: Disciplina de caráter teórico-prático que terá como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações visando uma sistematização na experiência visual. Conseqüentemente a formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho será atingida. Teremos como prioritário a passagem dos meios analógicos para os digitais e trataremos essencialmente de imagens fixas, ou, aquelas que não nos causam o efeito de mudança espaço-temporal efetivamente.A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
O enfoque será dado à organização plástica do campo visual, considerando-se alguns itens referenciais que serão desdobrados em forma de exercícios: organização do campo gráfico a partir de elementos lineares e/ou de superfícies e/ou volumétricos, enquanto suas possibilidades plásticas (forma, dimensão, valor, ar, textura, transparência, direção, posição, intervalo, distribuição, agrupamento, etc.); a luz como elemento de organização: dimensão espacial, dimensão fisio-plástica e dimensão simbólica da luz (contrastes e analogias de valores luminosos).
O enfoque será dado à organização plástica do campo visual, considerando-se alguns itens referenciais que serão desdobrados em forma de exercícios: 1. Organização do campo gráfico a partir de elementos lineares e/ou de superfícies e/ou volumétricos, enquanto suas possibilidades plásticas (forma, dimensão, valor, ar, textura, transparência, direção, posição, intervalo, distribuição, agrupamento, etc.). 2. A luz como elemento de organização: dimensão espacial, dimensão fisio-plástica e dimensão simbólica da luz. Contrastes e analogias de valores luminosos. 3. Oganização do espaço por proximidade e profundidade de campo: limites de percepção, escala (forma, valor). Superposição (opacidade e transparência) convergências (perspectiva visual, linear, invertida, amplificada, celeste, vôo de pássaro, aérea, simultânea ou múltipla). 4. Sistemas de agrupamentos de elementos visuais semelhantes e diferenciados: esparso, acumulado e regular/irregular. 5. Constrastes simultâneos (dimensão, forma, textura, luz, espaço, quantidade, organização, densidade, etc.). 6. Superposição por deslocamento: do objeto, do campo, e do observador, estudo de eixo de orientação de deslocamento. 7. Organização por justaposição de imagens: continuidade e descontinuidade espaço temporal. Representação sincrônica e diacrônica. 8. Função do contexto em relação à imagem.
Arnheim, Rudolf (2002). Arte e Percepção Visual – Uma psicologia da visão criadora, Pioneira, São Paulo (1 edição americana em 1954). Bellour, Raymond (2012). Between the images, JRP-RINGIER & LES PRESSES DU RÉEL: Switzerland (L’Entre-images-Photo, cinéma, vidéo, 1ª ed francesa em 1990). Dondis, Donis (1991). Sintaxe da Linguagem Visual, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. americana em 1973). Gibson, James J. (1974). La percepción Del mundo visual, ediciones Infinito, Buenos Aires (1 ed. em inglês em 1950) Gombrich, Ernst (1982). The Image & the Eye, Phaidon, London. Kandinsky, Wassily (1997). Ponto e Linha sobre o Plano, Martins Fontes, São Paulo (1 ed. francesa em 1970). Koffka, Kurt (1975). Princípios de Psicologia da Gestalt, Ed. Cultrix, São Paulo. Ostrower, Fayga (1983). Universos da Arte, Ed. Campus, Rio de Janeiro, (20 edição). Ostrower, Fayga(1998). A Sensibilidade do Intelecto, Ed. Campus, Rio de Janeiro (4 edição). Peirce, Charles Sanders (1994). The electronic edition of The collected Papers of Charles Sanders Peirce. Utah:Folio Corporation (Vol. I-VI edited by Charles Hartshorne e Paul Weiss; vol. VII-VIII edited by Artur W. Plaza, Júlio (1987). Tradução Intersemiótica, Ed. Perspectiva, São Paulo. Pinker, Steven (1998). Como a mente funciona, Cia das Letras, São Paulo. Santaella, Lúcia(1983). O que é Semiótica. Ed. Brasiliense, São Paulo. Santaella, Lúcia (1993). A Percepção – uma teoria semiótica, Experimento, São Paulo. Wong, Wucius (2001). Princípios de Forma e Desenho, Martins Fontes (1 ed. americana em 1993) Bibliografia complementar será fornecida no decorrer do curso