Disciplina de caráter teórico-prático tem como preocupação a linguagem visual sobre sequência de imagens e efeitos de variação temporal. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações, cuja proposição básica visa uma sistematização na experiência visual, notadamente no campo das mídias digitais.
O enfoque desta disciplina será dar continuidade às discussões iniciadas na disciplina Fundamentos da Linguagem Visual I. Disciplina de caráter fundamentalmente teórico que inicialmente oferece uma introdução ao estudo de imagens em sequência, considerando-se alguns princípios referenciais e objetivando instrumentar conceitualmente o aluno.
Conteúdo: As aulas abrangerão os seguintes tópicos: 1. Apresentação da disciplina 2. Sequência de imagens - da história em quadrinhos aos ensaios fotográficos; 3. Introdução à linguagem do cinema e vídeo. Elementos de formação da linguagem visual (enquadramentos, ângulos e movimento de câmera, câmera subjetiva, plano sequência); 4. O conceito de Montagem; 5. Vídeo arte; 6. Animação; 7. Imagens Projetadas; 8. Imagens Calculadas; 9. Extremidades do Vídeo; 10. Desenvolvimento de Projeto (individual ou em dupla); 11. Seminário; 12. Seminário; 13. Seminário; 14. Seminário; 15. Apresentação do Projeto e Finalização do curso.
BARBOSA JUNIOR, Alberto Lucena (2002). Arte da animação - técnica e estética através da história, editora Senac, São Paulo. EISENSTEIN, Seguei (1990). A Forma do Filme, Jorge Zahar Editor Ltda, RJ (1 ed. 1949). GAGE, Leighton David e Meyer, Cláudio (1985). O Filme Publicitário, Lintas Brasil, São Paulo. LAURENTIZ, Silvia (1999). Imagens Animadas - Estruturas dinâmicas analisadas a partir de princípios semióticos, tese de doutoramento defendida em maio de 1999 na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, pós-graduação em Comunicação e Semiótica. MACHADO, Arlindo (1997). Pré-cinemas & pós-cinemas, Papirus, Campinas. ________________ (1988). A Arte do Vídeo, ed. Brasiliense, São Paulo. MANINI, Miriam (1998). "Imagem, imagem, imagem...: o fotográfico no foto-romance", in O Fotográfico, (Etienne Samain, org.)Ed. Hucitec, São Paulo. MANOVICH, Lev (2001). The Language of New Media. The MIT Press, Massachusetts. MELLO, Christine (2008). Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac, São Paulo. PUNT, Michael (2000). Early cinema and the technological imaginary. Wiltshire, England: Cromwell Press. https://dare.uva.nl/search?identifier=a96b5b3a-2081-4e76-8256-611c036a9249 (acessado em 2018). Bibliografia de apoio será apresentada no decorrer do curso.