Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0729 - Poéticas de Atuação III
Acting Poetics III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1.	Introduzir diferentes possibilidades da atuação em dinâmicas colaborativas de criação: aspectos históricos, referências estéticas, modelos, procedimentos, ferramentas, modos de trabalho e perspectivas da contemporaneidade.  
2.	Experimentar dinâmicas de criação colaborativas, com ênfase nas relações criativas entre atuação, dramaturgia e direção, em caráter expandido. 
3.	Estimular e desenvolver a reflexão crítica, na perspectiva dos processos de criação em dinâmica colaborativa, do ponto de vista da atuação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1164068 - Lucienne Guedes Fahrer
 
Programa Resumido
Abordagem e experimentação prática de dinâmicas colaborativas de criação, com ênfase na atuação. Estudos históricos, teóricos e práticos em atuação.
 
 
 
Programa
1.	Estudos sobre a atuação nas dinâmicas colaborativas de criação. 
2.	Experimentação de dinâmicas a partir de material trazidos por atrizes e atores.
3.	Experimentação de dinâmicas a partir de material textual, em perspectiva colaborativa.
4.	Experimentação de dinâmicas a partir de desenvolvimento conjunto de ideias e a partir de ferramentas de jogo.
5.	Questões entre atuação e criação de dramaturgia em dinâmicas colaborativas
6.	Questões entre atuação e direção em dinâmicas colaborativas.
7.	Questões entre atuação e visualidades em dinâmicas colaborativas.
8.	Reflexão crítica sobre as questões da atuação em dinâmicas colaborativas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão desenvolvidas com ênfase na prática e na experimentação, com material teórico como referência. As diversas dinâmicas experimentadas serão postas em perspectiva crítica do material trabalhado e das relações entre os criadores e suas áreas e funções.
Critério
Os estudantes serão avaliados sobretudo por sua participação efetiva nas dinâmicas propostas, assim como pela frequência, pontualidade e contribuição na criação e reflexão do trabalho coletivo.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo?. In: O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009. Pgs. 25-51.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CORNAGO, Óscar. Atuar de verdade. A confissão como estratégia cênica. Revista Urdimento, Florianópolis, ano 12, v. 13, 2009, pg. 99-111.
_______________. Biodrama. Sobre el teatro de la vida y la vida del teatro. Latin American Theatre Review, 39.1, Fall 2005, p.5-27.
FABIÃO, Eleonora. Ações. Rio de Janeiro: Tamanduá Arte, 2015.
_______________.  Corpo cênico, estado cênico. Itajaí/SC: Contrapontos- Eletrônica, Revistado Programa de Pós-graduação em Educação da Univali, v. 10, n.3, set./dez. 2010, p. 321-326. 
_______________. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Revista Sala Preta. Departamento de Artes Cênicas ECA/USP, Número 8. Páginas 235-246. São Paulo, 2001. 
FABIÃO, Eleonora. ESPÍRITO SANTO, Cristina; e SOBRAL Sonia (orgs.) Rumos Itaú Cultural Teatro 2010-2012: Encontro. São Paulo: Itaú Cultural, 2013.
FERNANDES, Silvia. Apontamentos sobre o texto teatral contemporâneo. Revista Sala Preta. Departamento de Artes Cênicas ECA/USP, Número 1. São Paulo, 2001. Páginas 69-79.
_______________. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: Revista Psicologia & Sociedade. Volume 19 (1), páginas 15-22, jan/abr. 2007.
KILOMBA, Grada. Desobediências poéticas, disponível em http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF06_gradakilomba_miolo_baixa.pdf
_______________. Memórias da Plantação. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MOTTA LIMA, Tatiana. Em busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator. Revista RESET, número 01, pgs 51-63, 2004.
PAVIS, Patrice. Dicionário da Performance e do Teatro Contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.
SILVA, Denise Ferreira. Em estado bruto. In: REVISTA ARS - Programa de Pós-Graduação em Artes  Visuais    da ECA/USP, São Paulo, julho de 2019.
__________________. Sobre diferença sem separabilidade. In Catálogo da 32ª. Bienal de Arte de São
Paulo, 2016. Disponível em https://issuu.com/amilcarpacker/docs/denise_ferreira_da_silva_?fbclid=IwAR1AJG8KxH-69xQOKtfOnRrv3bJfzomlP0-NuwvlJZTUukjDaGZLZ-3vEN8

VINTÉM, ensaios para um teatro dialético. São Paulo: Ed. HUCITEC/ Companhia do Latão, número 2, maio/junho/julho, 1998.


 

Clique para consultar os requisitos para CAC0729

Clique para consultar o oferecimento para CAC0729

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP