A cena contemporânea bem como os estudos e as pesquisas atuais em torno dos fenômenos cênicos exige cada vez mais uma reflexão vertical sobre algumas questões eminentemente teóricas e que muitas vezes rementem ao campo da filosofia e aos estudos estéticos de uma maneira geral. Um aluno de artes cênicas, seja qual for a especialidade a que ele se dedique, precisa ter uma base conceitual sólida e este curso pretende oferecê-la.
O curso oferece um panorama das teorias que historicamente, seja a partir das próprias práticas cênicas e dramatúrgicas, seja a partir das reflexões filosóficas de todos os tempos, tentaram explicar o fenômeno teatral. De fato, partindo de uma perspectiva contemporânea, em que a própria epistemologia ocidental está em xeque e novos horizontes epistemológicos põem em fricção as teorias estabelecidas, oferecer uma “história das ideias” reunindo o que de mais relevante se pensou sobre o teatro, a cena e todas as suas circunstâncias.
1. O campo conceitual da cena contemporânea, dramática, performativa e expandida. 2. A crítica de Platão ao Teatro como primeira reflexão sistemática sobre a cena. 3. A Teoria da Tragédia de Aristóteles e a noção de mimesis como base da reflexão sobre a arte no Ocidente. 4. As teorias orientais sobre a cena: Índia e Japão. 5. As teorias africanas e ameríndias sobre a cena. 6. O resgate renascentista da Poética de Aristóteles e o neoclassicismo francês. 7. A Poética dramática de Diderot e o projeto do drama burguês. 8. A estética pós-kantiana e a teoria dramática do romantismo alemão. 9. As teorias do realismo, naturalismo e simbolismo. 10. A crise da representação dramática e as especulações teóricas das vanguardas históricas. 11. A teoria do teatro político (Piscator) e a teoria do teatro épico/dialético (Brecht) 12. A teoria do teatro da crueldade (Artaud) 13. O estruturalismo e o Teatro: do formalismo russo à semiótica e teoria da recepção. 14. O pós-estruturalismo e a crise da teoria do teatro. 15. Teses e temas contemporâneos.
Bial, Henry (editor), The Performance Studies Reader, Londres e Nova Iorque, Routledge, 2004. Borie, M; Rougemont,M; Scherer,J – Estética Teatral: textos de Platão a Brecht, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 Carlson, Marvin – Teorias do Teatro: estudo histórico-crítico dos gregos à modernidade, São Paulo, Editora da Unesp, 1995 _____________ - Performance: a critical introduction, Londres e Nova Iorque, Routledege, 2004. Guinsburg,J. Da Cena, em cena, São Paulo, Perspectiva, 2001 Pavis, Patrice – Dicionário de Teatro, São Paulo, Perspectiva, 1999. ___________ - A análise dos espetáculos, São Paulo, Perspectiva, 2003 Roubine, Jean-Jacques – Introdução às grandes Teoria do Teatro, Rio de Janeiro, Zahar,2003 Szondi – Teoria do Drama Moderno (1980-1950), São Paulo, Cosac & Naify, 2001 Williams, Raymond – Tragédia moderna, São Paulo, Cosac & Naify, 2002