Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0179 - História da Arte No Brasil II
History of Art in Brazil II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina terá como objetivo geral introduzir o estudante no debate sobre a produção artística dos séculos XX e XXI e sua recepção crítica no meio artístico brasileiro, desde as manifestações que antecedem a eclosão do Modernismo até a contemporaneidade. Como objetivo específico será enfatizada a questão nacional/internacional e sua possível superação na arte do Brasil, tendo a produção artística e o debate crítico do período como base.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
50091 - Domingos Tadeu Chiarelli
 
Programa Resumido
O sistema de arte no início do século no Brasil. Modernismo e retorno à ordem no contexto do debate nacional/internacional. Ambiente artístico e novas instituições nos anos 1930-1950. O debate figuração/abstração e novas referências da crítica. Superação/permanência do debate nacional/internacional na produção contemporânea.
 
 
 
Programa
1. Antecedentes da Semana de 1922/A crítica de Monteiro Lobato / A produção de Anita Malfatti 2. A Semana de Arte Moderna. /O pensamento de Graça Aranha / A produção de Victor Brecheret 3. A crítica de Oswald de Andrade / As produções de Wasth Rodrigues e Tarsila do Amaral 4. O Retorno à Ordem Internacional e o Modernismo no Brasil 5. A crítica de Mário de Andrade e o Retorno à Ordem no Brasil 6. As produções de Lasar Segall e Candido Portinari 7. Às Margens do Modernismo. As produções de Ismael Nery e Flávio de Carvalho 8. Ambiente artístico nos anos 1930 e 1940. A produção de Fulvio Pennacchi 9. Novas instituições e a constituição de uma história da arte moderna no Brasil 10. Figurativismo versus Abstracionismo / As produções de Di Cavalcanti, Samson Flexor e Alfredo Volpi 11. Mário Pedrosa e a modernidade no Brasil 12. Reavaliação histórica das vertentes construtivas no Brasil. As produções de Waldemar Cordeiro, Geraldo de Barros, Amilcar de Castro, Lygia Clark e Hélio Oiticica 13. Anos 1960 em São Paulo. As produções de Nelson Leirner, Waldemar Cordeiro, Maurício Nogueira Lima 14. As produções de Waltercio Caldas, Cildo Meireles, Regina Silveira, Anna Bella Geiger. Aspectos da arte conceitual no Brasil 15. A crítica de Roberto Pontual e a arte no Brasil em processo de globalização. As produções de José Leonílson, Daniel Senise e Leda Catunda 16. Hudinilson Jr., Rosângela Rennó, Nino Cais e Gustavo von Ha: Arquivo e imagem. 17. Nuno Ramos, Nelson Felix, Cinthia Marcelle. A matéria e o símbolo na produção contemporânea 18. Encerramento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas expositivas, análise e discussão sobre as obras representativas do período.
Critério
Debates (peso I)
Monografia (peso 1)
Norma de Recuperação
O estudante deverá apresentar nova monografia.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao museu. São Paulo: Terceiro Nome, 2014.
AMARAL, Aracy. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo : Ed.34; Edusp, 2003.
AMARAL, Aracy (coord.) Projeto construtivo brasileiro na arte : 1950-1962. Supervisão, coordenação geral e pesquisa de Aracy Amaral. São Paulo : Pinacoteca do Estado, 1977.
AMARAL, Aracy, org. Ismael Nery 50 anos depois. São Paulo, MAC/USP, 1984.
ANDRADE, Mário de. Movimento modernista. In: Aspectos da literatura brasileira / Mário de Andrade. Belo Horizonte : Itatiaia, 2002.
ANDRADE, Oswald de. Estética e política / organização, introdução e notas Maria Eugenia Boaventura -- São Paulo : Globo, 2011.
ARANHA, Graça. Obra completa / Organizada sob a direção de Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro : Instituto Nacional do Livro, 1969.
ARANTES, Otília B. F. Mário Pedrosa: itinerário crítico. São Paulo, Scritta, 1991.
BARROS, Regina Teixeira de. Revisão de uma história: a criação do Museu de Arte "Moderna" de São Paulo 1946-1949. São Paulo, 2002. Dissertação de Mestrado.
BARROS, Fabiana de (org.) Geraldo de Barros: isso. Edições SESC SP, 2013.
BATISTA, Marta Rossetti. Brasil : 1. tempo modernista 1917-29, documentação. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1972.
BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço. São Paulo: Editora 34 : Edusp, 2006.
BECCARI, Vera D'Horta. Lasar Segall e o Modernismo Paulista. São Paulo, Brasiliense, 1984.
BRAGA, Paula (Org.) Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BRITO, Ronaldo. Waltercio Caldas Jr. “Aparelhos”.Rio de Janeiro: GBM editoria de Arte, 1979.
BRITO, Ronaldo. Amilcar de Castro. São Paulo: Takano Editora, 2001.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo : Cosac Naify, 2007.
BRITTO, Mário da S. História do Modernismo Brasileiro: antecedentes da Semana de Arte Moderna. São Paulo/Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.
BRUAND, Ives. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo, Perspectiva, 1980.
CARDIM, Elmano. Graça Aranha e o modernismo no Brasil. Rio de Janeiro: Academica, 1974.
CORDEIRO, Analivia (Org.) Waldemar Cordeiro: fantasia exata. São Paulo: Itaú Cultural, 2014.
COSTA, Helouise (coord.). MAC em Obras : Encontros : Hudinilson Jr. São Paulo : MAC USP, 2011. 1 DVD. 2h (aprox.)
CHIARELLI, Tadeu. Um Jeca nos vernissages. São Paulo, EDUSP, 1985.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1995.
CHIARELLI, Tadeu. Leda Catunda. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998.
CHIARELLI, Tadeu. Nelson Leirner : arte e não Arte. São Paulo : Galeria Brito Cimino; Takano, 2002.
CHIARELLI, Tadeu. Novecento sudamericano: relazioni artistiche tra Itália, Argentina, Brasile e Uruguai. Milano: Milano Skira, 2003.
CHIARELLI, Tadeu. Amilcar de Castro: corte e dobra. São Pualo: Cosac & Naify, 2003
CHIARELLI, Tadeu. Arte em São Paulo e o núcleo modernista da Coleção. In: Maria Alice Milliet. (Org.). Coleção Nemirovsky. São Paulo: MAM, 2003, p. 79-119.
CHIARELLI, Tadeu. Pintura não é só beleza. A crítica de Arte de Mario de Andrade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007.
CHIARELLI, Tadeu. Tropical, de Anita Malfatti. Novos Estudos. CEBRAP, v. 80, p. 163-172, 2008.
CHIARELLI, Tadeu . Segall Realista: algumas considerações sobre a pintura do artista. In: Segall Realista. São Paulo, SP: Museu Lasar Segall/ Centro Cultural FIESP/Galeria de Arte do SESI, 2008
CHIARELLI, Tadeu . Anna Bella Geiger: outras anotações para o mapeamento da obra. ARS (USP), v. 10, p. 80-89, 2008.
CHIARELLI, Tadeu. De Anita à Academia: Para repensar a História da Arte no Brasil. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 88, p. 113-134, 2010.
CHIARELLI, Tadeu. Uma resenha, mesmo que tardia: Roberto Pontual e a sobrevida da questão da identidade na arte brasileira dos anos 1980. ARS (São Paulo), v. 15, p. 94-105, 2010.
CHIARELLI, Tadeu. No Calor da Hora. Dossiê jovens artistas paulistas. Década de 1980. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
CHIARELLI, Tadeu. Um Modernismo que veio depois. São Paulo: Alameda, 2012.
CHIARELLI, Tadeu. Um cais para nino. São Paulo: Paço das Artes, 2014.
DÍAZ, Verónica Castillo (coord.). Lumen. Regina Silveira. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Palácio de Cristal, Parque del Retiro, Madrid, 2005.
DUARTE, Luisa (org.). Paulo Sergio Duarte. A trilha da trama e outros textos sobre arte. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
DUARTE, Paulo Sergio. Anos 60. Transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998.
DUARTE, Paulo Sergio. Waltercio Caldas. São Paulo: Cosac Naify, 2001
DUQUE, Gonzaga. Contemporâneos. Rio de Janeiro, Tipografia Bendito de Souza, 1929.
ESPADA, Heloisa (org.). Geraldo de Barros e a fotografia. São Paulo: IMS;SESC Edições, 2014.
FABBRINI, Ricardo. O espaço de Lygia Clark. São Paulo: Atlas, 1994.
FABRIS, Annateresa. O futurismo paulista: hipóteses para o estudo da chegada da vanguarda no Brasil. São Paulo, Perspectiva/EDUSP/FAPESP, 1994.
FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. São Paulo, Perspectiva/EDUSP, 1990.
FABRIS, Annateresa (Org.) Modernidade e modernismo no Brasil. Campinas, Mercado de Letras, 1994.
FABRIS, Annateresa (Org.). Arte & política. Algumas possibilidades de leitura. Belo Horizonte: C/Arte,1998.
FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992.
FERREIRA, Gloria (Org.) Brasil: figuração x abstração no final dos anos 40 / [realização do Instituto de Arte Contemporânea]. São Paulo : IAC, 2013.
FERREIRA, Gloria (Org.) Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
FERREIRA, Gloria (org.). Escritos de Artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
FLÁVIO de Carvalho / curadoria de Rui Moreira Leite; textos de Flávio de Carvalho, Lourival Gomes Machado, Mário de Andrade. São Paulo : MAM, 2010.
FORTE, Graziela Naclério. CAM e SPAM: arte, política e sociabilidade na São Paulo Moderna, do início dos anos 1930. São Paulo, 2008. Dissertação de Mestrado.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2006.
FREITAS, Artur. Arte de guerrilha: vanguarda e conceitualismo no Brasil. São Paulo : EDUSP, 2013.
GULLAR, Ferreira (Org.) Arte brasileira hoje. Rio de Janeiro, Civ. Brasileira, 1969.
HERKENHOFF, Paulo;MOSQUERA, Gerardo; CAMERON, Dan. Cildo Meireles. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
JAREMTCHUK, Dária Gorete (Org.) Arte e política: situações. São Paulo : Alameda, 2010.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Anna Bella Geiger. Passagens conceituais. São Paulo : Edusp Belo Horizonte : C/Arte, 2007.
LAGNADO, Lisette. Leonilson. São tantas verdades. São Paulo: DBA Artes Gráficas; Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1998.
LEITE, José Roberto T. A. A gravura contemporânea. 2a. Rio de Janeiro, Expressão e Cultura S/A, 1966.
LIMA, Maurício Nogueira. Mauricio Nogueira Lima. São Paulo: Edusp, 1995. (Artistas da Usp, v. 2).
LOBATO, José Bento Monteiro. Idéias de Jéca Tatú. São Paulo : Brasiliense, 1978.
MACIEL, Kátia (org.). Guy Brett. Brasil Experimental. Arte/vida: proposições e paradoxos. Rio de Janeiro, Contra Capa, 2005.
MALASARTES, v. 1-3. Rio de Janeiro : [s.n.], 1975-.
MAMMÍ, Lorenzo. Volpi. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1999.
MARTINS, Ana Luisa; SILVA, José Armando Pereira da (Org.) Luís Martins : um cronista em São Paulo nos anos 1940. São Paulo : Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2009.
MATTAR, Denise (Cur.). Flávio de Carvalho: 100 anos de um revolucionário romântico. Rio de Janeiro: CCBB, 1999.
MATTAR, Denise (Cur.). Samson Flexor. Modulações. Rio de Janeiro: IMS, 2003.
MICELI, Sérgio. Nacional estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra-trajeto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1992.
MILLIET, Maria Alice (coord.). Mestres do modernismo. Pinacoteca, 2005.
MORAES, Angélica de (org.). Regina Silveira. Cartografias da sombra. São Paulo: Edusp;Fapesp, 1995.
MORAIS, Frederico. Núcleo Bernardelli: arte brasileira nos anos 30 e 40. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira (1933-1974). 4a. São Paulo: Ática, 1978.
MOTTA, Flávio. A família artística paulista. São Paulo, Separata da revista do IEB, no. 10 - 1981.
NASCIMENTO, Ana Paula. MAM: museu para a metrópole. São Paulo, 2003. Dissertação de Mestrado.
NAVES, Rodrigo. Nelson Felix. São Paulo: Cosac Naify edições, 1998.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
PLASÈNCIA, Clara (coord. geral). Lygia Clark. Barcelona: Edicions de l’Eixample e Fundació Antoni Tàpies, 1998.
PECCININI, Daisy. Figurações. Brasil anos 60. São Paulo: EDUSP/Itaú Cultural, 1999.
PEDROSA, Mario. Mundo, Homem, Arte em crise. São Paulo: Perspectiva, 1975.
PEDROSA, Mario. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.
PEDROSA, Mario. Acadêmicos e modernos: textos escolhidos III. São Paulo: Edusp, 1998.
PENNACCHI: 100 anos / exposição: curadoria Tadeu Chiarelli. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006.
PINHEIRO FILHO, Fernando Antonio. Lasar Segall: arte em sociedade. São Paulo : Cosac Naify; Museu Lasar Segall, IPHAN-MINC, 2008.
PONTUAL, Roberto. Roberto Pontual: Obra crítica / organização Izabela Pucu e Jacqueline Medeiros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
RENNÓ, Rosângela. Rosângela Rennó. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
SCOVINO, Felipe (org.). Cildo Meireles. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
SENISE, Daniel. Daniel Senise. São Paulo : Instituto Tomie Ohtake/Instituto Takano/Editora Códex, 2002.
TASSINARI, Alberto (org.). Amilcar de Castro. São Paulo: Tangente, 1991.
TASSINARI, Alberto et al. (org.) Nuno Ramos. São Paulo: Editora Ática, 1997.
VERBERKT, Mat (coord.). Hélio Oiticica. Paris; Rio de Janeiro; Rotterdam: Galerie Nationale du Jeu de Paume; Projeto Hélio Oiticica; Witte de With, center for contemporary art, 1992.
ZANINI, Walter (Org.) História geral da arte no Brasil. São Paulo, Walter Moreira Salles, 1983. v. 2.
ZANINI, Walter. A arte no Brasil nas décadas de 1930-40. O grupo Santa Helena. São Paulo, Nobel/EDUSP, 1991.
ZILIO, Carlos. A querela do Brasil. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1982.

Sites
Heist Films (Gustavo Von Ha). http://www.heistfilms.org/
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0179

Clique para consultar o oferecimento para CAP0179

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP