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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0732 - Teoria das Artes Cênicas
Theory of Performing Arts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A cena contemporânea bem como os estudos e as pesquisas atuais em torno dos fenômenos cênicos exige cada vez mais uma reflexão vertical sobre algumas questões eminentemente teóricas e que muitas vezes rementem ao campo da filosofia e aos estudos estéticos de uma maneira geral. Um aluno de artes cênicas, seja qual for a especialidade a que ele se dedique, precisa ter uma base conceitual sólida e este curso pretende oferecê-la. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2098240 - Luiz Fernando Ramos
 
Programa Resumido
O curso oferece um panorama das teorias que historicamente, seja a partir das próprias práticas cênicas e dramatúrgicas, seja a partir das reflexões filosóficas de todos os tempos, tentaram explicar o fenômeno teatral. De fato, partindo de uma perspectiva contemporânea, em que a própria epistemologia ocidental está em xeque e novos horizontes epistemológicos põem em fricção as teorias estabelecidas, oferecer uma “história das ideias” reunindo o que de mais relevante se pensou sobre o teatro, a cena e todas as suas circunstâncias.
 
 
 
Programa
1.	O campo conceitual da cena contemporânea, dramática, performativa e expandida.
2.	A crítica de Platão ao Teatro como primeira reflexão sistemática sobre a cena.
3.	A Teoria da Tragédia de Aristóteles e a noção de mimesis como base da reflexão sobre a arte no Ocidente.
4.	As teorias orientais sobre a cena: Índia e Japão.
5.	As teorias africanas e ameríndias sobre a cena.
6.	O resgate renascentista da Poética de Aristóteles e o neoclassicismo francês.
7.	A Poética dramática de Diderot e o projeto do drama burguês.
8.	A estética pós-kantiana e a teoria dramática do romantismo alemão.
9.	As teorias do realismo, naturalismo e simbolismo.
10.	A crise da representação dramática e as especulações teóricas das vanguardas históricas.
11.	A teoria do teatro político (Piscator) e a teoria do teatro épico/dialético (Brecht)
12.	A teoria do teatro da crueldade (Artaud)
13.	O estruturalismo e o Teatro: do formalismo russo à semiótica e teoria da recepção.
14.	O pós-estruturalismo e a crise da teoria do teatro.
15.	Teses e temas contemporâneos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo.
Critério
1. Frequência. 2. Seminários. 3. Entrega de textos teóricos. 4. Entrega de exercícios de escrita dramatúrgica.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Bial, Henry (editor), The Performance Studies Reader, Londres e Nova Iorque, Routledge, 2004.

Borie, M; Rougemont,M; Scherer,J – Estética Teatral: textos de Platão a Brecht, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996  


Carlson, Marvin – Teorias do Teatro: estudo histórico-crítico dos gregos à modernidade, São Paulo, Editora da Unesp, 1995

_____________ -   Performance: a critical introduction, Londres e Nova Iorque, Routledege, 2004.

Guinsburg,J. Da Cena, em cena, São Paulo, Perspectiva,  2001 

Pavis, Patrice – Dicionário de Teatro, São Paulo, Perspectiva, 1999.

___________ -  A análise dos espetáculos, São Paulo, Perspectiva, 2003 

Roubine, Jean-Jacques – Introdução às grandes Teoria do Teatro, Rio de Janeiro, Zahar,2003

Szondi – Teoria do Drama Moderno (1980-1950), São Paulo, Cosac & Naify, 2001

Williams, Raymond – Tragédia moderna, São Paulo, Cosac & Naify, 2002
 

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