Desenho e observação da figura humana em seus aspectos formais, construtivos e expressivos. Aproximações à idéia da invenção do corpo como construção cultural e de suas práxis nas artes visuais. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Observação da figura humana em seus aspéctos formais e expressivol através do desenho do modelo vivo, do retrato e do autorretrato, seguida de leituras críticas sobre essas práxis históricas e contemporâneas. A importância da introdução de conteúdos históricos e críticos deverá sempre ser cortejada com as sessões de desenho, possibilitando reflexões cruzadas.
1. Modelo e circunscrição. 2. Inflexão de linha: dissolução dos limites (a linha aberta). 3.Modulações gráficas: sobre a figura e o informe. 4.Uma história das teorias das proporções humanas como história dos estilos. 5.Noções sobre a história do modelo vivo e da anatomia. 6.Noções sobre a história do retrato e do autorretrato. 7. O corpo na produção contemporânea.
ALBERTI, Leon Battista. Da Pintura. Campinas, Editora da Unicamp, 1989. AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo, Editora Ática, 1997. CENNINO, Cennini. Il Libro dell’Arte. Paris, Berger-Levrault, 1991. CLARK, Kenneth. O Nu. Lisboa, Editora Ulisséia, 1956. The Art of Humanism. New York, Harper & How, 1983. DA VINCI, Leonardo. Les Carnets. Paris, Gallimard, 1942. DESCARGUES, Pierre & Jacques Louis-Binet. Dessins et Traités d’Anatomie. Paris, Editions du Chêne, 1980. DOXIADIS, Euphrosyne. The Mysterious Fayum Portraits. New York, Harry N. Abrams, 1995. DURER, Albrecht. Les Quatre Livres de Albrecht Durer. Paris, Les Editions Roger Dacosta, 1613 (fac-símile). EWING, W.A. El Cuerpo. Madrid, Ediciones Siruela, 1996. GOLDSCHEIDER, Ludwig. Roman Portraits. London, Phaidon, 2004. HYATT MAYOR, A. Artists and Anatomists. New York, The Metropolitan Museum of Art, 1984. LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. L’Invention du Corps. Paris Flammarion, 1997. PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo, Perspectiva, 1991. Vida y Arte de Alberto Durero. Madrid, Alianza Ed., 1995. VIOLA, Hill. Reasons for Knocking at an Empty House. London, Thames and Hudson, 1995. Focillon, Henri: “Elogio da mão” in Revista Serrote, nº 6, Instituto Moreira Salles, 2010, São Paulo.