Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0183 - Evolução das Artes Visuais - A arte a partir de 1950
Evolution of the Visual Arts - Art since 1950

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Estudo dos caracteres essenciais da arte contemporânea da segunda guerra mundial até nossos dias. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
50091 - Domingos Tadeu Chiarelli
 
Programa Resumido
As neovanguardas. A revisão do estatuto moderno: Informal, Action Painting. A superação da pintura: espacialismo, pesquisas matéricas. Linguagens neoconcretas: concretismo/neoconcretismo, op art e arte cinética, minimal art. Linguagens icônicas: neodadaísmo e Pop art, Nouveau réalisme, hiper-realismo. Do artístico ao estético: assemblage, environment, happening, instalação; arte conceitual; arte povera e land art; body art e performance; vídeo-arte e cinema de artista; intermídias e multimídias; novas hidridações arte/tecnologia. A arte nos anos 80: neo-expresionismo, transvanguarda, vertentes pós-modernas.
 
 
 
Programa
1. As neovanguardas. 2. A revisão do estatuto moderno: a. Informal b. Action Painting 3. A superação da pintura: a. Espacialismo b. Pesquisas matéricas. 4.Linguagens neoconcretas: a. Concretismo/neoconcretismo b. Op art e arte cinética c. Minimal art 5. Linguagens icônicas: a. Neodadaismo e Pop art b. Nouveau réalisme c. Hiper-realismo 6. Do artístico ao estético: a. Assemblage, environment, happening, instalação. b. Arte conceitual. c. Arte povera e Land art. d. Body art e performance. e. Vídeo-arte e cinema de artista. f. Intermídias e multimídias. g. Novas Hidridações arte/tecnologia. 7. A Arte nos anos 80. a. Neo-expressionismo. b. Transvanguarda. c. Vententes pós-modernas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Ao lado de aulas expositivas, haverá a análise e discussão de obras, documentos e textos fundamentais sobre o período de maneira a enfatizar os processos construtivos das linguagens artísticas.
Critério
Seminários e debates (peso 1)
Monografia (peso1)
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada no final do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ALBERRO, Alexander/STIMSON, Blake (eds.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge, Massachusetts: the MIT Press, 2000.
BAQUÉ, Dominique. La fotografía plástica. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.
BONITO OLIVA, A. La transvanguardia italiana. Milano, Politi, 1981
COTON, Charlotte. The photograph as contemporary art. London: Thames & Hudson, 2004
CRIMP, Douglas. Sobre as ruinas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DANTO, Arthur C. Después del fin del arte. El arte contemporáneo y el linde de la historia. Barcelona: Paidós, 1999.
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
FERREIRA, Glória/COTRIM, Cecilia (orgs.). Escritos de artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006.
MARCHAN, S. Del arte objetual al arte de concepto. Madrid, Alberto Corazon, 1972.
SMITH, E. Lucie. Movements in art since, 1945. London, Thames & Hudson. 1969.
____________. Art in the Seventies. Ithaca. Cornell University Press 1980.
WALLIS, Brian (ed.). Art after modernism: rethinking representation. New York: The New Museum of Contemporar
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0183

Clique para consultar o oferecimento para CAP0183

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP