Disciplina de caráter teórico-prático tem como preocupação a linguagem visual sobre sequência de imagens e efeitos de variação temporal, e a construção de narrativas. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações, cuja proposição básica visa uma sistematização na experiência visual, notadamente no campo das mídias digitais.
O enfoque desta disciplina será dar continuidade às discussões iniciadas na disciplina Narrativas e Visualidades I. Disciplina de caráter fundamentalmente teórico que inicialmente oferece uma introdução ao estudo de imagens em sequência, considerando-se alguns princípios referenciais e objetivando instrumentar conceitualmente o(a) estudante.
Conteúdo: As aulas abrangerão os seguintes tópicos: 1. Apresentação da disciplina 2. Sequência de imagens - da história em quadrinhos aos ensaios fotográficos; 3. Introdução à linguagem do cinema e vídeo. Elementos de formação da linguagem visual (enquadramentos, ângulos e movimento de câmera, câmera subjetiva, plano sequência); 4. O conceito de Montagem; 5. Vídeo arte; 6. Animação; 7. Imagens Projetadas; 8. Imagens Calculadas; 9. Extremidades do Vídeo; 10. Desenvolvimento de Projeto (individual ou em dupla); 11. Seminário; 12. Seminário; 13. Seminário; 14. Seminário; 15. Apresentação do Projeto e Finalização do curso.
BARBOSA JUNIOR, Alberto Lucena (2002). Arte da animação - técnica e estética através da história, editora Senac, São Paulo. EISENSTEIN, Seguei (1990). A Forma do Filme, Jorge Zahar Editor Ltda, RJ (1 ed. 1949). GAGE, Leighton David e Meyer, Cláudio (1985). O Filme Publicitário, Lintas Brasil, São Paulo. LAURENTIZ, Silvia (1999). Imagens Animadas - Estruturas dinâmicas analisadas a partir de princípios semióticos, tese de doutoramento defendida em maio de 1999 na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, pós-graduação em Comunicação e Semiótica. MACHADO, Arlindo (1997). Pré-cinemas & pós-cinemas, Papirus, Campinas. ________________ (1988). A Arte do Vídeo, ed. Brasiliense, São Paulo. MANINI, Miriam (1998). "Imagem, imagem, imagem...: o fotográfico no foto-romance", in O Fotográfico, (Etienne Samain, org.)Ed. Hucitec, São Paulo. MANOVICH, Lev (2001). The Language of New Media. The MIT Press, Massachusetts. MELLO, Christine (2008). Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac, São Paulo. PUNT, Michael (2000). Early cinema and the technological imaginary. Wiltshire, England: Cromwell Press. https://dare.uva.nl/search?identifier=a96b5b3a-2081-4e76-8256-611c036a9249 (acessado em 2018). Bibliografia de apoio será apresentada no decorrer do curso.