Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0200 - Desenho de Observação
Observation Drawing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
O desenho a partir da obervação de objetos e figuras através da articulação de aspectos perceptivos, formais e expressivos, enfatizando as relações entre o real e o representado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
967520 - Luiz Claudio Mubarac
 
Programa Resumido
O campo plástico como lugar, construção e ocupação sensível. Modelos e representação - a experiência visual e o desenho. A linha - a síntese dos limites da forma e o desenho além da linha. A superfície - valores gráficos como apresentação dos elementos expressivos e diferenciais da matéria. O espaço - dimensão, luz, contraste e relações de escala. Os lugares geométricos e o raciocínio visual.
 
 
 
Programa
O campo plástico - formas de ocupação.
Modelos e representação - a experiencia visual e o desenho.
A linha - sínteses e limites da forma.
A superfície - valores gráficos como elementos construtivos, expressivos e diferenciais da matéria.
O espaço e as espacialidades - a perspectiva, os lugares geométricos, os aspectos do visível e o raciocínio visual.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. aulas expositivas relacionadas aos tópicos do programa. 2. coordenação de trabalhos teórico-práticos. 3. análises críticas e discussão dos resultados.
Critério
1. invenção e originalidade. 2. uso adequado dos meios plásticos. 3. capacidade de sistematização, transposição e associação dos conteúdos.
Norma de Recuperação
O aluno deverá apresentar um trabalho que versará sobre os conteúdos propostos na disciplina.
 
Bibliografia
     
1.	ARNHEIM, RUDOLF – “Arte e percepção visual”. Pioneira/EDUSP, São Paulo, 1980
2.	CRIMP, DOUGLAS –  “ Sobre as ruínas do museu”, Martins Fontes, São Paulo, 2005
3.	DERRIDA, JACQUES – “A Farmácia de Platão”, Iluminuras, Campinas, 1997
4.	FERREIRA, GLORIA e COTRIM, CECILIA, organizadoras -  “Escritos de artistas anos 60/70”,Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2006
5.	GOMBRICH, E.H. – “Art and illusion”, Bollinger Series, Princeton, USA, 1969
6.	KRAUSS, ROSALIND – “ The Originality of the  Avant-Gard and other Modern Myths”, MIT Press, Massachusetts, USA, 1986
7.	LACAN, JACQUES – “Écrits, A selection”, N.W.Norton & Company, New York, USA, 1977
8.	NICOLAIDES, KIMON – “The Natural Way to draw”, Houghton Wifflin, Massachusetts, USA, 1990
9.	PANOFSKY, ERWIN – “A Perspectiva como forma simbólica", Edições 70, Lisboa, 1999
10.	XAVIER, ISMAIL, organizador – “A Experiência do cinema”          
      Edições Graal, Rio de Janeiro, 2003
11. Berger, John. Modos de ver. Barcelona, Gustavo Gilli, 1974.
12. Petherbridge, Deanna. The Primacy of Drawing. New Haven, Yale University Press, 2010.
13. Cennini, Cennino. Il Libro dell Arte. Paris, L'oeil d'or, 2009.
14. Alberti, Leon B. Da Pintura. Campinas, Editora da Unicamp, 2014.
15. Klee, Paul. Sobre Arte Moderna e outros Ensaios. São Paulo, Zahar Editora, 2001.
16. Kandisnky, Wassily. Ponto e Linha frente ao Plano. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
17. Maynard, Patrick. Drawings Distinctions. Cornell University Press, 2005.
18. Lichtenstein, Jacqueline. A Pintura (14 volumes). São Paulo, Editora 34, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0200

Clique para consultar o oferecimento para CAP0200

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP