Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0169 - Metodologias do Ensino das Artes Visuais II com Estágios Supervisionados
Visual Arts Teaching Methodology with Supervised Traineeship II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 65 h , Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Desenvolver atitude de professor-artista pesquisador, compreendendo a pesquisa como princípio da formação e atuação docente;
Promover e estimular a investigação, reflexão, discussão, crítica e criação de propostas na área de ensino da arte;
Mobilizar os conhecimentos teórico-práticos sobre a arte e o ensino da arte adquiridos ao longo da graduação, na concepção e aplicação de propostas pedagógicas; 
Possibilitar ao futuro professor a oportunidade de desenvolver exercícios de criação didática, considerando seus propósitos pessoais como educador-artista, articulando-os aos princípios e métodos da pesquisa-ação;
Desenvolver técnicas de registro e documentação do processo educativo e de administração do tempo e organização do espaço e da classe.
Conhecer, elaborar e realizar propostas de avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1662495 - Sumaya Mattar
 
Programa Resumido
Vivências de experiências e exercícios estéticos, artísticos e pedagógicos coletivos e individuais; realização de estudos, análises e leituras de tópicos fundamentais concernentes à aprendizagem artística e à práxis educativa criadora; desenvolvimento de estudos teóricos e práticos voltados à gestão do ensino e da aprendizagem; planejamento e realização de uma proposta de ação educativa coletiva em Escolas de Ensino Fundamental.
 
 
 
Programa
a- A experiência estética e a experiência artística.
b- Arte, jogo e educação.
c- Interdisciplinaridade e multiculturalidade no ensino da arte.
d- A pesquisa-ação e o trabalho colaborativo na práxis educativa.
e- O currículo como hipótese de trabalho.
f- O ato educativo criador.
g- O professor/artista/pesquisador: formação, profissionalização e atuação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia utilizada está fundamentada na epistemologia da prática e na pesquisa-ação. As aulas são organizadas de modo a instaurar processos de criação individuais e grupais por meio da vivência de experiências estéticas e artísticas, da discussão de tópicos teóricos e da pesquisa e experimentação de linguagens e recursos materiais e procedimentais, de modo que o aluno/professor reconheça e utilize seu potencial criador também no campo da docência.
Critério
A avaliação dar-se-á durante todo o processo de forma contínua e cumulativa. Aspectos a serem considerados: assiduidade e pontualidade; participação e envolvimento nas discussões, experiências, atividades e projetos intra e extra-classe; realização de exercícios, leituras e trabalhos propostos; cumprimento do estágio de regência.
Instrumentos de avaliação: resenhas críticas, textos reflexivos, exercícios e trabalhos práticos individuais e em grupo; registros verbais e não verbais: planejamento e aplicação de proposta educativa e auto-avaliação.
Norma de Recuperação
Dada a natureza prático-reflexiva da disciplina, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
ARNHEIM,  Rudolf.  1989.  Arte  e  Percepção  Visual.  São  Paulo:  Livraria  Pioneira  Editora.  
GUSDORF,  Georges.  Professores,  para  quê?  Por  uma  pedagogia  da  pedagogia.  São  Paulo:  Martins  Fontes,  2003.
MACHADO,  Regina.  Acordais:  fundamentos  teórico-­poéticos  da  arte  de  contar  histórias.  São  Paulo:  DCL,  2004.
MATTAR,  Sumaya.  Sobre  arte  e  educação:  entre  a  oficina  artesanal  e  a  sala  de  aula.  Campinas:  Papirus,  2010.
STENHOUSE,  Lawrence.  La  investigación  como  base  de  la  enseñanza:  selección  de  textos  de  J.  Rudduck  y  D.
Hopkins.  Ediciones  Morata:  Madrid,  1998.
THIOLLENT,  Michel.  Metodologia  da  pesquisa-­ação.  São  Paulo:  Cortez:  Autores  Associados,  2000.
VIGOTSKI,  L.  S.  Imaginacion  y  el  arte  en  la  infância.  Madrid:  Akal  Ediciones,  2003.
WALSH, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I e II. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. Disponível em: http://plataformasociologica.blogspot.com.br/2017/05/descarga-pedagogias-decoloniales-1-y-2.html
_____, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017. Disponível em: http://plataformasociologica.blogspot.com.br/2017/05/descarga-pedagogias-decoloniales-1-y-2.html
WOODS, Peter. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora, 1999. 
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.
MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995. 
PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

 

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