A disciplina tem como objetivos o reconhecimento e a assunção, por parte do futuro professor, do seu projeto poético-pedagógico, o paulatino ingresso no ofício docente e o desenvolvimento de competências necessárias à profissionalização e à prática educativa criadora. O estudante analisa as diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais para o ensino da arte; desenvolve estudos teóricos e práticos voltados à gestão do ensino e da aprendizagem; realiza estágios de observação em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; analisa os dados coletados e levanta hipóteses de trabalho que levem em consideração os sujeitos e os contextos observados.
Espaço teórico-prático de formação de educadores para a docência da arte, tendo como eixo central o exercício do pensamento crítico, reflexivo e criador alimentado por estudos teóricos, exercícios poéticos, pesquisa-ação, experimentação didática e trabalho colaborativo.
a. O projeto poético-pedagógico do professor de arte. b. Fundamentos teórico-poéticos da aprendizagem artística. c. O professor de arte como artista e pesquisador. d. A aula de arte como espaço de encontro e construção humana. e. A cultura e o contexto social dos educandos e a construção do currículo.. f. A profissionalização do professor de arte e os desafios da profissão. g. Diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais para o ensino da arte. h. Gestão pedagógica. i. Projeto politico-pedagógico. J. Análise e estudo aprofundados sobre os processos de aprendizagem artística nas artes visuais, para que os futuros professores possam desenvolver métodos para ensiná-la a crianças e adolescentes da Educação Básica
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