- Introdução aos princípios básicos da fotografia analógica: os procedimentos da formação da imagem na câmara escura ao processamento químico dos filmes e papéis em preto e branco. - O funcionamento da câmera fotográfica analógica. - Aprendizado prático teórico dos recursos que permitem a manipulação da linguagem fotográfica. - Dominar os procedimentos para se ter autonomia no uso do laboratório como atelier de artista.
- O princípio fotográfico através da ampliação em papel. - O conceito da exposição versus a revelação no processo fotográfico. - Noções básicas dos químicos fotográficos. - Construção de uma câmera de orifício - o princípio da câmera escura. - A impressão e processamento de um negativo através da câmera orifício, o contato em papel. - Os recursos da câmera analógica. - Os procedimentos básicos para permanência dos materiais fotográficos
- A introdução do princípio fotográfico através da ampliação em papel. - O conceito da exposição e revelação no processo fotográfico. - Os químicos básicos: revelador, interruptor e fixador; pesagem e preparo das soluções fotográficas. - Construção de uma câmera de orifício - o princípio da câmera escura. - A impressão e processamento de um negativo através da câmera orifício, o contato em papel. - A câmera analógica: as escalas de diafragma e obturador. - O fotômetro e os pares equivalentes. - A focalização e outros mecanismos. - Exposição de um filme, revelação do filme. - Contato e ampliação do filme. - Interferência na cópia já processada: O rebaixador, a viragem. - Discussão do processo fotográfico: do surgimento da imagem latente à copia final. - O uso de reveladores proporcionais de contraste na ampliação: BEER, D64. - O surgimento e evolução do processo fotográfico e suas características. - As mascaras de ampliação. - O processamento para permanência no material fotográfico branco e preto. - Os cuidados com a guarda dos papéis fotográficos. - O retoque no papel fotográfico.
ADAMS, Ansel. O Negativo, SENAC, São Paulo, 2000. ADAMS, Ansel. A Cópia, SENAC, São Paulo, 2001. ADAMS, Ansel. A Câmera, SENAC, São Paulo, 2000. BALSIS, Algis. The Darkroom Book, Morgan & Morgan, New York, 1980. CRAWFORD, William. The Keepers of Light, Morgan & Morgan, New York, 1979. CLERC, L. P. Photography Theory and Pratice, Focal Press, London, 1970. HAIST, Grant Milford. Modern photographic processing. Wiley, Interscience publication, 1979. MANNHEIM, L.A. The Focal Encyclopedia of Photography, Focal Press, london, 1975. KODAK, Eastman Company. Filmes profissionais em preto e branco. Kodak, 1976 KODAK, Eastman, Photographic chemistry. Library of Congress Catalog Card NE 65, 1965. KODAK, Eastman Company, Quality Enlarging, 1982. PEREIRA, Raul, A Interpretação da Luz, Olhar Impresso, São Pauo, 1994. PITTARO, Ernest. The Compact Photo LAB Índex, Morgan & Morgan, 1979. SCHISLER, Millard. A Imagem com Qualidade, Martins Fontes, SENAC, 1995. WALL, E. S. & JORDAN, Franklin I. Photographic facts and formulas. Revised by Johns Caroll. Amphoto, 1976. ZAKIA, Richard. Photographic Sensitometry. Morgan and Morgan, 1983. LARROSA, Jorge, Tremores - Escritos sobre Experiência, Editora Autentica, Sao Paulo, 2014.