Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0183 - Artes Visuais a partir de 1950
Visual Arts - Art since 1950

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Estudo dos caracteres essenciais da arte contemporânea da segunda guerra mundial até nossos dias.
A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
835022 - Liliane Benetti
 
Programa Resumido
As neovanguardas. A revisão do estatuto moderno: Informal, Action Painting. Ampliação das questões da pintura: espacialismo, pesquisas matéricas. Linguagens neoconcretas: concretismo/neoconcretismo, op art e arte cinética, minimal art. Linguagens icônicas: neodadaísmo e Pop art, Nouveau réalisme, hiper-realismo. Do artístico ao estético: assemblage, environment, happening, instalação; arte conceitual; arte povera e land art; body art e performance; vídeo-arte e cinema de artista; intermídias e multimídias; novas hibridações arte/tecnologia. A arte nos anos 80: neo-expresionismo, transvanguarda, vertentes pós-modernas. Arte hoje. Perspectivas étnico-raciais, de gênero e sexualidade.
 
 
 
Programa
1. As neovanguardas.

2. A revisão do estatuto moderno:
a. Informal
b. Action Painting

3. Ampliação das quetões da pintura:
a. Espacialismo
b. Pesquisas matéricas.

4.Linguagens neoconcretas:
a. Concretismo/neoconcretismo
b. Op art e arte cinética
c. Minimal art

5. Linguagens icônicas:
a. Neodadaismo e Pop art
b. Nouveau réalisme
c. Hiper-realismo

6. Do artístico ao estético:
a. Assemblage, environment, happening, instalação.
b. Arte conceitual.
c. Arte povera e Land art.
d. Body art e performance.
e. Vídeo-arte e cinema de artista.
f. Intermídias e multimídias.
g. Novas hibridações arte/tecnologia.

7. A Arte nos anos 80.
a. Neo-expressionismo.
b. Transvanguarda.
c. Vententes pós-modernas.
d. Arte hoje.
e. Perspectiva étnico-raciais, de gênero e sexualidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Ao lado de aulas expositivas, haverá a análise e discussão de obras, documentos e textos fundamentais sobre o período de maneira a enfatizar os processos construtivos das linguagens artísticas.
Critério
Seminários e debates (peso 1)
Monografia (peso1)
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada no final do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ALBERRO, Alexander/STIMSON, Blake (eds.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge, Massachusetts: the MIT Press,	2000. 
ARS (São Paulo), Histórias da arte sem lugar [número especial] 19(42), 2021. 
ARS (São Paulo), Dossiê Hélio Oiticica [número especial] 15(30), 2017.
BAQUÉ, Dominique. La fotografía plástica. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.
BATTCOCK, Gregory (Ed.). Minimal Art. A Critical Antology. Berkeley: University of California Press, 1995.
BELTING, Hans. O fim da história da arte. Uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BISHOP, Claire. Artifical Hells: Participatory Art and the Politics of the Spectatorship. Londres: Verso, 2012.
BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless. Nova York: Zone Books, 1997.
BONITO OLIVA, A. La transvanguardia italiana. Milano, Politi, 1981
BOURGEOIS, Louise. Destruição do pai/ Reconstrução do pai: escritos e entrevistas de 1923 a 1997. São Paulo: Cosac Naify, 2000.
CAGE, John. De segunda a um ano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2013.
CAGE, John. Silêncio: conferências e escritos de John Cage. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.
CHADWICK, Whitney. Women, Art, and Society. Nova York: Thames & Hudson, 1999.





CLARK, T. J. Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
COTON, Charlotte. The photograph as contemporary art. London: Thames & Hudson, 2004 
CRIMP, Douglas. Sobre as ruinas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2014.
DANTO, Arthur C. Después del fin del arte. El arte contemporáneo y el linde de la historia. Barcelona: Paidós, 1999. 
DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus/ Edusp, 2006.
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
DANTO, Arthur. Andy Warhol. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
FERREIRA, Glória/COTRIM, Cecilia (orgs.). Escritos de artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006. 
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (orgs). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
HARRISON, Charles & WOOD, Paul (ed). Art in Theory, 1900-2000: an anthology of changing ideas. Londres: Blackwell Publishing, 2002.
HOLT, Nancy. (ed.). The writings of Robert Smithson: essays with illustrations. Nova York: New York University Press, 1979. 
KRAUSS, Rosalind. Bachelors. Cambridge: The MIT Press, 1999.
MARCHAN, S. Del arte objetual al arte de concepto. Madrid, Alberto Corazon, 1972.
NAUMAN, Bruce. Bruce Nauman: Disappearing Acts. New York: The Museum of Modern Art & Münchenstein: Laurenz Foundation (Schaulager), 2018.
NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas? Tradução Juliana Vacaro. São Paulo: Edições Aurora, 2016.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1986.
STEINBERG, Leo. Outros critérios.  São Paulo: Cosac Naify, 2008.
SMITH, E. Lucie. Movements in art since, 1945. London, Thames & Hudson. 1969.
 	. Art in the Seventies. Ithaca. Cornell University Press 1980.
WALLIS, Brian (ed.). Art after modernism: rethinking representation. New York: The New Museum of Contemporar


 

Clique para consultar os requisitos para CAP0183

Clique para consultar o oferecimento para CAP0183

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP