Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0727 - Poéticas do Corpo e da Voz II
Body and Voice Poetics II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
- Explorar as relações entre movimento e vocalidade a partir de diferentes formas de organização espacial e temporal, reconhecendo subjetividades, memórias e identidades plurais presentes na cena contemporânea.
- Investigar dinâmicas e poéticas do gesto e da palavra, com enfoque na narratividade e na performatividade.
- Cruzar procedimentos advindos da tradição cênica ocidental a práticas corporais e vocais dissidentes e/ou decoloniais.
- Desenvolver práticas de aprimoramento do trabalho corporal e vocal, a partir de rotinas de exercícios preparatórios e dinâmicas criativas individuais e coletivas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8687791 - Andréia Vieira Abdelnur Camargo
7098681 - Sayonara Sousa Pereira
 
Programa Resumido
As aulas visam ao estudo das relações entre movimento, voz, gesto e palavra, em dinâmicas regidas por narratividade e performatividade. Técnicas vocais estendidas, práticas performativas e outras formas de entretecer o estudo do movimento e da voz conduzirão a disciplina a construir um diálogo com as poéticas da cena contemporânea.
 
 
 
Programa
I.	Corpo e espacialidade em campo expandido;
II.	Corpo, paisagem e espaço urbano;
III.	Corpo, memória e temporalidades;
IV.	Movimento, escuta corporal e relações;
V.	Composições e partituras corporais;
VI.	Voz e escuta: aspectos subjetivos e psicodinâmicos da voz; 
VII.	Ação vocal e ação verbal;
VIII.	Corpo, voz e narratividade;
IX.	Práticas vocais estendidas;
X.	Corpo, voz e performatividade;
XI.	Voz, palavra e canção.
XII.	Práticas de dança e canto inspiradas em brincadeiras tradicionais da cultura afro-popular e afro-ameríndia do Brasil. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será contínua, ao longo das aulas, computando frequência, presença, desempenho, cooperação e realização de tarefas. A disciplina é prática e teórica, buscando-se constantemente as conexões destes dois campos. O aspecto técnico se articula ao poético, em abordagem dirigida do coletivo para o individual, elegendo jogo e improvisação como estratégias.
Critério
1. Frequência. 2. Presença. 3. Desempenho. 4. Cooperação. 5. Realização de tarefas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
*As referências serão atualizadas semestralmente.

BASTOS, Helena. Corpo sem vontade = Cuerpo sin voluntad. Revisão e tradução: Martina Altalef. São Paulo: ECA/USP: Cooperativa Paulista de Dança, 2017.
CAMPO, Giuliano; MOLIK, Zygmunt. Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. Tradução de Julia Barros. São Paulo: É Realizações, 2012.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. 
JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Voz, gênero e performance. São Paulo: Hucitec, 2021.
______. Corpo Vocal, Gênero e Performance. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 359-381, maio/ago. 2017.

LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e a política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.
LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2011.
MARTINS, J. B. D. F. GESTOS MUDOS. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 8, n. 1, 2017. 
MARTINS, José Batista (Zebba) Dal Farra (org): DOSSIÊ VOZ. In SALA PRETA nº 7. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP), 2007.
MONICA, F. D.; MALETTA, E. Os espaços que promovem uma dramaturgia da ação vocal. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1), 2015.
NHUR, Andréia. Do movimento ao som, do som ao movimento: relações bioculturais entre dança e música. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(4), 01–26, 2020.
PEREIRA, Sayonara. Dança(s), lugares e paisagens [recurso eletrônico]: escritos cênicos dos pesquisadores do LAPETT. São Paulo: ECA-USP, 2021.
VARLEY, Júlia. Pedras d’água: bloco de notas de uma atriz do Odin Teatret. Trad. Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0727

Clique para consultar o oferecimento para CAC0727

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP