Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0201 - Desenho da Figura Humana
Figure Drawing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Desenho e observação da figura humana em seus aspectos formais, construtivos e expressivos. Aproximações à idéia da invenção do corpo como construção cultural e de suas práxis nas artes visuais.
A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
967520 - Luiz Claudio Mubarac
 
Programa Resumido
Observação da figura humana em seus aspéctos formais e expressivol através do desenho do modelo vivo, do retrato e do autorretrato, seguida de leituras críticas sobre essas práxis históricas e contemporâneas. A importância da introdução de conteúdos históricos e críticos deverá sempre ser cortejada com as sessões de desenho, possibilitando reflexões cruzadas.
 
 
 
Programa
1. Modelo e circunscrição.
2. Inflexão de linha: dissolução dos limites (a linha aberta).
3.Modulações gráficas: sobre a figura e o informe.
4.Uma história das teorias das proporções humanas como história dos estilos.
5.Noções sobre a história do modelo vivo e da anatomia.
6.Noções sobre a história do retrato e do autorretrato.
7. O corpo na produção contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. aula expositiva para informações teóricas relacionadas a cada um dos tópicos do programa
2. coordenação de trabalhos teóricos-práticos.
3. análise crítica e discussão dos resultados.
Critério
Apresentação de trabalhos no final do semestre.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada na primeira no final do semestre.
 
Bibliografia
     
ALBERTI, Leon Battista. Da Pintura. Campinas, Editora da Unicamp, 1989. 
AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo, Editora Ática, 1997.
CENNINO, Cennini. Il Libro dell’Arte. Paris, Berger-Levrault, 1991.
CLARK, Kenneth. O Nu. Lisboa, Editora Ulisséia, 1956.
                               The Art of Humanism. New York, Harper & How, 1983.
DA VINCI, Leonardo. Les Carnets. Paris, Gallimard, 1942.
DESCARGUES, Pierre & Jacques Louis-Binet. Dessins et Traités d’Anatomie. Paris, Editions du Chêne, 1980.
DOXIADIS, Euphrosyne. The Mysterious Fayum Portraits. New York, Harry N. Abrams, 1995.
DURER, Albrecht. Les Quatre Livres de Albrecht Durer. Paris, Les Editions Roger Dacosta, 1613 (fac-símile).
EWING, W.A. El Cuerpo. Madrid, Ediciones Siruela, 1996.
GOLDSCHEIDER, Ludwig. Roman Portraits. London, Phaidon, 2004.
HYATT MAYOR, A. Artists and Anatomists. New York, The Metropolitan Museum of Art, 1984.
LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. L’Invention du Corps. Paris Flammarion, 1997.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo, Perspectiva, 1991.
                                   Vida y Arte de Alberto Durero. Madrid, Alianza Ed., 1995.
VIOLA, Hill. Reasons for Knocking at an Empty House. London, Thames and Hudson, 1995.

Focillon, Henri: “Elogio da mão” in Revista Serrote, nº 6, Instituto Moreira Salles, 2010, São Paulo.

 

Clique para consultar os requisitos para CAP0201

Clique para consultar o oferecimento para CAP0201

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP