Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0168 - Metodologias do Ensino das Artes Visuais I com Estágios Supervisionados
Visual Arts Teaching Methodology with Supervised Traineeship I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 65 h , Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivos o reconhecimento e a assunção, por parte do futuro professor, do seu projeto poético-pedagógico, o paulatino ingresso no ofício docente e o desenvolvimento de competências necessárias à profissionalização e à prática educativa criadora. O estudante analisa as diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais para o ensino da arte; desenvolve estudos teóricos e práticos voltados à gestão do ensino e da aprendizagem; realiza estágios de observação em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; analisa os dados coletados e levanta hipóteses de trabalho que levem em consideração os sujeitos e os contextos observados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1662495 - Sumaya Mattar
 
Programa Resumido
Espaço  teórico-­prático  de  formação  de  educadores  para  a  docência  da  arte,  tendo  como  eixo  central  o  exercício  do
pensamento  crítico,  reflexivo  e  criador  alimentado  por  estudos  teóricos,  exercícios  poéticos,  pesquisa-­ação,
experimentação  didática  e  trabalho  colaborativo.
 
 
 
Programa
a.  O  projeto  poético-­pedagógico  do  professor  de  arte.  b.  Fundamentos  teórico-­poéticos  da  aprendizagem  artística.  c.  O
professor  de  arte  como  artista  e  pesquisador.  d.  A  aula  de  arte  como  espaço  de  encontro  e  construção  humana.  e.  A
cultura  e  o  contexto  social  dos  educandos  e  a  construção  do  currículo..  f.  A  profissionalização  do  professor  de  arte  e  os
desafios  da  profissão.  g.  Diretrizes  curriculares  nacionais,  estaduais  e  municipais  para  o  ensino  da  arte.  h.  Gestão
pedagógica.  i. Projeto politico-pedagógico. J. Análise e estudo aprofundados sobre os processos de aprendizagem artística nas artes visuais, para que os futuros professores possam desenvolver métodos para ensiná-la a crianças e adolescentes da Educação Básica
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, discussões em grupos, trabalhos práticos e teóricos individuais e coletivos, pesquisa-ação..
Critério
A avaliação dar-se-á durante todo o processo de forma contínua e cumulativa. Serão considerados os seguintes aspectos: assiduidade, pontualidade; participação nas discussões, experiências e atividades desenvolvidas; realização de exercícios, leituras e trabalhos propostos e cumprimento do estágio de observação.
Norma de Recuperação
Dada a natureza prático-reflexiva da disciplina, não há possibilidade de recuperação..
 
Bibliografia
     
BARBOSA,  Ana  Mae.  A  Imagem  no  Ensino  da  Arte:  anos  oitenta  e  novos  tempos.  São  Paulo:  Perspectiva,  2005.
BONDÍA,  Jorge  Larrosa.  “Notas  sobre  a  experiência  e  o  saber  de  experiência”.  Revista  Brasileira  de  Educação  nº
19,  Rio  de  Janeiro:  ANPED,  2002,  pp.  20-­28.
_______, Jorge. ¿Para qué nos serven los extranjeros?. Educação & Sociedade, Ago 2002, ano XXIII, n. 79, p. 67-84. Disponível em: . 
1/2
 
29/04/2018
https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=CAP0168&verdis=11&print=true

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte para o ensino fundamental (1o. e 2o. ciclos). Brasília: MEC, 2000. 
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: arte. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. 
_______. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.
_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf
DEWEY,  John.  Experiência  e  educação.  São  Paulo:  Vozes,  2010.
DEWEY,  John.  A  arte  como  experiência.  São  Paulo:  Martins  Fontes,  2010.
FREIRE,  Paulo.  Pedagogia  da  autonomia:  saberes  necessários  à  prática  educativa.  Rio  de  Janeiro:  Paz  e  Terra,
1999.
PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SÃO  PAULO  (Estado). Secretaria  da  Educação.  Currículo  do  Estado  de  São  Paulo:  Linguagens,  códigos  e  suas
tecnologias/Secretaria  da  Educação.  São  Paulo,  SE,  2012. Disponível em:
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/782.pdf
SÃO PAULO. (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: Arte. São Paulo : SME / COPED, 2018. Disponível em;
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/45062.pdf
SNYDERS,  Georges.  1996.  Alunos  felizes:  reflexão  sobre  a  alegria  na  escola  a  partir  de  textos  literários.  Rio  de
Janeiro:  Paz  e  Terra.
WOODS, Peter. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora, 1999. 
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.

2/2

 

Clique para consultar os requisitos para CAP0168

Clique para consultar o oferecimento para CAP0168

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP