013. INGARDEN, r. e outros. O Signo Teatral. Porto Alegre: Ed. Globo, 1977. KANDINSKY, W. Do Espiritual na Arte. São Paulo:Ed. Martins Fontes, 1990. KELLER, Max. Light Fantastic: The Art and Design of Lighting Design. Prestel Publishing, 2010. NEWTON, Isaac. Óptica – ou um Tratado Sobre a Reflexão, a Refração e as Cores da Luz. PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003. PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 1982. SALVETTI, Alfredo.A História da Luz. São Paulo: Ed Livraria da Física, 2008. SARAIVA, Hamilton F. Iluminação Teatral: História, Estética e Técnica. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 1990, 2 vol. SARAIVA, Hamilton F. Eletricidade Básica para o Teatro. Rio:MEC/Inacen, 1973. SIMÕES, Edda Q. e Tiedemann, Klaus. Psicologia da Percepção. São Paulo: E.P.U., 1985. STREADER, Tim E Williams, John A. Create Your Own Stage Lighting. New Jersey: Prentice Hall Inc., 1985. TUDELLA, Eduardo. A Luz na Gênese do Espetáculo. Salvador: EDUFBA, 2017. VINCI, Leonardo da. Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz.