Estudo dos caracteres essenciais da arte contemporânea da segunda guerra mundial até nossos dias. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
As neovanguardas. A revisão do estatuto moderno: Informal, Action Painting. Ampliação das questões da pintura: espacialismo, pesquisas matéricas. Linguagens neoconcretas: concretismo/neoconcretismo, op art e arte cinética, minimal art. Linguagens icônicas: neodadaísmo e Pop art, Nouveau réalisme, hiper-realismo. Do artístico ao estético: assemblage, environment, happening, instalação; arte conceitual; arte povera e land art; body art e performance; vídeo-arte e cinema de artista; intermídias e multimídias; novas hibridações arte/tecnologia. A arte nos anos 80: neo-expresionismo, transvanguarda, vertentes pós-modernas. Arte hoje. Perspectivas étnico-raciais, de gênero e sexualidade.
1. As neovanguardas. 2. A revisão do estatuto moderno: a. Informal b. Action Painting 3. Ampliação das quetões da pintura: a. Espacialismo b. Pesquisas matéricas. 4.Linguagens neoconcretas: a. Concretismo/neoconcretismo b. Op art e arte cinética c. Minimal art 5. Linguagens icônicas: a. Neodadaismo e Pop art b. Nouveau réalisme c. Hiper-realismo 6. Do artístico ao estético: a. Assemblage, environment, happening, instalação. b. Arte conceitual. c. Arte povera e Land art. d. Body art e performance. e. Vídeo-arte e cinema de artista. f. Intermídias e multimídias. g. Novas hibridações arte/tecnologia. 7. A Arte nos anos 80. a. Neo-expressionismo. b. Transvanguarda. c. Vententes pós-modernas. d. Arte hoje. e. Perspectiva étnico-raciais, de gênero e sexualidade.
ALBERRO, Alexander/STIMSON, Blake (eds.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge, Massachusetts: the MIT Press, 2000. ARS (São Paulo), Histórias da arte sem lugar [número especial] 19(42), 2021. ARS (São Paulo), Dossiê Hélio Oiticica [número especial] 15(30), 2017. BAQUÉ, Dominique. La fotografía plástica. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. BATTCOCK, Gregory (Ed.). Minimal Art. A Critical Antology. Berkeley: University of California Press, 1995. BELTING, Hans. O fim da história da arte. Uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006. BISHOP, Claire. Artifical Hells: Participatory Art and the Politics of the Spectatorship. Londres: Verso, 2012. BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless. Nova York: Zone Books, 1997. BONITO OLIVA, A. La transvanguardia italiana. Milano, Politi, 1981 BOURGEOIS, Louise. Destruição do pai/ Reconstrução do pai: escritos e entrevistas de 1923 a 1997. São Paulo: Cosac Naify, 2000. CAGE, John. De segunda a um ano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2013. CAGE, John. Silêncio: conferências e escritos de John Cage. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019. CHADWICK, Whitney. Women, Art, and Society. Nova York: Thames & Hudson, 1999. CLARK, T. J. Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2007. COTON, Charlotte. The photograph as contemporary art. London: Thames & Hudson, 2004 CRIMP, Douglas. Sobre as ruinas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2014. DANTO, Arthur C. Después del fin del arte. El arte contemporáneo y el linde de la historia. Barcelona: Paidós, 1999. DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus/ Edusp, 2006. DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosacnaify, 2005. DANTO, Arthur. Andy Warhol. São Paulo: Cosac Naify, 2012. FERREIRA, Glória/COTRIM, Cecilia (orgs.). Escritos de artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (orgs). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. HARRISON, Charles & WOOD, Paul (ed). Art in Theory, 1900-2000: an anthology of changing ideas. Londres: Blackwell Publishing, 2002. HOLT, Nancy. (ed.). The writings of Robert Smithson: essays with illustrations. Nova York: New York University Press, 1979. KRAUSS, Rosalind. Bachelors. Cambridge: The MIT Press, 1999. MARCHAN, S. Del arte objetual al arte de concepto. Madrid, Alberto Corazon, 1972. NAUMAN, Bruce. Bruce Nauman: Disappearing Acts. New York: The Museum of Modern Art & Münchenstein: Laurenz Foundation (Schaulager), 2018. NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas? Tradução Juliana Vacaro. São Paulo: Edições Aurora, 2016. OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1986. STEINBERG, Leo. Outros critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008. SMITH, E. Lucie. Movements in art since, 1945. London, Thames & Hudson. 1969. . Art in the Seventies. Ithaca. Cornell University Press 1980. WALLIS, Brian (ed.). Art after modernism: rethinking representation. New York: The New Museum of Contemporar