Disciplina de caráter teórico-prático que terá como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional, e princípios narrativos. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações visando uma sistematização na experiência visual. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho será atingida. Teremos como prioritário a passagem dos meios analógicos para os digitais. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
O enfoque desta disciplina será dado à organização plástica do campo visual, considerando-se alguns itens referenciais que serão desdobrados em forma de exercícios.
As aulas abrangerão os seguintes tópicos que serão desdobrados em aulas teóricas e exercícios práticos: 1. Uma Introdução ao espaço pictórico: ponto, linha, plano, superfície e volume/ unidades, formas, estruturas, figuras e suas inter-relações. 2. Princípios da Gestalt. 3. Estudos da percepção visual. 4. Reflexões sobre os meios de produção 5. Sintaxe da Linguagem Visual 6. Uma abordagem pela Semiótica Peirciana (de Charles Sanders Peirce). 7. Processos Intersemióticos e Entre-Imagens. 8. Narrativas: multimídia, intermídia e transmídia. *15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
Arnheim, Rudolf (2002). Arte e Percepção Visual – Uma psicologia da visão criadora, Pioneira, São Paulo (1 edição americana em 1954). Bellour, Raymond (2012). Between the images, JRP-RINGIER & LES PRESSES DU RÉEL: Switzerland (L’Entre-images-Photo, cinéma, vidéo, 1ª ed francesa em 1990). Dondis, Donis (1991). Sintaxe da Linguagem Visual, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. americana em 1973). Gibson, James J. (1974). La percepción Del mundo visual, ediciones Infinito, Buenos Aires (1 ed. em inglês em 1950) Gombrich, Ernst (1982). The Image & the Eye, Phaidon, London. Kandinsky, Wassily (1997). Ponto e Linha sobre o Plano, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. francesa em 1970). Koffka, Kurt (1975). Princípios de Psicologia da Gestalt, Ed. Cultrix, São Paulo. Ostrower, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro, (20 edição). Ostrower, Fayga(1998). A Sensibilidade do Intelecto, Ed. Campus, Rio de Janeiro (4 edição). Peirce, Charles Sanders (1994). The electronic edition of The collected Papers of Charles Sanders Peirce. Utah:Folio Corporation (Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W. Plaza, Júlio (1987). Tradução Intersemiótica, Ed. Perspectiva, São Paulo. Pinker, Steven (1998). Como a mente funciona, Cia das Letras, São Paulo. Santaella, Lúcia(1983). O que é Semiótica. Ed. Brasiliense, São Paulo. Santaella, Lúcia (1993). A Percepção – uma teoria semiótica, Experimento, São Paulo. Wong, Wucius (2001). Princípios de Forma e Desenho, Martins Fontes (1 ed. americana em 1993) Bibliografia complementar será fornecida no decorrer do curso