Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0148 - Fundamentos da Linguagem Visual I
Fundamentals of Visual Language I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Disciplina de caráter teórico-prático que terá como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações visando uma sistematização na experiência visual. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho será atingida. Teremos como prioritário a passagem dos meios analógicos para os digitais e trataremos essencialmente de imagens fixas, ou, aquelas que não nos causam o efeito de mudança espaço-temporal efetivamente. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4788236 - Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
 
Programa Resumido
O enfoque desta disciplina será dado à organização plástica do campo visual, considerando-se alguns itens referenciais que serão desdobrados em forma de exercícios.
 
 
 
Programa
As aulas abrangerão os seguintes tópicos que serão desdobrados em aulas teóricas e exercícios práticos: 1. Uma Introdução ao espaço pictórico: ponto, linha, plano, superfície e volume/ unidades, formas, estruturas, figuras e suas inter-relações. 2. Princípios da Gestalt. 3. Estudos da percepção visual. 4. Reflexões sobre os meios de produção 5. Sintaxe da Linguagem Visual 6. Uma abordagem pela Semiótica Peirciana (de Charles Sanders Peirce). 7. Processos Intersemióticos e Entre-Imagens
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas (exposições teóricas, projeções de slides, estudo de textos, informações técnicas, materiais e bibliográficas).Aulas práticas em grupo.
Critério
Os trabalhos realizados em sala de aula mais a participação e aproveitamento do aluno atribuirão a nota do primeiro bimestre. No final do semestre o aluno deverá entregar um trabalho prático e uma análise (texto escrito) baseada no conteúdo do programa, que lhe atribuirá a nota do segundo bimestre. Para a nota do segundo bimestre também será levado em consideração à participação em aula no período. A nota do primeiro bimestre somada a do segundo e dividida por dois resultará a média final do aluno.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada durante o mês de férias do respectivo semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Arnheim, Rudolf (2002). Arte e Percepção Visual – Uma psicologia da visão criadora, Pioneira, São Paulo (1 edição americana em 1954). Bellour, Raymond (2012). Between the images, JRP-RINGIER & LES PRESSES DU RÉEL: Switzerland (L’Entre-images-Photo, cinéma, vidéo, 1ª ed francesa em 1990). Dondis, Donis (1991). Sintaxe da Linguagem Visual, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. americana em 1973). Gibson, James J. (1974). La percepción Del mundo visual, ediciones Infinito, Buenos Aires (1 ed. em inglês em 1950) Gombrich, Ernst (1982). The Image & the Eye, Phaidon, London. Kandinsky, Wassily (1997). Ponto e Linha sobre o Plano, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. francesa em 1970). Koffka, Kurt (1975). Princípios de Psicologia da Gestalt, Ed. Cultrix, São Paulo. Ostrower, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro, (20 edição). Ostrower, Fayga(1998). A Sensibilidade do Intelecto, Ed. Campus, Rio de Janeiro (4 edição). Peirce, Charles Sanders (1994). The electronic edition of The collected Papers of Charles Sanders Peirce. Utah:Folio Corporation (Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W. Plaza, Júlio (1987). Tradução Intersemiótica, Ed. Perspectiva, São Paulo. Pinker, Steven (1998). Como a mente funciona, Cia das Letras, São Paulo. Santaella, Lúcia(1983). O que é Semiótica. Ed. Brasiliense, São Paulo. Santaella, Lúcia (1993). A Percepção – uma teoria semiótica, Experimento, São Paulo. Wong, Wucius (2001). Princípios de Forma e Desenho, Martins Fontes (1 ed. americana em 1993) Bibliografia complementar será fornecida no decorrer do curso
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0148

Clique para consultar o oferecimento para CAP0148

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP