Desenvolver atitude de professor-artista pesquisador, compreendendo a pesquisa como princípio da formação e atuação docente; Promover e estimular a investigação, reflexão, discussão, crítica e criação de propostas na área de ensino da arte; Mobilizar os conhecimentos teórico-práticos sobre a arte e o ensino da arte adquiridos ao longo da graduação, na concepção e aplicação de propostas pedagógicas; Possibilitar ao futuro professor a oportunidade de desenvolver exercícios de criação didática, considerando seus propósitos pessoais como educador-artista, articulando-os aos princípios e métodos da pesquisa-ação; Desenvolver técnicas de registro e documentação do processo educativo e de administração do tempo e organização do espaço e da classe. Conhecer, elaborar e realizar propostas de avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes.
Vivências de experiências e exercícios estéticos, artísticos e pedagógicos coletivos e individuais;; realização de estudos, análises e leituras de tópicos fundamentais concernentes à aprendizagem artística e à práxis educativa criadora;; desenvolvimento de estudos teóricos e práticos voltados à gestão do ensino e da aprendizagem; planejamento e realização de uma proposta de ação educativa coletiva em Escolas de Ensino Fundamental.
a- A experiência estética e a experiência artística. b- Arte, jogo e educação. c- Interdisciplinaridade e multiculturalidade no ensino da arte. d- A pesquisa-ação e o trabalho colaborativo na práxis educativa. e- O currículo como hipótese de trabalho. f- O ato educativo criador. g- O professor/artista/pesquisador: formação, profissionalização e atuação. h. análise e estudo aprofundados sobre os processos de aprendizagem artística nas artes visuais, para que os futuros professores possam desenvolver métodos para ensiná-la a crianças e adolescentes da Educação Básica.
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