Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0149 - Fundamentos da Linguagem Visual II
Fundamentals of Visual Language II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
O enfoque desta disciplina será às questões das seqüências de imagens, dimensionalidade, relação espaço-temporal e as contribuições dos meios analógicos e digitais relevantes, considerando-se alguns itens referenciais que serão desdobrados em forma de exercícios. O objetivo é a formação de uma visão crítica e reflexiva, em conjunto com a experimentação. 
 
 
 
Programa Resumido
Disciplina de caráter teórico-prático tem como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional e efeitos de variação temporal. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações, cuja proposição básica visa uma sistematização na experiência visual, notadamente no campo das mídias digitais.

 
 
 
Programa
Prática de ateliê/laboratório, aprofundando os conhecimentos ligados à realização de trabalhos com os meios e dispositivos tecnológicos, com ênfase no hipertexto, arquitetura de navegação e web sites.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas (exposições teóricas e projeções audiovisuais); 2. Orientação de trabalhos e projeto desenvolvidos pelos(as) estudantes.
Critério
Nota pelo desenvolvimento e apresentação do exercício prático e do projeto final realizados durante o curso e seminário. A participação e aproveitamento do aluno em aula adicionarão créditos a sua nota final.
Norma de Recuperação
O(a) estudante deverá realizar um projeto individual sobre tópico desenvolvido no programa da disciplina.
 
Bibliografia
     
BARBOSA JUNIOR, Alberto Lucena (2002). Arte da animação - técnica e estética através da história, editora Senac, São Paulo.
EISENSTEIN, Seguei (1990). A Forma do Filme, Jorge Zahar Editor Ltda, RJ (1 ed. 1949).
GAGE, Leighton David e Meyer, Cláudio (1985). O Filme Publicitário, Lintas Brasil, São Paulo.
LAURENTIZ, Silvia (1999). Imagens Animadas - Estruturas dinâmicas analisadas a partir de princípios semióticos, tese de doutoramento defendida em maio de 1999 na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, pós-graduação em Comunicação e Semiótica.
MACHADO, Arlindo (1997). Pré-cinemas & pós-cinemas, Papirus, Campinas.
________________ (1988). A Arte do Vídeo, ed. Brasiliense, São Paulo.
MANINI, Miriam (1998). "Imagem, imagem, imagem...: o fotográfico no foto-romance", in O Fotográfico, (Etienne Samain, org.)Ed. Hucitec, São Paulo.
MANOVICH, Lev (2001). The Language of New Media. The MIT Press, Massachusetts.
MELLO, Christine (2008). Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac, São Paulo.
PUNT, Michael (2000). Early cinema and the technological imaginary. Wiltshire, England: Cromwell Press. https://dare.uva.nl/search?identifier=a96b5b3a-2081-4e76-8256-611c036a9249 (acessado em 2018).

Bibliografia de apoio será apresentada no decorrer do curso.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0149

Clique para consultar o oferecimento para CAP0149

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP